O episódio se inicia com a entrada das 13 competidoras. Em seguida, Lady Gaga entra na sala de trabalhos, o que faz algumas rainhas se questionarem sobre se tratar de alguém que faz imitação da cantora. Pouco depois, ela revela sua identidade, elevando os ânimos no ambiente. Eureka dá um emocionante depoimento, contando como Lady Gaga foi responsável por tirá-la da depressão e ser uma inspiração para muitas drag queens enquanto artistas.

Gravado em agosto/setembro de 2016, o episódio foi ao ar em 24 de março de 2017, intitulado "Oh. My. Gaga!".

Quando RuPaul entra na sala de trabalhos, anuncia que nenhuma competidora será eliminada no primeiro episódio e que o primeiro desafio da competição será um concurso, "Miss Charisma, Uniqueness, Nerve and Talent", no qual cada uma delas deverá desfilar para um painel de jurados com dois looks diferentes: um que represente sua cidade e outro que seja inspirado nas roupas de Lady Gaga.

Após a deliberação dos jurados, RuPaul anuncia as três finalistas, Eureka, Sasha Velour e Nina Bo'Nina Brown. Por fim, anunciando Nina como a vencedora do concurso e do desafio principal do primeiro episódio, que recebeu flores e uma faixa.

Para concluir, RuPaul informa a todos que uma ex-competidora de RuPaul's Drag Race se juntará à competição a partir do segundo episódio, totalizando 14 competidoras nesta temporada. Ela entra no palco, mas seu rosto não é revelado até o fim do episódio.

O Deadline informou que foram quase um milhão de telespectadores assistindo o primeiro episódio da nona temporada. De acordo com eles, a audiência mais que dobrou, se comparada com a estreia da última temporada do reality.

Confira algumas publicações relacionadas a participação da artista no episódio:

RuPaul sobre participação de Lady Gaga em "RuPaul's Drag Race":

"Eu já trabalhei com ela antes, então houve uma tranquilidade e familiaridade que é visível quando você assiste. Passamos um tempo fabuloso com Gaga. Ela estava no céu porque isso tudo faz parte do que ela domina e do que ela faz com imagem, roupas e sua forma de apresentar-se".

"Houve um monte de momentos memoráveis e muita gratidão. Quando ela ajoelhou para beijar minha mão na passarela, foi inesperado e adorável. Mostra o doce de pessoa que ela é".

"Ela tem esse histórico dos clubes do centro de Nova Iorque, então há essa diferença entre ela e outros jurados, que apreciam o que fazemos mas não sabem de onde viemos. Ela vem daquele mundo".

Billboard elege participação de Lady Gaga em "RuPaul’s Drag Race" como um dos momentos mais memoráveis da cultura drag em 2017:

"Lady Gaga fez a entrada mais clássica na sala de tarefas da nona temporada de 'RuPaul's Drag Race', quando entrou pela sala reinando, fez com que as queens ficassem confusas se ela era apenas mais uma cover de alguma celebridade. Na verdade, era a Mother Monster em pessoa - que é grande fã do programa - e ainda abriu a nona temporada como jurada, e deu as garotas um feedback perspicaz sobre os looks inspirados nela, que foram apresentados durante o episódio. Quase um milhão de pessoas assistiram ao ep, fazendo deste o mais assistido de todos".

Billboard: Os 50 melhores momentos musicais de "RuPaul's Drag Race", incluindo a participação de Lady Gaga no programa:

26. Lady Gaga

Não há dúvida — Lady Gaga é, até hoje, a melhor convidada ao júri que já apareceu em Drag Race. A Mother Monster não só serviu para as críticas habituais na passarela, mas também fez uma entrada incógnita na sala de comando como uma falsa concorrente, e até foi aos bastidores para fazer críticas individuais a cada uma das queens. Em suas próprias palavras, foi 'talentosa, brilhante, incrível, maravilhosa, etc'".

27. Desafio Lady Gaga de passarela

Quando Gaga veio na estreia da temporada 9, também trouxe consigo um desafio para a passarela que pedia que cada queen apresentasse um visual Gaga preciso. Todas as queens que desfilaram na passarela naquele episódio estavam impressionantes, incluindo a Gaga do Globo de Ouro de Alexis Michelle, a Gaga de American Horror Story de Trinity Taylor e a Gaga do VMA 2009 de Nina Bo'nina Brown"

Sasha Velour e Peppermint conversam sobre os momentos de Lady Gaga na 9ª temporada de Drag Race, que não foram ao ar

"Lady Gaga meio que fez algo incomum e fez questão de voltar [para os bastidores] e conversar com a gente. Ela parecia genuinamente emocionada com o esforço que colocamos nos looks que usamos no tributo a ela" - Peppermint

"Quando ela veio para a Werk Room, ela realmente trouxe alguns comentários e críticas construtivas, mas isso foi precedido por uma conversa agradável e muito boa. Uma conversa muito honesta sobre o que é ser uma drag queen, como ela se identifica conosco e como ela se sente intimamente conectada a nós, e isso era algo que eu não esperava... daí agora é tipo, oh, em todo episódio quando uma celebridade aparece, vão até a Werk Room, mas essa foi a primeira vez, pelo que me lembro".

Velour acrescenta que Gaga "insistiu em fazer isso, porque houve até um momento em que os produtores ficaram tipo, tentando fazer ela desistir, porque ela tinha anotações escritas à mão sobre cada uma de nós, e ela foi lá, tirou um tempo e deu feedback individual para cada uma de nós sentadas ali. Eles falaram: 'Ok, temos que voltar às filmagens!' E ela respondeu: 'Não, eu vou terminar aqui primeiro!'"

Instinct Magazine elege Lady Gaga como um dos "Melhores Jurados de Todos os Tempos de Drag Race":

"Lady Gaga: Temporada 9, Episódio 1. Que jeito de começar uma temporada! Gaga primeiro enganou o elenco da T9 ao fazê-lo acreditar que ela era uma de suas concorrentes antes que eles descobrissem e enloquececem no processo. Ela também passou muito tempo extra com as rainhas no Untucked e deu conselhos sobre seus looks inspirados em Gaga enquanto se comportava de maneira fundamentada e fabulosa".

"Screen Rant" elege Lady Gaga como jurada convidada mais icônica de "Rupaul's Drag Race":

"1. Lady Gaga

Provavelmente a maior estrela que já participou como jurada convidada de Drag Race é também aquela que superou as expectativas em cumprir seu papel. Lady Gaga entregou às queens da nona temporada uma quantidade tremenda de tempo e atenção pessoal no primeiro episódio.

Primeiro, Gaga entregou a melhor brincadeira da temporada quando apareceu no workroom, posando inicialmente como uma cover de Lady Gaga para então chocar as queens ao revelar sua verdadeira identidade, embora ela tenha brilhado mesmo durante o momento após a runway, no Untucked. Lá, Gaga ofereceu seu sincero agradecimento, elogio e críticas profundas cara a cara com as queens, uma por uma. Então, é seguro dizer que nenhum outro convidado de Rupaul's Drag Race fez as competidoras se sentirem mais vistas, mais compreendidas e mais amadas como Gaga fez".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.