Estamos há apenas 4 dias da estreia da "Chromatica Ball". Com imagens da possível montagem do palco e os ensaios começando, a emoção de ver o nossa Mother Monster arrasando mais uma vez nos palco só aumenta.

E para a nossa segunda edição do especial Welcome to "The Balls" falaremos sobre os palcos da segunda turnê de Lady Gaga, a "The Monster Ball".

Bora conferir?


The Monster Ball

A "Monster Ball" foi a segunda turnê mundial de Lady Gaga, realizada para divulgação de seu segundo álbum, "The Fame Monster". Com 201 shows apresentados em dois formatos (Teatro e Arena) e passando por 4 dos 6 continentes, a turnê arrecadou US$227,4 milhões de dólares sendo a mais lucrativa da cantora.

A turnê foi anunciada oficialmente no dia 15 de outubro de 2009, depois que sua turnê conjunta com o rapper Kanye West, intitulada ”Fame Kills”, foi repentinamente cancelada.

Descrita por Gaga como "a primeira 'ópera pop electro'", a ”Monster Ball Tour” teve início no dia 27 de novembro de 2009 em Montreal, Canadá, encerrando as apresentações na Cidade do México no dia 6 de maio de 2011.


Versão Teatro:

Segundo Gaga, o design do show foi trabalhado em algo inovador e avançado em termos de criatividade.

”Tenho pensado em maneiras de brincar com a forma desse palco e mudar a maneira como vemos as coisas. [...] Então, o que fiz foi projetar um palco com a Haus of Gaga que é essencialmente um quadro com perspectiva forçada, e o quadro é colocado dentro do palco.”


De cada lado de um “palco italiano” (formato de um palco de teatro retangular onde os espectadores ficam apenas na frente), duas telas gigantes proporcionavam uma sensação de profundidade para que todos pudessem ver o interior da “caixa”.

O conjunto de perspectiva em caixa, forrado com paredes estreitas de telas de vídeo “LED Nocturne V-Lite,” foi projetado por Es Devlin e construído pela TAIT Towers, com diversas peças móveis, marcando assim o início da parceria da cantora com a empresa.

Atrás das telas laterais, que se movimentavam para cima e para baixo, a banda da cantora ficava posicionada durante todo o show.

Forçando ainda mais a perspectiva do público, um piso vindo de dentro para fora do palco era posicionado como uma rampa. A frente do palco, uma tela semi-transparente subia e descia para a exibição de algumas interludes. À frente dela, um pequeno espaço extra do palco possuía uma rampa móvel que deslizava para a esquerda ou para a direita.

”Eu começo como uma célula e vou crescendo e mudando ao longo do show. E também é feito no que agora está se tornando minha estética, que é, você sabe, é parte pop, parte arte performática, parte fashion - todas essas coisas estão presentes. [...] É uma história, sou eu lutando contra todos os meus monstros ao longo do caminho. Estou tocando todas as músicas do ‘The Fame’, todas as músicas do ‘The Fame Monster.’ E o palco que projetei com a ‘Haus of Gaga’ é um cubo gigante que fica assentado. Imagine que você esvaziasse e quebrasse a quarta parede de uma tela de TV. Isso força você a olhar para o centro da TV. É a minha maneira de dizer: 'Minha música é arte.’”

A cantora destacou a evolução como tema principal do show. Algumas imagens do conceito original do palco foram disponibilizadas com cada ato sendo representado por elementos presentes no show.

Ainda de acordo com Gaga, as músicas do álbum ”The Fame Monster” representam os demônios pessoais que ela enfrentou. Portanto, ao desenvolver o álbum, a cantora levou para a turnê o pecado original e os demônios dentro dos seres humanos.

”Então falamos sobre crescimento, e isso nos levou a esse tipo de espaço científico, e começamos a falar sobre evolução e a evolução da humanidade e como começamos como uma coisa e nos tornamos outra."

Embora nossa Mother Monster tenha afirmado que se inspirou nas coisas que ela e Kanye West estavam trabalhando para a ”Fame Kills” ela concluiu:

”Eu tomei uma decisão baseada na integridade de não usar nenhuma das coisas que havíamos projetado juntos.”


Versão Arena:

Próximo ao encerramento da turnê nos Estados Unidos, Lady Gaga fez uma publicação em sua conta no Twitter sobre uma reformulação do show.

A ”monsterball é incrível, aproveite enquanto você pode. Já estou a redesenhando para 2010, a haus me disse que há hospitais que aceitam pessoas como eu.”

Em uma entrevista para a Mtv News a cantora falou um pouco sobre as novas mudanças para a turnê:

”A reformulação da Monster Ball Tour é apenas algo que tem de ser feito, especialmente porque a versão atual da turnê veio no último segundo. [..] É meio engraçado porque, depois que Kanye e eu nos separamos, eu não tinha certeza se conseguiria um show a tempo para meus fãs [...] Mas eu não queria decepcioná-los e não fazer uma turnê no Natal, e eu tinha um novo álbum saindo, então... o que é empolgante desse show é que fui capaz de montar algo que, na verdade, eu nunca teria feito se tivesse mais tempo.”

"Bem, só para se ter uma ideia, o palco é cerca de quatro vezes o tamanho daquele em que estamos agora e, conceitualmente, é completamente diferente."

O palco para a versão arena contava com uma base arredondada na frente, estruturas simulando cristais origamis e uma passarela que ligava a um mini palco arredondado com diversas pontas, chamada de "Glitter Way".

Um grande telão transparente era posto na frente do palco, enquanto no mini palco (que era também um grande elevador que alcançava mais de 5 metros de altura), dois telões em um formato 360 graus desciam em uma parte do show para exibir a "Twister Interlude".

As estruturas utilizadas variavam para cada ato do show, assim como na versão "Teatro", tendo grades letreiros, troncos e galhos de árvores, várias escadas e andares superiores, nos quais os dançarinos e as backing vocals tranzitavam durante a história. A criação do palco também ficou por conta da equipe criativa de Gaga junto a TAIT Towers.

Inspirada em elementos de filmes musicais como O Mágico de Oz (1939) e West Side Story (1961), Gaga explicou durante uma entrevista no programa On Air com Ryan Seacrest, que a turnê ainda se chamava ”The Monster Ball”, mas havia se tornado mais musical. Tinha um tema nova-iorquino em seu núcleo, contando uma história na qual ela e seus amigos viajavam para participar da ”Monster Ball”, mas se perdiam durante o caminho.

Para o conceito original da fase "Arena", a ideia era ter no palco diversas telas gigantes em formatos de cubos, que seriam alternadas entre telas e espaços para que a banda, as backing vocals, Gaga e seus dançarinos pudessem ocupá-los.

Um outro esboço do palco, mais próximo da versão final foi mostrado durante sua participação no programa The Oprah Winfrey Show em janeiro de 2010. Nele é possível ver que originalmente a passarela "Glitter Way" era posicionada no lado esquerdo do palco, para o público.


Confira o processo de montagem do palco da "Versão Arena":


Assista as versões do show:

Teatro

Arena


Agora contem pra gente: qual é o seu momento favorito de toda a "The Monster Ball"?

Amanhã falaremos sobra tão amada e grandiosa "The Born This Way Ball". Ansiosos?

Relembre a primeira parte do nosso especial:

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
The Fame Ball Tour


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

- Artes da capa por Warhol Killer