Espetacular! Uma palavra mínima para definir o que foi a turnê de Lady Gaga.

Nós como fãs sempre buscamos os detalhes, os significados, sempre procuramos aproveitar cada novo trabalho e quando a crítica também entra nessa fica tudo ainda mais maravilhoso.

A turnê teve grande aceitação por parte da crítica. A cada show realizado um novo veículo midíatico aclamava o trabalho de Lady Gaga nos mais diversos palcos. Dito isto, reunimos aqui os trechos principais dessas aclamações.

Leia os trechos traduzidos das reviews.

THE NEWS

"Lady Gaga encantou o público com suas performances de alta energia durante o tão esperado concerto musical 'The Chromatica Ball', em Düsseldorf, Alemanha, no domingo".

STEREOGUM

"O show foi fortemente coreografado, com dançarinos de apoio e trocas de figurino e uma espécie de cenário de arquitetura brutalista. A multidão se apavorou ​​com praticamente todas as músicas, cantando junto com as faixas do álbum e grandes sucessos".

BILLIONAIRE POST

"[...] a turnê de 'Chromatica' está cheia de roupas de vanguarda teatrais e exageradas. Incluindo o penteado dramático que ela combinou com uma roupa de látex preta".

DAILY MAIL

"Ela parecia estar se sentindo no topo de seu jogo".

THAT GRAPE JUICE

"[...] a vencedora do GRAMMY e do Oscar emocionou o público lotado em Dusseldorf, na Alemanha, com um espetáculo de alta octanagem composto por sucessos muito amados[...]. Em última análise, a Mãe Monstro garantiu que a extravagância valeu a pena esperar".

SOUNDSBLOG

"O concerto foi dividido em vários atos e teve como música de abertura Bad Romance. É a primeira vez, em uma turnê de LG, com esta abertura. Com certeza a melhor e mais eficaz forma de envolver todo o público presente e deixá-los à solta com um dos seus maiores êxitos".

CHARTS IN FRANCE

"Em um cenário tão perturbador quanto impressionante, representando Babylon, a popstar apresentou um show sombrio, com energia do rock, transformando a dor em uma festa XXL".

WELT

"O pontapé inicial da turnê esgotada em Düsseldorf marca o retorno de uma artista que pode ser chamada de maior estrela pop viva e talvez a última".

DOLBY

"Alguém teve um final de semana melhor do que esses 54 mil Little Monsters na #ChromaticaBall?"

WWD

"Notavelmente, dois dos looks escolhidos por Gaga para a turnê são criações personalizadas de Alexander McQueen [...] Junto com seus looks de McQueen, Lady Gaga usou vários designs personalizados de Gareth Pugh".

THE TELEGRAPH

"É fantástico ter um talento tão imenso de volta para o lugar onde ele pertence". (COMPLETA).

iNEWS

"Existem poucos vocalistas que se saem melhor quando é apenas sua voz e o piano; muitos simplesmente não seriam bons o suficiente do jeito que Gaga sempre foi capaz". (COMPLETA).

ROLLING STONE UK

"O álbum 'Chromatica' de Lady Gaga ganha vida espetacular na arena ao vivo - outro lembrete de que ela é uma das maiores artistas musicais vivas". (COMPLETA).

THE GUARDIAN

"Esta turnê é a chance de Gaga de reivindicar a coroa do pop mais uma vez, e ela o faz fortemente com um show bombástico de sucessos que também cria uma íntima conexão humana".

AFTONBLADET

"Lady Gaga volta às suas raízes com sucessos jubilosos, baladas poderosas, criações bizarras em abundância e shows ainda mais espetaculares. [...] basicamente impossível ficar entediado",

THE TIMES

"Foi uma loucura teatral impressionantemente grande. Um cruzamento entre Mad Max , Alien e um musical de Busby Berkeley, com figurinos de um estilista brilhante após um colapso nervoso".

ATTITUDE

"A 'Chromatica Ball' faz o papel de relembrar a todos o motivo pelo qual Lady Gaga se classifica como possivelmente a força cultural pop definidora dos últimos 15 anos".

RTL FRANCE

"Lady Gaga no Stade de France: Uma artista sempre no topo. Ela é uma verdadeira estrela para os palcos. A cantora americana realmente canta ao vivo e oferece performances solo no piano e coreografias frenéticas. E se você quer ver a estrela no domingo, não a procure mais porque o show está esgotado".

DAGENS NYHETER

"O show é uma noite de festa selvagem onde o fogo respinga, as guitarras rugem e as roupas custam milhões. Mas também é o resultado da luta de uma mulher. O concerto de Gaga funde moda, dança, arte e música. Ela se deixa refletir um no outro, e depois de duas horas parece que você sabe exatamente quem ela é, de verdade. É um truque fascinante".

i-D MAGAZINE

"A maior estrela pop do mundo canaliza a sua dor para esta obra de arte operística e eufórica. Dor e tristeza raramente são vistas como combustíveis para grandes shows pop em estádios, mas a 'Chromatica Ball' torna a arte brutal e brilhante a partir de sua dor. Lady Gaga, indiscutivelmente a estrela pop mais dedicada e provocativa de sua geração, deixa você ouvir sua respiração afiada como a marca de um ícone musical do nível de uma maratona".

PARIS MATCH

"Em duas horas, Gaga mostrou que é, de fato, a rainha do pop no auge de seus 36 anos e 14 anos de carreira. A #ChromaticaBall é a prova disso!"

EXPRESS UK

"O show pode ser descrito como outro movimento definidor de carreira para a estrela pop internacional. Depois de encher o estádio do Super Bowl com performances que definiram a geração, duas vezes, sabíamos que Gaga poderia cantar e entreter um público enorme com desenvoltura. Para manter essa energia com vocais prontos para o estúdio ao longo de um extenso show, apresentando mudanças de figurino no palco e complexas coreografias em grupo, Lady Gaga consolidou seu status como uma das maiores artistas do nosso tempo".

CHARTS IN FRANCE

"8 anos depois, a cantora voltou ao Stade de France e assim deu o maior show de sua carreira. Apesar do calor escaldante, eles só esperavam uma coisa: festejar ao som dos hits de sua ídolo, uma dos maiores popstars do mundo".

VICE UK

"15 anos, 5 álbuns solo, 2 trilhas sonoras, 13 Grammys, 2 Golden Globes e 1 Oscar. Lady Gaga é agora mais do que uma estrela pop que usava um vestido de carne. Ela é um ícone, lá em cima com nomes como Prince, Bowie e Madonna. A Chromatica Ball é, de muitas maneiras, um lembrete e uma celebração desse fato. É uma turnê sobre a sua carreira, com toda aquela selvageria, drama e atemporalidade. É, também, um convite para o universo que ela vem construindo há anos. Não apenas o universo Chromatica, mas o universo Gaga como um todo".

NME

"Poucos artistas começam um show de duas horas em um estádio com um golpe triplo de seus maiores sucessos, mas poucos artistas têm a ousadia de Lady Gaga. Seu ato de abertura com 'Bad Romance', 'Just Dance' e 'Poker Face' – músicas que definiram uma era – não é apenas ousado, mas é também muito inteligente.

Essa noite destacou o lugar único de Gaga no panteão do pop: o elo perdido entre os ícones dos anos 80, Madonna e Prince, e as superstars mais vulneráveis da atualidade. 'Obrigada por amar uma esquisita como eu', ela disse em uma performance antes de falar modestamente: 'eu realmente não sou nada especial'.

Ela está certa no primeiro ponto, apenas uma esquisita faria um show impecável como esse, mas ela está errada no segundo ponto. Dito isso, Gaga continua sendo uma performer incrivelmente especial: com a coragem para combinar com a sua grandiosidade".

CLASH MUSIC

"Muita coisa mudou na vida da 13x Grammy Winnner após conquistar Hollywood e levar um Academy Award, mas ela continua sendo uma força gigantesca na indústria da música e permanece mais imprevisível e interessante no palco do que nunca. O show mostra o supremo talento e a versatilidade do ícone pop que ela se tornou. Uma noite que será lembrada por todos".

THE LINE OF BEST FIT

"O show começou 7 minutos atrasado, o que é um recorde quando o assunto é diva pop. Ela entrega, durante os atos, um monólogo com uma delicadeza shakespeariana que discute a vida e a arte. O show é completo e a ideia de abrir com os 3 maiores hits de sua carreira poderia ser o suicídio de qualquer artista comum, mas a gente sabe que Gaga está bem longe de ser uma performer comum".

METRO UK

"Gaga sempre tentou transformar sua dor em poder, seu trauma em triunfo — e foi exatamente isso que a 'Chromatica Ball' fez. Suas lutas com a fibromialgia são bem conhecidas. A noite passada parecia uma tentativa de colocar o público no corpo da artista, à medida que ela gradualmente se libertava da dor. O efeito parecia transcendentalmente catártico, o maior renascimento de Gaga até agora".

FINANCIAL TIMES

"A 'Chromatica Ball' reflete brilhantemente o alcance criativo de Lady Gaga, além de canalizar a energia clubber do seu material mais recente. No show, essa superestrela serviu um banquete surreal para os sentidos; a multidão devorou cada pedaço e ainda gritou por mais".

EVENING STANDARD

"O concerto apresenta o casamento perfeito entre visuais e sons, com coreografias fortes e figurinos inspirados na cultura do rock industrial, além de uma banda completa. Ela entrega baladas com vocais verdadeiramente extraordinários durante os clássicos no piano. Para o final, ela apresenta 'Hold My Hand', uma balada tão brilhante e poderosa que você não imagina outra artista pop alcançando esse nível. E o mesmo você pode dizer sobre o show todo. É inesquecível e só comprova que Gaga permanece uma artista gloriosa".

CONSEQUENCE

"O espetáculo de duas horas e 10 minutos, dividido em quatro atos, junto com um prelúdio, final e bis, reuniu momentos de triunfo, vulnerabilidade, celebração, desafios, mágoa e explosão catártica tão perfeitamente quanto Gaga sempre misturou sua estética abrangente e suas influências.

Essa alquimia artística também estava em boa forma durante o show, destacando tudo, desde a arquitetura brutalista, aos tributos para Alexander McQueen no figurino, aos cenários obscuros.

Você se sente parte da história, ao lado de mais de 50 mil pessoas, o que é um crédito para a incrível capacidade que Gaga tem de cultivar um ar de intimidade e conexão até mesmo nos estádios mais majestosos".

THE MUSIC UNIVERSE

"Gaga conseguiu transcender ao se tornar uma voz e uma inspiração dos marginalizados, além de ser um ícone cultural amado. O público no Nationals Park era muito variado, indo de gays e chegando nos avós. 40 mil pessoas em D.C. querendo curtir os hits antigos e os hits novos".

NEW YORK POST

"Gaga não deixa dúvidas de que uma estrela renasceu. É um renascimento que tem acontecido após o frustrante Joanne em 2016. Depois do fenômeno de A Star Is Born, Gaga firmemente retorna ao centro de tudo. E parece que ela está há séculos por aqui, mas ela tem apenas 36 anos e pretende ter uma carreira longa como a de Tony Bennett. Ela canta muito e de verdade e toca instrumentos, o que é uma exceção e um choque no entretenimento atual. Aliás, quando ela vai para o piano cantar Born This Way, ela lembra a todos o que pode fazer no auge de seu poder - ela está no caminho certo, baby".

ROLLING STONE

"Lady Gaga nos lembra que ela atinge o seu melhor quando ela fica a mais estranha possível. A música recente da estrela é cheia de dor, mas a noite passada foi apenas sobre alegria, com um palco brutalista e uma imensa voz, além de interludes que nem sempre entendemos, porém bem-vindas. Gaga entrega uma das melhores produções no pop. Quando é só ela e o piano a experiência é tão boa quanto. A voz dela é enorme e ecoa por toda Manhattan. Ela cita grandes amigos que a inspiraram, como Bennett, Springsteen e Clemons. 13 anos depois daquela performance no VMA que está viralizando no TikTok, Gaga continua rompendo os limites da música pop. Ela é o tipo de artista que nos deixa impacientes sobre como serão os próximos 13 anos. E a gente só ganha com isso".

BILLBOARD

"Não existe um momento 'hora de pegar um drink/hora de ir ao banheiro' durante o show, mas o destaque fica com o set no piano. Os vocais de Gaga são impressionantes do começo ao fim, mas nessa parte do espetáculo conseguimos acesso aos detalhes de sua força vocal e de sua conexão com o público. A #TheChromaticaBall é a liberação extática que tanto precisamos agora".

NJ

"Ao longo do deslumbrante show de mais de 2 horas, Gaga estava de olhos arregalados e hiper-focada enquanto ela e seus dançarinos atravessavam o impressionante cenário em forma de uma catedral minimalista de pedra. Ao todo, foi uma extravagância pop emocionante e centrada no amor, indiscutivelmente digna do maior palco de New Jersey".

PAGESIX

"Pode haver 55 mil pessoas em uma sala, mas você só precisa de uma para deslumbrar todos. E ainda, a noite era toda sobre Gaga, a primeira superstar desde Madonna a se reinventar constantemente e arrasar toda vez.

Gaga estava no topo do palco em um look vanguarda que limitava seus movimentos, significando como ela foi colocada em uma caixa ao longo de sua carreira como a estrela pop que dominava as rádios e usava vestido de carne e que tinha os olhos do mundo sobre ela o tempo todo no começo da década de 2010. Mas a Gaga de 2022 é magnífica e mais forte do que nunca visto antes".

CHICAGO TRIBUNE

"No show esgotado de Lady Gaga em Chicago, cada canção foi uma experiência transcendental. O fenômeno pop apresentou um espetáculo dividido em atos e redefiniu a nossa noção sobre concertos. O melhor de tudo é que Gaga permanece a mesma: uma performer brilhante e única que apresenta músicas, letras e imagens com mensagens universais. Momentos como 'The Edge of Glory' mostram que há uma cantora gospel escondida nela. Existe algum gênero musical que Gaga não consegue dominar? Espetacular".

CHICAGO SUN-TIMES

"Hollywood pegou ela emprestada por um bom tempo, mas a música tem a sua protagonista de volta. Após um hiato de 4 anos, Lady Gaga mostra como uma estrela pop renasce. São 2 horas de show com 5 atos deliciosos. O destaque fica com o quarto ato que é quando Gaga sobe ao piano com uma estética bem Guillermo del Toro e canta 6 músicas. Essa é a beleza sobre a Gaga. Ela é um ser humano com autencidade que consegue se conectar com milhares de pessoas e isso vai além de suas personagens. Ela é única".

BOSTON GLOBE

"Ela não precisa provar nada para ninguém. Então, o que resta para ela conquistar? Se a data esgotada no Fenway Park não oferece respostas fáceis, certamente mostrou uma das maiores estrelas pop deste século exibindo seus talentos".

VANYALAND MAGAZINE

"Enquanto dançava em mini-atos, Gaga preservava pedaços de seu passado que a maioria dos artistas pode preferir varrer para debaixo do armário. Dado o seu histórico, não é de se surpreender que a 'Chromatica Ball' possa ser classificada como 'horror corporal exibicionista'.

Lady Gaga introduziu uma garra de monstro farpada numa ferida aberta e derramou suas entranhas em um palco brutalista. Os telões projetaram a textura sombria das paredes de cimento nos arredores da artista, construindo uma oficina parecida com uma fábrica onde ela poderia martelar os infernos de seu passado".

PENN LIVE

"O show é um espetáculo genuíno em todas as formas e carrega, também, um senso de comunidade. Eu nunca senti algo assim em um concerto de uma grande artista. Ela mistura uma atmosfera épica e de vanguarda com muito coração, honestidade e humildade. Gaga celebrou as diferenças em Hershey com um show emocionante. Agora eu entendi porque uma pessoa paga mais de 400 dólares para ver ela ao vivo".

DALLAS OBSERVER

"Mesmo tendo 1,55 de altura, Lady Gaga dominou o Globe Life Field. A cantora entregou um show único e político. De muitas formas, a 'Chromatica Ball' é um retorno ao conceito original de Lady Gaga. É a mesma força cultural que usou um vestido de carne em 2010, mas dessa vez existe uma evolução mais diversa e polida. O público estava impaciente com o atraso, mas depois todo mundo esqueceu o imprevisto e o show valeu toda a espera".

MUSIC IN SF

"Lady Gaga fez um show inesquecível. A artista entregou 4 atos e foi maravilhosa em todos eles. Eu nunca vi um público tão diverso, sem barreiras de gênero, idade e estilo. No terceiro ato foi possível ver o lado mais vulnerável da artista. Gaga no piano acolhe todo mundo, no centro do palco. Suas palavras são sinceras, sua voz vem do coração. Não há nada falso ou manipulado. Tudo é autêntico e essa é a graça da criadora do show. Há algo que ela faz que se conecta diretamente com você. Ela fala com você. Ela canta para você. E isso, meus amigos, simplesmente não pode ser fabricado".

SFiST

"Lady Gaga ultrapassou as grandes expectativas com o seu show em São Francisco. O concerto mais esperado de 2022 entregou quase 3 horas de um delírio pop glorioso. E você já viu os preços dos ingressos? Nada baratos!"

SFGATE

"Se você procura fugir de uma onda de calor bizarra, um show da Lady Gaga é provavelmente o último lugar que você deveria ir. Pirotecnia e 40 mil corpos dançantes não fazem uma noite calma. Mas se você queria ver uma das melhores performers de todos os tempos entregando tudo, certamente a 'Chromatica Ball' era a melhor opção. Gaga não teve um ato de abertura, o que diz muito sobre o fato de que ninguém conseguiria preparar o público para o que estava por vir. Gaga conseguiu a difícil proeza em ser uma lenda dance-pop e uma estrela do rock de primeira classe. É difícil saber se ela é a segunda vinda de Madonna ou de Mick Jagger".

BILLBOARD

"Lady Gaga convidou 52 mil Little Monsters para filmar um projeto misterioso da 'Chromatica Ball' no Dodger Stadium, em Los Angeles. Com uma grande equipe técnica e 30 câmeras, a artista celebrou o 'Chromatica', seu álbum número 1, com grandes hits e muita energia. Tivemos também canções do seu aclamado projeto 'Nasce Uma Estrela' com os grandes hits 'Shallow' e 'Always Remember Us This Way'. O show foi grandioso".

CULTUREMAP HOUSTON

"No geral, o destaque da noite também foi a diversificação do público. Todas as idades, adolescentes a idosos, estavam representadas. Os pais trouxeram seus filhos. Casais e amigos vestidos juntos. Era um tipo raro de evento com o poder de reunir as pessoas com um líder único para liderar o caminho".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Lady Gaga Source

Créditos de fotografia: @hookedonspice, @leroe24fotos e @mllesparrow.photo. (Não está aqui? Entre em contato informando a foto e creditaremos você).

Capa por Lucas Marques