Para um artista, se reinventar faz parte do processo de evolução e consolidação na cultura popular. Elevar sua arte ao máximo e transformá-la numa nova maneira de ver as coisas transcende os limites da criatividade. Pensar, por exemplo, em como a arte é líquida e pode se fundir com a música pop, cria possibilidades. Pode ser "qualquer coisa".

Hoje, iniciamos nosso grande especial para comemorar os 10 anos de "ARTPOP", um dos álbuns mais polêmicos e controversos de Lady Gaga.

Sim, isso mesmo! O aniversário é só em novembro mas as comemorações começam agora.

Até lá iremos adentrar na criação e concepção do disco e relembrar todo o seu desenvolvimento, detalhes sobre cada canção, curiosidades super legais, as músicas descartadas, as invenções criadas para a Era e uma conversa sobre a revolução trazida pelo álbum para a cultura pop.

"Free my mind ARTPOP. You make my heart stop."


O INÍCIO

Após o lançamento de seu terceiro disco de estúdio, ”Born This Way”, Lady Gaga já havia iniciado os trabalhos para um 4º álbum. Durante uma entrevista na sala de imprensa do MuchMusic Video Awards 2011, em 19 de junho, a cantora mencionou o desenvolvimento de novas canções.

"Estou realmente obcecada em compor agora. Eu já estou escrevendo novas músicas, estou muito feliz por ser uma compositora."


Durante a divulgação em massa do disco, entre apresentações e viagens, as letras e conceitos começaram a surgir. Algumas canções antigas também começaram a ser cogitadas, mas o trabalho iniciou de fato em 2012, após Gaga formar seu time de produtores.

Grande parte das gravações dessas novas canções ocorreram durante a “Born This Way Ball Tour”, terceira turnê mundial da cantora. Com a colaboração de Gaga com produtores já conhecidos como Fernando Garibay, RedOne e DJ White Shadow o projeto estava tomando forma definitiva. A ideia inicial era criar um projeto dançante e divertido, diferente do recente ”Born This Way”, que teve uma pegada mais sombria e pessoal.

Gaga desejava fazer com que o público se divertisse realmente com o novo trabalho, projetando o álbum para espelhar "uma noite no clube". A cantora começou a apresentar faixas para sua gravadora e esperava revelar o título provisório do álbum em setembro de 2012 e talvez lançá-lo ainda naquele ano.

"Ótimas notícias little monsters! Eu toquei minha nova música para minha gravadora e vou anunciar o título do meu Novo Álbum em setembro! X"


Com dois novos produtores sendo inclusos no time, os DJs Zedd e Madeon, DJ White Shadow assumiu o posto de diretor musical ao lado de da nossa Mother Monster, substituindo Fernando Garibay, que assumiu esse papel no terceiro disco.

Em entrevista ao Access Hollywood em 2012, Gaga descreveu os temas que estavam sendo explorados para o álbum:

"Estou fascinada com a decadência do ícone pop loiro e como a cultura adora construir e dar origem a fantasias e depois destruí-las e o que isso significa. É algo que quero explorar em meu próximo álbum."


Em meio a fotos e saídas de estúdios em alguns países, no dia 27 de junho de 2012, Gaga apresentou de surpresa uma nova canção durante a “Born This Way Ball Tour”. Chamada de "Princess Die", a música foi dedicada aos “super fãs” depois que uma tiara foi lançada no palco.

Com isso os fãs cogitaram que essa seria uma das músicas compostas para o novo disco, já que Gaga havia revelado em uma entrevista à revista Vanity Fair para a edição de janeiro de 2012, que estava trabalhando em uma música inspirada na Princesa Diana. A entrevistadora descreveu Gaga tocando uma versão acústica da música durante a entrevista:

"Gaga foi ao piano para tocar uma nova música que ela estava trabalhando sobre a Princesa Diana - uma música sobre a fama e morte das celebridades. Mesmo nos estágios difíceis, tem o refrão cativante de sua marca registrada e ela cantou as tristes letras levemente amargas em voz alta."

No fim do mês seguinte, no dia 23 de julho, alguns fãs registraram a saída da cantora de uma festa em Nova Iorque. Nessa saída, enquanto ela distribuía autógrafos foi possível ouvir uma pequena canção que vinha do som de seu carro.


Três dias depois nossa Mother Monster foi até o LittleMonsters.com anunciar sua participação no filme "Machete Kills" interpretando a personagem "La Chameléon".

Ainda no chat, Gaga criou uma enquete para permitir que os Little Monsters a guiassem na próxima era musical que estava em desenvolvimento. Isso permitiria aos fãs determinar todo o visual da era promocional do novo single, incluindo roupas, maquiagem e cabelo.

Ainda sobre o novo disco ela respondeu perguntas sobre atualizações do lançamento:

"o novo álbum sai no próximo ano"
"eu sei que todos vocês querem isso antes"
"mas será antes da primavera"


O NOME

No início de agosto, em sua presença constante no LittleMonsters.com, Gaga surgiu dizendo não saber ainda quando o primeiro single seria lançado. Segundo a cantora ela precisava "dar um tempo com ele, tornando-o realmente bom".

Foi então no dia 03 de agosto que veio a tão esperada notícia. Após nossa Mother Monster postar uma foto em estúdio, trabalhando nas novas músicas, uma outra foto foi postada.

Seguida da legenda "New Ink, New Album", ou "Nova Tatuagem, Novo Álbum", a cantora exibia sua nova tatuagem com o nome do tão esperado 4º álbum: "ARTPOP".

O nome já havia sido citado pela cantora em um cartão deixado junto com pizzas enviadas para alguns fãs que estavam a esperando na porta do hotel em Melbourne, em junho daquele ano. A data no cartão gerou uma grande expectativa, fazendo muitos pensarem que o álbum sairia em exatos um ano, em 29 de junho de 2013.

"Enviando pizzas para meus monsters de Melbourne no hotel. Comam, se aqueçam. Eu os amo! Continuem cantando é divino!"


"Queridos Little Monsters, enviando amor e pizza. Fiquem aquecidos e aproveitem. Obrigado por todas as suas adoráveis ​​canções e dedicação. Com amor + ARTPOP. Lady Gaga. 29 de junho de 2013"


Com a grande movimentação nas redes e uma nova publicação com a frase "we could, we could belong together. ARTPOP", Gaga voltou as redes sociais para falar sobre o nome do álbum e o conceito por trás.

"quando escreverem sobre meu novo álbum/projeto ARTPOP se certifiquem de colocar o título em LETRAS MAIÚSCULAS, os detalhes são tudo bom dia twitter!"


Fã: "Qual é a definição de ARTPOP?"

Gaga: "Meu ArtPop pode ser qualquer coisa."


A cantora também falou sobre as comparações do movimento "Pop Art" e se havia alguma inspiração para o conceito do disco.

“bem, o pop art foi um movimento nos anos 70”
“que ainda está vivo até hoje”
“artpop é a música que eu venho fazendo desde The Fame”
“mas a ironia das palavras serem parecidas é de propósito”
“ARTPOP pode significar qualquer coisa”
[...]
"sua obsessão por música eletrônica"
"sim, ARTPOP é uma obsessão"
"explicarei mais em setembro"
"ARTPOP é uma abordagem"
"eu sou o assunto da art pop"


Alguns dias depois novas fotos com trechos sobre "ARTPOP" foram divulgadas nas redes sociais da cantora. Além disso, os planos do álbum pareciam ter mudado. Por diversas vezes Gaga era questionada sobre quando o disco ou o primeiro single seriam lançadas, e sempre respondia que viria no ano seguinte, em 2013.

"Um híbrido pode resistir a essas coisas
Meu coração pode bater com tijolos e cordas
Meu ARTPOP poderia significar qualquer coisa"


"Eu sou uma ART POP-ísta Eu confiro ARTE às coisas que são populares Eu dou novo SIGNIFICADO Àquilo que já existe."


Nesse mesmo período, nossa Mother Monster lançou uma nova série de vídeos chamada de "Monstervision", contendo alguns momentos das viagens durante a “Born This Way Ball Tour”. A série substituiu por um tempo a webserie Gagavision, tendo 8 episódios.

No episódio de nº 5, "DRESSAGE", durante sua passagem pela Bulgária, ela falou um pouco sobre o "ARTPOP" enquanto tomava banho e se arrumava no hotel.

"Eu tenho passado meu tempo fazendo curtas e lendo livros sobre a Isabella Blow. [...] Acho que tenho feito esses filmes principalmente porque estou tentando desafiar a mim mesma. Primeiro para documentar as coisas que vejo diariamente pois não quero esquecê-las, e segundo porque acho que vocês querem assistir eles. Mas também porque acho importante que eu me desafie com o ARTPOP, eu acho que tenho que começar a quebrar as regras que criei sobre a fama. Além de tudo, estou miseravelmente apaixonada e não há mais nada a se fazer. Posso apenas ansiar por ele e fazer filmes sobre sapatos e flores."


No dia 14 de agosto aconteceu a estreia do trailer da primeira fragância lançada por Lady Gaga, FAME. Junto ao vídeo, a cantora postou uma carta aberta aos fãs, falando sobre sua carreira e sobre o lançamento.

"Uma carta para meus queridos fãs...

Hoje é um dia muito feliz para mim. O último ano foi um desafio, e estou tão feliz por ter meu espírito de volta. Teve vezes que me senti acorrentada. Seja pelas gravadoras discordando das minhas escolhas de singles, ou diretores que só podiam criar uma ideia da "Gaga" ou do que eu já "havia feito antes" e não conseguiam seguir em frente, e é claro que houve também a incessante repreensão do single mais importante da minha carreira. Então, houve também questões pessoais. Traída por amigos de longa data, mentores que tive por anos de repente se aproveitando de mim e uma luta imensa com a minha imagem corporal. Eu cresci e deixei a maioria dessas coisas para trás, os monstros da fama são muito reais. Mas eu queria agradecer por terem me aguentado um pouco. O filme de hoje é o que acontece quando há amor e respeito entre criativos, equipes e gerenciamento. Este projeto foi administrado exclusivamente pela HAUS OF GAGA, ATOM FACTORY e a fantástica equipe do STEVEN KLEIN. Sinto-me abençoada por ter removido da minha vida aqueles movidos pelo dinheiro e pelo luxo, é tudo sobre a arte. Me sinto livre hoje. Obrigada por sempre estarem lá por mim, monsters.

Eu amo vocês.

LG"


Algumas mudanças pareciam ocorrer internamente, o que influenciou fortemente na produção do novo álbum. Em alguns posts, nossa Mother Monster desabafou sobre amigos próximos que a traíram e sobre a gestão de sua carreira. Algo não ia muito bem.

Setembro estava chegando e todos estavam bastante ansiosos com as revelações as quais Gaga tinha mencionado revelar naquele mês.

No dia 15 de agosto, com uma foto em estúdio na companhia do rapper, produtor musical e compositor Kendrick Lamar, a cantora revelou o lançamento de uma nova música. Mas diferente do que todos esperavam, a colaboração era para o álbum do rapper.

"@kendricklamar e eu estamos lançando a música em 06/SET. Se chama “PARTYNAUSEOUS”"


Fã: "você pode dizer algo sobre ARTPOP ou a música com Kendrick?"
Gaga: "a música com Kendrick é poderosa"
"é um hip hop /pop/ com uma pitada de J-pop techno"
"mas é meio que um hip hop híbrido trancy"


Infelizmente, a canção acabou não sendo lançada. Em um tweet no dia 23 do mesmo mês, Gaga contou o porquê do engavetamento da faixa:

"Eu sinto MUITO pelos fãs. a música com Kendrick não sairá no dia 6, sinto MUITO, não é meu álbum, não controlo as datas. mas fiquem ligados!"


Até ali, o álbum embarcava em um estilo ainda não explorado por Gaga. Techno, hip-hop, j-pop e eletrônica eram estilos que ainda não haviam sido explorados por ela em seus discos anteriores mas eram marcas fortes dos produtores e envolvidos em "ARTPOP". Isso animou ainda mais os Little Monsters, que começaram a criar fan mades e teorias na esperança de que a cantora confirmasse algumas daquelas novidades.

Em sua passagem por Amsterdã, as teorias ficaram mais fortes. Com seu cabelo totalmente castanho, Gaga surgiu no episódio de nº 7 do Monstervision, intitulado "The Adventures of Mary Jane Holland".

As afirmações de que aquele cabelo era a nova marca da era assim como Mary Jane Holland ser um novo alter ego tomaram conta da internet.


As gravações do novo álbum seguiam a todo vapor. Para as produções realizadas durantes as passagens rápidas por alguns países, a equipe da cantora montava um pequeno estúdio nos quartos de hotéis, como postado pela mesma em sua passagem pela Lituânia.


Finalmente o mês de setembro havia chegado. E com ele nossa Mother Monster começou a trazer algumas novidades sobre "ARTPOP".

A primeira delas veio em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, "AN ARTPOP INVENTION. BY THE HAUS OF GAGA".

Criada e desenvolvida por seu amigo e cabeleireiro Frederic Aspiras junto a Haus Of Gaga, a Fiberoptic Wig se iluminava com uma luz clara espalhada por diversos fios de cabelo. Gaga revelou no vídeo que o item havia sido criado para a nova Era e inspirada em uma princesa da Disney sendo colocada em uma rave.

A cantora também revelou em suas redes sociais que "ARTPOP" não seria lançado apenas da maneira usual, mas também como um aplicativo para iPad, iPod touch e iPhone. Outros recursos do aplicativo seriam chats, vídeos para cada música, músicas extras, jogos inspirados na cantora, atualizações de moda, revistas e muito mais. Por último, uma colaboração com a rapper Azealia Banks foi revelada.

Banks confirmou a parceria a Capital FM em sua passagem pelo tapete vermelho do GQ Men Of The Year Awards:

"Eu trabalhei em uma música para ela [...] Não sei se ela irá gravar. Espero que sim... mas temos que esperar pra ver".


Após uma grande divulgação do lançamento do perfume FAME, uma nova interação de Gaga com os fãs e uma possível ligação com "ARTPOP" aconteceu.

Em 19 de setembro de 2012, o DJ White Shadow resolveu fazer uma experimento no Twitter lançando uma nova faixa instrumental chamada "Trap". Ele a carregou o áudio no Soundcloud e pediu aos fãs que gravassem um rap para a música, acrescentando que a letra fosse sobre Lady Gaga.

Após alguns envios ele subiu uma nova faixa chamada "Trap.aka.Cake" com vocais distorcidos e a descrição:

"o campeão do rap tem uma hora. Eu adicionei uma ponte!!!! vamos misturar essa merda e lançar de verdade ... é um sucesso!!!! cake like lady gaga...."

Alguns fãs editaram a música para reverter a mudança de tom revelando que os vocais na verdade eram do próprio DJ junto a Gaga.

A música foi recebida de forma positiva pelos fãs mas gerou dúvidas por sua letra ser bastante diferente das músicas que a cantora já havia lançado.


Ainda no fim do mês, Gaga se encontrou com Madeon em um estúdio em Paris e divulgou registros do momento.

Já no início de outubro de 2012, outra possível canção de "ARTPOP" vinha a conhecimento do público.

Em um novo jogo com os fãs, dessa vez envolvendo outro produtor do disco, o DJ Zedd, Gaga usou o Twitter, LittleMonsters.com e SoundCloud para criar um quebra-cabeça. Ela carregou as instruções e a acapella de uma música e pediu aos fãs que criassem uma versão final enquanto trabalhavam com o instrumental e descobriam o tom correto.

THEHAUSMUSIC

Com a junção da acapella e o instrumental da canção "Stache", presente no disco do DJ, o jogo foi concluído.

Após a conclusão, alguns fãs resgataram um tweet da cantora em interação com o DJ, que citava o nome da música.

"eu tive um super tesão musical @zedd. Where's my #Stache? Can you Feed My Love?"


Durante os dias que se seguiram, Gaga compartilhou em suas redes sociais sobre reuniões que estavam ocorrendo para o desenvolvimento do aplicativo que acompanharia o lançamento do álbum.

"Reunião do aplicativo ARTPOP em uma hora. Deixe suas ideias abaixo para a que Haus possa fazer anotações. "


A expectativa dos fãs e da mídia só aumentavam com tamanhas informações, porém, as canções ainda deixavam dúvidas sobre a real forma do projeto, assim como informações perdidas e nenhum anúncio oficial sobre o lançamento.

No dia 29 de outubro, nossa Mother Monster contou em um chat do LittleMonsters.com seus planos, ideias e andamento do disco, o que começou a deixar as coisas mais claras.

"eu amo os monstrinhos da Indonésia, eles inspiraram algumas músicas no artpop ARTPOP
bem, eu fiquei bastante inspirada com o conflito que tivemos com a Indonésia
então eu escrevi algumas músicas sobre isso mas elas são mais metafóricas conceituais
sobre unir as pessoas
as duas músicas são dance
[...]
uma das canções é uma obra-prima da música 'complextro'
a outra é uma junção de hip-hop/j-pop/pop
não é hip-hop do jeito que vocês conhecem é mais underground, um club trap gay de Chicago
bem diferente da Azealia
o estilo dela é mais house dos anos 90
mas todas as músicas são completamente diferentes
[...]
enfim, o álbum não é só um tipo de música
e eu acho que vou lançar 2 volumes
ARTPOP volume 1
ARTPOP volume 2
lançaria o segundo volume talvez uns 6 meses depois do primeiro?
o app ESTÁ FICANDO INCRÍVEL
é por isso que eu vôo de volta pra Chicago
e vejo o Taylor
para trabalhar no app
os desenvolvedores são uns jovens geniais com tipo, 22 anos
vocês se surpreenderiam com quantos little monsters gênios existem!
[...]
a diferença entre os 2 volumes... bem, a música
mas ainda não consigo decidir como organizar a tracklist
estou meio que pensando que o VOL.1 deveria ter todas as músicas comerciais, e assim deixar guardado o material experimental
mas sendo honesta, até o lado experimental gruda na cabeça
é só um pouco mais moderno... e nunca se sabe se as rádios estão preparadas
[...]
cake like lady gaga? hmmm
essa não é exatamente experimental, é só um trap divertido
vocês me conhecem, sempre tem que ter um centro pop chiclete
eu não chamaria o que eu faço de rap
é mais tipo... glam hardcore
é por isso que eles chamam de underground
recitando por cima de uma batida techno/hip-hop
tem techno também
não é nada como o born this way, mas vai parecer uma ‘obra’ assim como o btw
[...]
eu não acho que princess die vai entrar no álbum
mas eu escrevi outra versão de princess die que é mais acelerada... uma música totalmente diferente
essa talvez vá
princess die não é tão boa como todas as outras músicas que eu escrevi
[...]
quando eu escrevi o born this way, eu estava muito apegada à todas as músicas e seus significados
artpop é mais a experiência de um projeto tipo, cada música significa algo para mim, entrando ou não no álbum
porque eu sei que vou vazar elas em algum momento"


Com a ideia de músicas experimentais x músicas comerciais, as canções lançadas em forma de jogos faziam mais sentido até aquele momento. Muitos inclusive começaram a achar que a canção "Pincess Die" havia se transformado em "Stache", também chamada pelos fãs de "Princess High", tomando um rumo totalmente diferente.


Depois de muita espera, a passagem de Lady Gaga pelo Brasil com a “Born This Way Ball Tour”, em novembro de 2012 finalmente aconteceu.

DJ White Shadow começou uma série de vídeos parecidos com os MonsterVision's de Gaga, contendo instrumentais que muitos acreditavam ser para o disco. No dia 7 de novembro, com cenas da chegada da cantora no Brasil e bastidores na Colombia, a canção "Bitch, Don't Kill My Vibe", outra parceria com Kendrick Lamar foi divulgada.


Antes do primeiro show, no Rio de Janeiro, ela novamente falou sobre ARTPOP.

"“sim, dvd da btwb
quais são suas músicas novas favoritas?
[...]
eu não quis dizer só MINHAS MÚSICAS pessoal
haha
eu estava apenas ouvindo um pouco de funk brasileiro com as crianças
me desculpem
internet ruuuim
[...]
primeiro single?
eu não sei
eu não acho que em jan
eu preciso de tempo para terminar
e deixar perfeito
desculpa
eu escrevo todas as minhas músicas!!
ninguém faz isso pra mim!
haha
então leva mais tempo...
preciso deixar os vocais perfeitos
[...]
a espera pelo artpop vai valer a pena
porque não vou fazer correndo"


No fim do mês Gaga postou uma nova foto em estúdio, dessa vez no Chile.

"I love music, it always keeps me company. STUDIOhaus"


11 DE FEVEREIRO DE 2013: O FIM DE UMA ERA

Após uma pausa de fim de ano e retorno da “Born This Way Ball Tour” em sua leg americana, em janeiro, as datas finais se aproximavam cada vez mais, aumentando as expectativas do anúncio do tão sonhado first single de "ARTPOP".


Em meio a novas fotos de idas em estúdio, Gaga parecia bastante animada para o que estava por vir. Dos 119 shows anunciados, a cantora já havia realizado 97 deles em quase 1 ano de turnê. Havia planos para a gravação de um DVD, como ela havia compartilhado no LittleMonsters.com.

O tema "ARTPOP" estava cada vez mais presente nos shows, com fãs levando cartazes, bandeiras, e roupas customizadas com o nome do disco. A nova Era estava cada vez mais próxima.

A última apresentação estava marcada para o dia 20 de março.

Mas os planos mudaram minutos após o fim do show em Montreal, realizado no dia 11 de fevereiro de 2013.

O cansaço de Gaga vinha sendo notado em alguns shows há bastante tempo, mas ainda assim, nada que a impedisse de se apresentar. Pelo menos era isso que todos acreditavam. Seu esforço e dedicação nos palcos eram sempre evidentes e estavam sempre presentes em suas falas.

Naquela noite, algumas pessoas notaram um esforço da cantora durante a canção "Scheiße" assim como movimentos mais curtos, e a demora da cantora ao voltar para o palco após a apresentação de "The Edge of Glory".

A tão esperada "Marry The Night", que encerrava a noite de forma animada e agitada, trouxe Gaga bastante emocionada ao palco vestindo seu hobby, descalça, cantando uma versão acapella.


O anúncio veio logo após o fim do show, no dia seguinte, através das redes sociais, em um comunicado da equipe da cantora. Lady Gaga havia lesionado seu quadril devido a movimentos repetitivos em suas danças, realizados durantes os shows, forçando-a assim a cancelar as 21 datas restantes.

"Cancelamento da turnê Born This Way Ball
Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 - Para divulgação imediata.

A Live Nation Global Touring confirmou que o restante das apresentações de Lady Gaga na Born This Way Ball foram canceladas. Após testes adicionais esta manhã para avaliar a gravidade do problema, foi informado que Lady Gaga tem uma lesão labral no quadril direito. Ela precisará de cirurgia para corrigir o problema, seguida de um período de inatividade restrito para se recuperar. Infelizmente, isso forçará o cancelamento da turnê, para que ela possa se curar.

Reembolsos para as apresentações canceladas estarão disponíveis no ponto de compra a partir de 14 de fevereiro de 2013."


Gaga escondeu as dores de sua equipe por três meses.

Terminava ali, de forma drástica, uma grande Era realizada pela mesma. Mas apesar da dor, da frustração, e de tantos outros sentimentos que a rondavam naquele momento, o início de uma nova Era surgia no horizonte.


Na nossa segunda parte e contagem regressiva para o tão esperado aniversário de "ARTPOP", falaremos sobre a criação, produção e lançamento do disco. Não percam!

A-R-T-P-O-P


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Tradução por DavidLuis198, Deborah Sant' Anna, Klara Gomes e Laíza Coelho

Arte da capa por Lucas Marques.