Provando estar à frente de seu tempo com ”ARTPOP”, Lady Gaga não se contentou em apenas inovar musicalmente e conceitualmente. Ela também inovou quando se fala em tecnologia.

A cantora trouxe diversas ideias tecnológicas que depois de alguns anos se tornaram comuns e vivas no dia a dia de diversas pessoas.

Na penúltima parte do nosso Especial #10AnosdeARTPOP, confira as criações realizadas pela TechHaus, sendo uma delas o ARTPOP App.

"Dance. Sex.Art. Pop. Tech."


TechHaus

A TechHaus foi uma divisão técnica da ”Haus of Gaga”, fundada em 2012 para com o principal intuito de criar o ”ARTPOP App” . O segundo foco da divisão consistiu em criar uma série de tecnologias de alta costura que foram reveladas ao longo da divulgação do álbum. Todas essas criações fashion foram realizadas em parceria com a empresa de moda e tecnologia Studio XO.


ANEMONE DRESS: BUBBLE DRESS 2.0

O Anemone Dress é um vestido branco, inteiramente impresso em 3D, com um sistema interno de produção de bolhas de sabão. Este foi o primeiro projeto de moda apresentado pela TechHaus junto ao Studio XO, desenhadas por Amanda Buckley e Weilong Xie e interações de Javier Soto Morras.

O vestido foi impresso pela Materialize usando suas máquinas de estereolitografia patenteadas Mammoth, as maiores impressoras 3D do mundo.

A primeira aparição do vestido aconteceu no dia 02 de setembro de 2013, logo após a apresentação de Lady Gaga no iTunes Festival, ao deixar o Roundhouse.


VOLANTIS: THE FLYING DRESS

Volantis, que no latim significa “voo”, já traz em seu nome o seu conceito. A criação nada mais é que o primeiro “vestido voador” do mundo.

Criado pela TechHaus junto ao Studio XO, o vestido foi descrito como “um protótipo de transporte projetado especificamente para transportar uma pessoa em voo pairado controlado e movimentado a distância”.

O projeto foi baseado em uma vestimenta, proporcionando a melhor relação impulso / peso para tal veículo, utilizando seis propulsores em uma formação "Hex" (seis lados) com dois motores elétricos, fornecendo potência as pás de hélice de fibra de carbono personalizadas. Os propulsores possuem uma proteção para suas hélices, assim como um mecanismo para impulsionar e jogar o ar de cima para baixo, de acordo com alguns comandos.

Lady Gaga apresentou Volantis pela primeira vez no dia 10 de novembro de 2012, durante a pré festa da "artRAVE", festa de lançamento do álbum ”ARTPOP”. A cantora realizou uma apresentação sobre o projeto, e logo depois realizou um teste de vôo no vestido para a imprensa e convidados.


PARAMETRIC SCULPTURE DRESS

O Parametric Sculpture Dress é um vestido com arquitetura corporal impressa em 3D mesclado com um acabamento de alta costura. Assim como as demais peças, ele foi projetado pelo Studio XO e impresso nas máquinas de estereolitografia Mammoth da Materialize.

A inspiração para o vestido veio da colaboração entre Lady Gaga e Jeff Koons, com as curvas e relevos do vestido inspirados nas gazing balls criadas pelo artista.

O vestido foi utilizado por nossa Mother Monster durante sua passagem pelo tapete vermelho da ”artRave: Party”.


CIPHER: ROBOTIC COUTURE

Cipher foi inspirado na arquitetura alemã do início do século XX e no movimento ”Bauhaus”.

A roupa consiste em espelhos de diamante digital pretos animados que podem animar qualquer sequência usando um sensor motor de última geração. O conjunto completo de Cipher era formado por um corpete espelhado robótico, acessórios para sapatos e chapéus.


ARTPOP: App

No dia 5 de setembro de 2012, Lady Gaga revelou através do LittleMonsters.com que uma das partes do projeto ”ARTPOP” era lançar um aplicativo para computadores e dispositivos móveis como Android e iOS. O aplicativo incluiria diversos elementos do álbum além de bate-papos interativos, vídeos para cada música, unreleaseds, conteúdo exclusivos, jogos inspirados na cantora, assim como atualizações de moda e revistas.

ARTPOP não é apenas um ÁLBUM, é um PROJETO.

Estou animada para contar a todos vocês que ARTPOP será uma experiência multimídia que vem em diferentes formas. A principal forma de mergulhar totalmente no ARTPOP é através do APP. ARTPOP será lançado como um aplicativo compatível com IPAD, iPhone, celular e computador (WORLD) que é completamente interativo com chats, filmes para todas as músicas, músicas extras, conteúdo, jogos inspirados em gaga, atualizações de moda, revistas e muito mais em desenvolvimento ! Também poderei enviar coisas novas para o APP o tempo todo, da mesma forma que faço upload para o Twitter e LM.com. Você me inspirou a criar algo que se comunicasse com imagens, porque VOCÊ faz, VOCÊ se comunica comigo e uns com os outros com gifs e fotos, e obras de arte, gráficos TODOS OS DIAS 24 horas por dia, 7 dias por semana/ VOCÊ É uma geração ARTPOP. Espero que todos vocês continuem a crescer juntos e permaneçam conectados através de sua criatividade. muito amor.

com amor, gaga

ps (comece a pedir IPADS PARA O NATAL!!) vai ser muito divertido. mas não se preocupe. também será lançado em formato físico e digital regular, que será único e diferente do aplicativo.


Com mais tecnologia envolvida no projeto, a cantora começou a reunir uma equipe criativa para desenvolver todas as suas ideias. Para isso, Lady Gaga e a TechHaus se juntaram a equipe da Relative Wave, empresa de tecnologia fundada por Max Weisel em 2012.

Weisel conversou com a Billboard em 2013 e contou um pouco sobre os objetivos da parceria.

”É meio louco porque ela tocou para mim cinco músicas no ano passado que mesmo em sua forma inicial soavam tão próximas da versão do álbum agora. Queríamos fazer um aplicativo que tivesse valor duradouro e focar em ideias que funcionassem, aproximando e interagindo as pessoas. Não queríamos que as pessoas olhassem para isso na mesma classe que outros aplicativos de música.”


No dia 06 de setembro a cantora respondeu alguns comentários deixados por fãs após seu anúncio e afirmou acreditar que os aplicativos eram o futuro da música como forma de vender álbuns (e aqui vemos como ela foi certeira, vendo a grande distribuição que aplicativos como Spotify e TikTok distribuem músicas de forma extremamente abrangentes).

Ela ainda esclareceu algumas dúvidas entre o álbum e o app.

”Olá! Bom dia anjos! Tenho lido seus comentários/dúvidas sobre o ARTPOP APP e gostaria de responder suas perguntas!

1 O APP ARTPOP estará disponível para funcionar em computadores (por exemplo, seus laptops), além de iPads, tablets, smartphones, Android, (compatível com tantos formatos que esta tecnologia possa funcionar no momento) se você tiver um laptop isso será suficiente para você utilizá-lo, então não se preocupe! Já esperava que você diria isso :) Ninguém vai perder nada de especial! Nada é diferente, exceto que estou lhe dando mais coisas para brincar e se divertir.

2 Não será mais caro que o álbum. Acho a música digital muito cara (já que não tem o mesmo valor de uma cópia física) e esta é uma forma de lhe oferecer mais.

2 Bjork (que sempre esteve na vanguarda) foi a primeira artista a lançar sua música dessa forma, que eu saiba. Existem também outros músicos e empresas underground internacionais que também utilizam o APP para vender diversos produtos. A utilização de um APP como forma de vender álbuns, na minha opinião é o futuro da música. Não estou de forma alguma assumindo o crédito pela invenção do APP, nem afirmando ser o primeiro artista a distribuir música desta forma. Um APP é "CANVAS" um meio. Assim como um MP3 é um meio para música digital, exceto que posso anexar uma variedade de sub meios dentro do APP para criar um mundo visual/interativo para você. Este mundo é construído organicamente pela HAUS OF GAGA e será uma experiência completamente única e diferente de outros APPs baseados em venda de música porque é inspirado em nós e no novo som da minha música. No entanto, espero que se Deus quiser o sucesso da música ARTPOPs impulsione o uso de APPs dirigidos por artistas ainda mais para a estratosfera da indústria musical. Estou animada por fazer parte disso. Em última análise, o APP não é importante se a música não for boa, certo?

3 Minha visão para o ARTPOP em geral também NÃO É EXCLUSIVA DO APP. Esse é apenas um elemento. O PROJETO ARTPOP vai além do APP e haverá mais surpresas no futuro NÃO relacionadas ao APP, talvez eu não tenha deixado isso claro. DESCULPE!!

4 Eu sei o quanto vocês são protetores e amorosos, especialmente depois do último ano, respeito e amo vocês por cuidarem de mim. Acho que nunca fiz um pedido pessoal a vocês antes, mas aqui vai...

Tentem liberar a negatividade do ano passado e abrir seus corações e mentes para um ano mais feliz e de pensamento livre. ARTPOP é sobre POSSIBILIDADES. Tente não se estressar ou colocar energia no medo de ser atacado novamente. Sempre serei uma guerreira para vocês e espero estar na linha de fogo pelos próximos 30 anos (sempre esperei/quis ser esse tipo de figura polarizadora), mas quero que vocês APROVEITEM ESTA EXPERIÊNCIA, não permitam que o medo da mídia os leve ao frenesi e roube suas alegrias com o que está por vir. Por favor, confiem em mim. Eu cresci muito este ano. Vamos crescer juntos, não vou decepcioná-los.

amo vocês, cookie monsters
LG


No mês seguinte, em outubro, Gaga postou uma foto citando o andamento da criação do aplicativo.

”Reunião do aplicativo ARTPOP em um hora. Deixe suas ideias abaixo para que Haus possa fazer anotações.”


Com a pausa no processo criativo, devido a fratura no quadril, as reuniões de desenvolvimento do aplicativo foram remarcadas até que as datas finalmente haviam sido decididas.

Foi então no dia 11 para 12 de julho de 2013, que o anúncio oficial do lançamento do álbum assim como do aplicativo foi finalmente revelado.

"Construído pela TechHAUS, o ramo tecnológico da HAUS OF GAGA, o aplicativo em si é um sistema de engenharia musical e visual que combina música, arte, moda e tecnologia com uma nova comunidade interativa mundial -- "as auras". Alterando a experiência humana com as mídias sociais, trazemos a ARTcultura para o POP em uma expedição warholiana reversa.

Explorando a existência de Gaga como uma interface cultural, o usuário compartilhará a 'adrenalina da fama' enquanto constrói e compartilha seus próprios projetos, conversa entre si e a assiste em tempo real em um globo virtual enquanto ARTPOP explode no mundo físico e no universo virtual de uma só vez em 11 de novembro, nosso 'BIG BANG!' Neste dia HAUS OF GAGA vinga com força para trazer a indústria da música para uma nova era; uma era em que a arte impulsiona o pop, e o artista mais uma vez está no controle do 'ícone'.

Por sua vez, o álbum ARTPOP espelha musicalmente o processo criativo de Gaga enquanto ela passa pelos meios de cada artista com quem colabora, traçando um plano de sua jornada. O resultado, uma 'fúria' de paixão e fúria eletrônica, definindo cada processo artístico do começo ao fim, ARTPOP pode significar qualquer coisa. Mas para ela, esta é uma celebração da obsessão. E em 10 de novembro, ela apresentará uma noite de artRave exibindo os projetos da Haus of Gaga, bem como colaborações com

Inez & Vinoodh, Robert Wilson, Marina Abramovic, Jeff Koons"


No dia 31 daquele mês ela revelou mais detalhes do lançamento.

”O aplicativo ARTPOP é gratuito, disponível nas App Stores do seu dispositivo. Você pode comprar a música através do aplicativo ARTPOP depois de baixada.”


O fundador da Relative Wave, Max Weisel, escreveu sobre a criação do aplicativo em seu site oficial.

”ARTPOP é um aplicativo criado para o lançamento do terceiro álbum de estúdio de Lady Gaga, ARTPOP. Ele combina música, moda e peças artísticas para criar um aplicativo que permite aos fãs vivenciar o álbum e também produzir sua própria arte.

Lady Gaga começou a trabalhar neste álbum e aplicativo em 2012. Com uma base de fãs incrivelmente forte, ela queria criar algo que permitisse aos seus fãs criar música e arte. Na época, eu tinha acabado de abrir a RelativeWave, uma pequena loja de aplicativos em São Francisco. Quando iniciamos este projeto, decidimos fazer dois aplicativos. A primeira delas foi a ArtHaus, ferramenta para criação e remixagem de esculturas digitais. Algo que fosse simples o suficiente para qualquer um usar, mas expressivo o suficiente para permitir criações únicas.

O segundo aplicativo foi chamado Trakstar. Foi uma maneira única de compor e remixar músicas. Definimos os mesmos objetivos para o Trakstar e para o ArtHaus. Queríamos fazer um editor que você pudesse usar para remixar e compor músicas. Algo que fosse simples o suficiente para uma criança brincar, mas expressivo o suficiente para que uma música verdadeiramente interessante pudesse ser criada. Infelizmente, o segundo aplicativo nunca foi lançado.”


Lady Gaga também falou sobre alguns detalhes do app. Em entrevista para o MSN Canadá no dia 18 de novembro de 2013, a cantora falou sobre dois conteúdos do aplicativo.

”Bom, o app em geral, o ARTPOP App, esse é um app de processo criativo. Este é um aplicativo onde convidamos você a entrar em nossas mentes, onde estamos construindo e mudando algo nos próximos cinco anos. Assim, o aplicativo começa com uma experiência com Petga enquanto ela apresenta o mundo do ARTPOP e você gera sua aura que é um-- examina você e a luz na sala. Ele também verifica - pense nos seus interesses conforme você os escolhe no aplicativo e então você pode fornecer sua localização se quiser e então você obtém essa aura, que é uma fonte de luz que muda com o tempo dependendo de como você interage com a aplicação. E há o ArtHaus, que é um programa de criação de GIFs que continuará a receber atualizações a cada duas semanas, à medida que começarmos a ver como os fãs se envolvem com ele, como estão aprendendo como usá-lo. E então TrackStar é algo que será lançado em alguns meses, que é um sistema de engenharia musical onde você pode realmente usar as hastes do álbum para fazer música. E a GagaTV será uma forma mais interativa de compartilhar coisas com os fãs diretamente através do aplicativo. Por exemplo, performances ou músicas de estreia, todo tipo de coisa. Portanto, o aplicativo é realmente uma maneira de você se envolver no meu processo criativo, enquanto eu, da Haus Of Gaga, embarcamos nessa jornada juntos.”


Aplicativo ARTPOP - Recursos e conteúdo

O aplicativo foi centralizado em torno da ideia das “auras”, uma comunidade mundial interativa de usuários dentro do app. Inteligentemente batizada com o nome da primeira faixa do álbum, a “aura” de cada pessoa era um perfil pessoal que ia se desenvolvendo de acordo com a usabilidade da pessoa. A criação de uma “aura” deveria ser um tipo personalizado de representação do usuário do aplicativo e ajudaria a conectá-lo com outras pessoas com “auras” semelhantes.


Petga

Petga era o nome da assistente virtual que os usuários experimentavam ao iniciar o aplicativo pela primeira vez. Ela era a guia no processo de criação de uma “aura” necessária para acessar os demais recursos.

Em julho de 2013, Gaga falou mais sobre Petga descrevendo-a como "explorando a existência de Gaga como uma interface cultural, o usuário compartilhará a 'adrenalina da fama' enquanto constrói e compartilha seus próprios projetos, conversa uns com os outros, e assiste em tempo real em um globo virtual enquanto o ARTPOP explode no universo físico e virtual ao mesmo tempo.”


Segundo documentos vazados em 2020, diversos detalhes do aplicativo foram disponibilizados, inclusive a produção da Petga, que foi chamada de “vídeo de Aura”.

O diretor criativo do projeto, Rob Roth tem em seu portfólio uma breve descrição do projeto:

"O aplicativo ARTPOP permite que os fãs – Little Monsters – explorem a existência de Gaga como uma interface cultural em uma nova comunidade mundial interativa 1as auras1. O host do aplicativo 'Petga' serve como um guia bonito e etéreo através do processo de criação de uma 'aura' única.

O conceito da personagem começou com Lady Gaga querendo criar uma nova versão de si mesma para ser a apresentadora de seu aplicativo, e então o diretor criativo Rob Roth colaborou com a diretora Ruth Hogben e The Mill para criar algo único e mágico."

Clique aqui para conferir a página.

- Uma curiosidade interessante é que a estrutura da Petga foi posteriormente usada em 2018 para a criação da personagem Enigma, presente na história apresentada durante a residência pop de Lady Gaga em Las Vegas.


Criação de aura

Depois que Petga se apresentava, o usuário deveria digitar seu nome, aceitar compartilhar sua localização e tirar uma foto de rosto. Ela então "escaneava sua aura" e pedia que você escolhesse as características com as quais você mais se identificava. Entre as características estavam: artística, empreendedora, poética, social, técnica, visionária, atlética, psíquica, musical e filosófica.

Petga então perguntava quais as expressões artísticas que mais lhe interessavam: pintura, design gráfico, escultura, teatro, cinema, design de moda, fotografia, desenho, música e dança; quais os temas de ”ARTPOP” que você mais gostava e quais as letras “representavam você no universo ARTPOP" (Aphrodisi de "Venus", meio safada de "Sexxx Dreams", atraente estúpido de "Jewels N' Drugs", amante cósmico, enigma de "Aura", aquele CARA de "GUY", #viciadoEMamor de "MANiCURE", Dolce vita de "Donatella", para toda a vida de "Gypsy" e squealer de "Swine").

No aplicativo, a “aura” possuía seis tipos de cores: ciano, fúcsia, verde, roxo, branco e amarelo.

Em seguida, você recebia sua “aura”: “um orbe de luz brilhante que viajará e crescerá com você, quanto mais você usar o aplicativo.”


ArtHaus

A ArtHaus era uma das ferramentas do aplicativo, focada na modelagem 3D. Ela também incluía uma área chamada de “ArtHaus Exhibition, uma aba para os GIFs mais populares e mais recentes produzidos pela ferramenta, além dos vistos por Lady Gaga. Os GIFS podiam ser acessados e editados por outras pessoas.

A cantora produziu diversos GIFS após o lançamento do app e os compartilhou no LittleMonsters.com.


Chat

Através do aplicativo, os usuários podiam conversar com outras pessoas conectadas diretamente no site LittleMonsters.com, assim como dentro do próprio app.


ARTPOP: Music Player

Dentro do aplicativo, os usuários podiam ouvir o álbum diretamente com o aplicativo. Para desbloquear esse recurso, era preciso validar a compra do álbum na forma física e/ou digital. A compra digital podia ser feita também dentro do próprio app.

O player tinha um design inspirado em um toca-discos de vinil virtual com uma agulha móvel para retroceder ou avançar a música. Era possível navegar por todo o aplicativo sem que a música fosse interrompida, sendo executada em segundo plano. As reproduções afetavam diretamente no desenvolvimento das “auras”.


No dia do lançamento do aplicativo, duas funções apareceram bloqueadas, com uma contagem regressiva para o dia 1º de abril de 2014.

Trackstar

Algumas semanas antes do lançamento do aplicativo, Lady Gaga revelou que os usuários teriam acesso exclusivo a stems de cada música do álbum ”ARTPOP” e poderiam criar vários remixes das músicas, como no GarageBand.

Havia rumores de que o recurso traria também os bastidores do álbum assim como da ”artRAVE: The ARTPOP Ball”.


GagaTV

No dia 25 de julho de 2012, Gaga revelou que tinha planos de lançar vídeos para cada faixa do álbum ”ARTPOP”. Ela revelou que eram ideias iniciais, mas que queria muito que isso acontecesse.

No dia seguinte, nossa Mother Monster lançou o primeiro episódio da série ”MONSTERVISION”, o ”NO. 1: FILM PROJECT”.

No vídeo ela anunciou um concurso para selecionar um fã para dirigir um dos vídeos do álbum. Possivelmente a "GagaTV" seria a plataforma na qual o projeto seria lançado. Além disso, segundo os documentos vazados em 2020, planos para inclusão de videoclipes e transmissões ao vivo também foram cogitadas (isso antes mesmo deste tipo de função ser comum em aplicativos como o Instagram, provando que o aplicativo estava realmente à frente de seu tempo).


Infelizmente, estas duas funções nunca foram liberadas após a contagem regressiva ser encerrada. Devido à saída de Lady Gaga da Atom Factory em 2013, o progresso do aplicativo foi interrompido. Uma nova contagem regressiva de 200 dias foi adicionada nas duas funções, porém novamente o contador foi zerado e nada aconteceu.

No dia 25 de agosto de 2014, a cantora respondeu a um tweet sobre diversas cobranças relacionadas a contagem regressiva.

”deixei qualquer coisa relacionada à gestão anterior para trás. Nova música, novo empresário, nova divulgação. A vida é incrível.”


O aplicativo foi desativado em 30 de setembro de 2015. Mesmo após sua remoção, o aplicativo ainda carregava normalmente. No entanto, a seção GIF e a reprodução do álbum estavam bem corrompidas e acabaram não suportando. Além disso, os usuários perderam acesso aos conteúdos online, vendo apenas conteúdos criados anteriormente.

A mudança de gestão na carreira de Gaga não permitiu que as ideias fossem processadas e lançadas devido a direitos compartilhados. Assim, infelizmente todo o projeto do aplicativo foi engavetado e os planos que ainda incluíam possíveis lançamentos de músicas inéditas e quem sabe, até mesmo o lançamento do ”Act II” nunca viram a luz do dia.


#GagaInSpace2015

Outro projeto que foi discutido por Lady Gaga e a TechHaus foi a possibilidade de uma apresentação da cantora realizada diretamente do espaço.

Rapidamente várias informações surgiram, sendo uma dela publicada pela revista US Weekly, afirmando que a cantora faria um treinamento especial e que realizaria a apresentação no início de 2015 durante o festival de música e tecnologia Zero G Colony, no Novo México, a bordo do Virgin Galactic, uma espécie de avião de passageiros criado por Richard Branson focado no turismo espacial.

Após a performance ter sido cancelada, nenhuma explicação sobre o ocorrido foi divulgada pela Virgin Galactic ou pelo empresário da cantora.

Porém, em março de 2016 a Billboard informou que a performance foi cancelada por problemas com a empresa de Branson.

"Afdhel Aziz e Campbell falaram sobre a parceria que planejaram, entre outras muitas que fizeram com marcas e organizações, para enviar Gaga a um show beneficente no espaço. Essa ideia, por outro lado, nunca se tornou realidade, devido a problemas com a Virgin Galactic que jogaram a proposta para segundo plano. 'Esse foi o melhor projeto que nunca aconteceu', Aziz brincou."

*Afdhel Aziz é o diretor da Absolut Labs.

Vale lembrar que a nave que levaria Lady Gaga ao espaço caiu durante um teste, matando um dos pilotos.


Desde a remoção do aplicativo, a TechHaus está inativa.


No próximo sábado, dia 11 de novembro de 2023 chega a última parte do nosso especial. Fiquem ligados e não deixem de comemorar os #10AnosdeARTPOP com a gente!

Relembre as partes anteriores do nosso especial:

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 01: O Início de uma nova Era

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 02: Criação, Produção e Lançamento

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 03: Singles e Videoclipes

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 04: Músicas

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 05: Músicas

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 06: Act II e Unreleaseds

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 07: Divulgação

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 08: artRAVE: The ARTPOP Ball Tour



Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Tradução por Bruno, DavidLuis198, Deborah Sant' Anna, Klara Gomes e Laíza Coelho.