Quando falamos de ”ARTPOP” diversos tópicos surgem de imediato. Suas músicas irreverentes e marcantes, seu conceito de arte incontestável, seu visual impecável, as reviravoltas na vida de Lady Gaga, as mudanças no caminho de sua carreira…

Tudo isso ficou marcado nesses últimos 10 anos, mas algo que não sai da boca dos Little Monsters e que voltou a ter evidência neste ano de comemoração é o tão sonhado ”ARTPOP Act II”.

Nesta 6ª parte do nosso Especial #10AnosdeARTPOP vamos relembrar sobre como surgiram as possíveis ideias para um segundo volume do disco, assim como algumas canções unreleaseds que acabaram não entrando no corte final do álbum.

"The color palette you choose. Can profit you."


ACT II:

Durante o processo de concepção de ”ARTPOP”, Lady Gaga bebeu da fonte de diversos estilos musicais, sendo um dos principais, a música eletrônica.

Em meio a essas experiências e pesquisas, alguns desses experimentos foram lançados (não de forma oficial) pela cantora, como ”Stache” e ”Cake Like Lady Gaga”.

Ambas canções trouxeram conceitos e ritmos totalmente diferentes, de forma experimental para a concepção do disco. Neste ponto, a cantora já havia escrito outras músicas, como a balada ”Princess Die”, que era uma das faixas esperadas para o corte final. Porém a diversidade de criações até aquele momento se tornava uma mistura de elementos que poderiam não casar muito bem no projeto final.

Gaga sentia que o projeto estava ficando moderno e que aquilo poderia causar um grande impacto. Não que isso fosse um problema. Causar impacto era uma de suas prioridades, mas sua gravadora queria um outro caminho.

Foi em 2012, durante a criação do conceito, que a ideia de separar o álbum em possíveis duas partes surgiu. No dia 29 de outubro, nossa Mother Monster contou em um chat do LittleMonsters.com seus planos e ideias.

[...] enfim, o álbum não é só um tipo de música
e eu acho que vou lançar 2 volumes
ARTPOP volume 1
ARTPOP volume 2
lançaria o segundo volume talvez uns 6 meses depois do primeiro?
[...]
a diferença entre os 2 volumes... bem, a música
mas ainda não consigo decidir como organizar a tracklist
estou meio que pensando que o VOL.1 deveria ter todas as músicas comerciais, e assim deixar guardado o material experimental
mas sendo honesta, até o lado experimental gruda na cabeça
é só um pouco mais moderno... e nunca se sabe se as rádios estão preparadas
[...]


Nesse meio tempo a informação se espalhou entre os fãs que já cogitaram que o álbum realmente teria duas partes. Mas para Gaga aquilo ainda era muito intangível. O álbum ainda estava sendo estruturado, os encontros com os produtores estavam a todo o vapor e ela sabia bem que poderia explorar todo aquele material também pelo aplicativo.


Fã: você já começou a planejar o álbum depois de ARTPOP? x”

Gaga: sim, muitas músicas para o ATO DOIS!”


Isso fez com que muitos fãs se animassem com a ideia de que o projeto seria algo bem maior do que se imaginava. Além do primeiro volume, que já tinha tido sua tracklist revelada, seria possível ouvir canções que ela havia citado durante todo o período de pré-produção do disco, como ”Onion Girl”, ”Temple”, ”In Like With You”, ”Tinnitus”, entre outras.

Porém, no mês seguinte, após o lançamento do disco, as coisas mudaram internamente. O rompimento com o seu ex-empresário Troy Carter e as mudanças internas na gestão de sua carreira refletiram e muito nos planos de ”ARTPOP”, e isso na época nem era de conhecimento público.

Sendo questionada mais uma vez sobre o ”Act II”, a cantora comentou que ele poderia ser lançado antes de sua nova turnê e que os planos para dividir o álbum em dois haviam mudado.

”[...] Seria bom tocar os dois atos no show [...] Isso [dividir o álbum em duas partes] foi durante o início do disco e eu nem tinha certeza do que ARTPOP significava ainda.”


A declaração de Gaga foi um balde de água fria nos Little Monsters, que aguardavam ansiosos por novas músicas. Ainda assim ela voltou a falar sobre a possibilidade futura em entrevista realizada no dia 14 de março de 2014 durante a KeyNote com John Norris, um dia após sua apresentação no SXSW Music.

John: Está rolando boatos sobre uma parte 2, e você comentou comigo outro dia que está praticamente pronto…

Gaga: Na verdade, o que eu te disse é que existem muitos volumes desse trabalho que vem acontecendo por um tempo, mas que não foram lançados para o público porque eu escolhi não colocar no sistema, mas, sabe, é que as vezes é apenas divertido ter músicas que eu escuto com meus amigos sem me preocupar com o que os outros acham, e eu não ligo pra isso. Quem sabe eu lance essas músicas um dia e, sim, eu tenho todo um ARTPOP 2 e amo ele, e amo tanto o ARTPOP. Tipo, esse álbum me ajudou na época mais difícil sabe, então fazer esse álbum foi o que curou minha alma todas as noites."


A última menção a parte dois na época aconteceu no mês seguinte, quando a cantora afirmou que havia uma grande possibilidade de lançar mais um volume de "ARTPOP", porém não era nada certo e a intenção acabou não se concretizando, como vimos logo depois.


Com as mudanças de gestão, adiamentos e cancelamentos, a Era ”ARTPOP” perdeu muitos de seus projetos, não só o ”Act II” como também o aplicativo, os clipes planejados, os demais singles. Toda essa mudança foi um forte impacto na possibilidade de extensão de ”ARTPOP”. Além, claro, da recepção do público geral, assim como o da crítica especializada, que recebeu o disco de forma bastante negativa.

Se essa tinha sido a recepção do ”Act I”, sendo composto de músicas “comerciais”, como seria então a recepção do ”Act II”, com músicas experimentais?


Os anos se seguiram com a segunda parte sendo uma lenda. Todos sabemos como os planos de uma gravadora, assim como os do artista, mudam. E isso é algo incontestável. Até que em novembro de 2018, o ”Act II” voltou a ser uma pauta de destaque.

Após mencionar em seu Instagram que o #LG6 (”Chromatica”) era uma irmã mais nova de ”ARTPOP”, DJ White Shadow abriu uma discussão para os fãs cogitarem a possibilidade do disco ser o tão misterioso volume 2.

Isso logo foi descartado por diversos motivos óbvios, mas, ainda assim, o produtor resolveu falar a respeito.

“Então vamos continuar com esta merda emocionante. 4 anos atrás eu lancei um disco chamado ARTPOP com @ladygaga. Eu poderia escrever um livro sobre isso, talvez um dia o faça. Perdi um melhor amigo e gerente, a LG perdeu toda a sua equipe de suporte e estávamos sozinhos. Sou muito grato por este disco porque me ensinou muito. Nas salas onde este disco foi gravado, fiz alguns amigos que mudaram minha vida para sempre, a quem amo profundamente. Por todos os seus defeitos, estranhezas e belezas, agradeço a você ARTPOP pelas lições aprendidas e pelos presentes que você me deu. Feliz 4º aniversário. Mal posso esperar para apresentá-lo à sua irmãzinha. #LG6”


Isso foi o suficiente para trazer o álbum de volta à tona. Além de ocupar os trending topics do Twitter, o disco teve um crescimento de vendas surpreendente. Isso o trouxe também de volta aos sites de críticas musicais, muitos deles reavaliando o disco e mudando completamente a sua visão sobre o mesmo.


Em 30 de abril de 2021, durante a festa ”no skips" ARTPOP, White Shadow foi questionado sobre o que aconteceu com o volume 2 e logo tivemos um pequeno fio de esperança com a resposta:

”Se eu pudesse fazer qualquer coisa por qualquer um de vocês, incluindo fazer uma segunda versão deste álbum…”


Isso pareceu promissor vindo do produtor executivo do disco, porém era e ainda é algo que não depende apenas dele.

Em entrevista exclusiva à Entertainment Weekly em de junho de 2021 White Shadow deu mais detalhes e esclareceu alguns fatos sobre o suposto disco:

EW: Até onde você estava envolvido, o Act II não era um projeto concreto formado com uma trilha sonora ou algo assim? As pessoas assumem que era um projeto que estava pronto.

DJWS: Não. Não quero que interpretem isso de forma literal: foi há muito tempo e eu não trabalho para a Interscope. Não estou inteirado do trabalho nos bastidores, mas, até onde eu sei, não havia outro álbum pronto para ser lançado de forma imediata. Ou seriam músicas suficientes para ter dois álbuns ou para um, e acabou sendo apenas para um álbum.

DJWS: Eu não havia escutado ARTPOP havia três anos antes de tudo isso acontecer... Peguei meu computador de ARTPOP de volta e ouvi o álbum e havia 40 músicas ali que estavam finalizadas ou quase finalizadas. Ouvi algumas faixas e honestamente, tem coisa boa. Ainda se sustenta. Mas não é tipo, ‘Isso é uma boa música! Vamos colocá-la na internet!’. Você tem que dar uma reformada.”


Apesar das falas de White Shadow sobre essas canções, não é possível saber se ao dizer “finalizadas” ele se referiu a canções com vocais.


No dia 1º de abril de 2021, conhecido como o dia da mentira, o produtor fez uma brincadeira com os fãs no Instagram.

”ACABAMOS DE ANUNCIAR: @ladygaga e eu lançaremos Tea como um NFT através do YElLOWHEART @nfttracker”


A brincadeira causou um grande alvoroço entre os Little Monsters, que começaram a questionar sobre a música. White Shadow então sugeriu que todos fizessem uma petição pedindo o lançamento para Lady Gaga. O que ele não esperava é a proporção que isso tomaria. Não que ele não quisesse. Mas prontamente os fãs lançaram a petição que rapidamente se tornou um grande viral.

”PARA TODOS VOCÊS… EDIT: Eu não fiz isso, apenas assinei, e não apenas porque fui mau no dia da mentira. Vocês querem algo, devem lutar para conseguir! Muito divertido!”


DJ White Shadow então propôs que se a petição chegasse a 10.000 assinaturas ele a enviaria para nossa Mother Monster. E assim foi feito. Depois que a petição atingiu 10.000 assinaturas, o produtor disse que enviaria para a cantora e ainda sugeriu uma nova meta para chamar a atenção da Interscope.

No dia 4 de abril White Shadow revelou que a mensagem para Gaga havia sido enviada.

”UMA MENSAGEM SOBRE ARTPOP ETC. Em primeiro lugar, deixe-me dizer o quanto sou grato por todos vocês. Vocês são completamente durões e alguns dos fãs mais incrivelmente amorosos e fanáticos do mundo. Eu amo todos vocês, mesmo quando vocês me odeiam mais. Eu fiz uma piada do dia da mentira sobre ‘Tea’ (desculpe) e estou surpreso com o quanto vocês ainda se importam com aquela época e com algumas músicas que nunca ouviram. Só posso dizer a vocês que me sinto humilde a cada dia que posso compartilhar um pouco de mim com vocês e ser amado de uma maneira tão especial.

Para responder a algumas perguntas e em um esforço para esclarecer algumas coisas com alguma honestidade, gostaria de dizer algumas coisas. Fazer música e entregá-la da maneira que o ARTPOP foi feito e entregue foi particularmente difícil. Imagine como se você estivesse saltando de paraquedas e estivesse preso em uma queda livre pelo que parece uma eternidade. Então, bater no chão depois que seu paraquedas não abrir e ter que fazer isso de novo e de novo e de novo. Então imagine um monte de gente parado do lado de fora observando você e roubando sua carteira de seu corpo sem vida toda vez que você cai no chão.

Há TANTAS histórias que posso contar sobre o que foi necessário para colocar o ARTPOP no mundo, e um dia eu poderia. Tantos sacos de lixo tentando se agarrar ao trem que eu trabalhei tanto para sair da estação. Tanta transição e turbulência. Deixe-me dizer-lhe que nunca estive tão quebrado quanto um ser humano no dia em que esse registro foi entregue. Eu estava quase morto. Eu me senti cansado e queria romper minha relação com a música. Às vezes eu me sentia acabado com a vida. Isto não é um exagero. Nos anos seguintes, na verdade, principalmente até o ano passado, tenho tentado desfazer o trauma de concluir essa fase da minha vida. Alguns ainda persistem.

Dito isto, estou muito melhor agora e muito melhor por ter passado por isso. Eu sou forte e finalmente posso ouvir a música com o coração feliz. Enquanto eu quero que vocês ouçam os ‘extras’ que vocês querem ouvir, eu também gostaria de fazer algumas coisas novas. Estou 100 vezes melhor no que faço agora e estou em um pico criativo de todos os tempos. Eliminei todos os ratos sujos que estavam em minha vida e me cerquei de alegria e amor. Estou pronto para voltar. Estou pronto e sempre que a LG estiver, podemos ir atrás dela.

Dito isso, tente ser legal com ela. Ela tem sentimentos (como qualquer outra pessoa normal) e essa ‘era’ também foi difícil para ela. Tenho certeza de que ela ficará bem em revisitá-lo um dia e construí-lo quando for a hora certa.

Continuarei a pressionar por aquelas músicas que você tanto deseja, que LG e eu fizemos, e espero que você as ouça. Não os deixe morrer. Continue a enviar sua mensagem para as pessoas responsáveis. Você tem o poder, não desista.

Por último, obrigado a Nick e Dino e Dave Russell também. Eu não seria uma merda sem vocês.

Ah, e enviei uma mensagem para LG. Não me sinto bem em compartilhar nossas conversas particulares, mas prometo a vocês tudo o que fiz. :)

P”


No dia 12 de abril a campanha #BuyARTPOPoniTunes ganhou o Twitter rapidamente.

”ARTPOP” começou a subir nas paradas do iTunes em todo o mundo, alcançando o #1 em 18 países, incluindo França e Itália, #2 nos Estados Unidos e #3 no Reino Unido. A petição alcançou 40.000 assinaturas e isso foi o suficiente para fazer Lady Gaga se pronunciar no dia seguinte.

”A petição para #comprarARTPOPnoiTunes para um volume II inspirou um calor tremendo em meu coração. Fazer este álbum foi como uma cirurgia cardíaca, eu estava desesperado, com dor, e coloquei meu coração na música eletrônica que batia mais forte do que qualquer droga que eu pudesse encontrar. Eu desmoronei depois que lancei este álbum. Obrigado por celebrar algo que antes parecia destruição. Sempre acreditamos que estava à frente de seu tempo. Anos depois, às vezes, os artistas sabem. E os monsters também. Paws Up ????❤❤❤”


Ainda naquele dia, White Shadow falou sobre a conversa que teve com Gaga:

”VAMOS MANTER ISSO NOS PRÓXIMOS 30 DIAS. TODA POSITIVIDADE. TODAS AS BOAS VIBES. TODO AMOR. ARTPOP. Vocês [fãs] foram ouvidos. Conversei com a LG ontem à noite e ela compartilhou minha incrível alegria. Fizemos um plano para nos encontrar depois da Itália e discutir seus desejos. Sem promessas feitas, mas bondade e amor são fortes como aço. Agora não é hora de desistir. Vá mais forte. Esqueça o passado. Pensar sobre o futuro. Aplique pressão positiva ao universo e vamos fazer um diamante. Estou tão apaixonado por todos vocês.”


Apesar da pequena conversa, nenhuma outra interação entre os dois pareceu ocorrer nos bastidores. Isso dividiu a opinião de diversos fãs, que começaram a atacar o produtor de forma agressiva. Apesar disso, ele ainda se mostrou proativo em correr atrás do projeto para os Little Monsters.

Em 11 de novembro de 2022, ele postou a imagem de uma Gazing ball em seu Instagram, junto com uma legenda que aparentemente prometia um presente relacionado a ”ARTPOP” em homenagem aos 10 anos do disco.

”9 • OBRIGADO A TODOS POR TODO O SEU APOIO • VOCÊS TEM MINHA PROMESSA DE QUE TEREI ALGO ESPECIAL PARA VOCÊS NESTE DIA DO PRÓXIMO ANO • VOU HONRAR ESSE RECORDE COMO VOCÊS, PARA SEMPRE • MUITO OBRIGADO • POSITIVIDADE APENAS NOS COMENTÁRIOS POR FAVOR • NÃO VOU APAGAR ESTA POSTAGEM ATÉ 11/11/23”


Em janeiro, White Shadow e Nick Monsoon, um dos produtores de ”ARTPOP” concederam uma entrevista em conjunto para a MTV e destacaram o ”Act II” e uma possível comemoração.

"Infelizmente, lançar uma continuação é uma complexa equação de logística de gravadoras, de acordo com o DJ White Shadow, que tem sido um dos apoiadores mais vocais do álbum. 'É literalmente como erguer uma quarta pirâmide', ele disse. 'Se envolvesse apenas [Gaga, eu e os fãs], então teríamos 'ARTPOP' Parte 8'. Ainda assim, ele está confiante de que uma extensão da grandiosa visão de Gaga pode ver a luz do dia. 'Eu acho que ela gosta da ideia... pode não ser exatamente o que você acha que será, mas temos sim algumas coisas que podemos fazer', ele disse, ecoando uma promessa que fez em seu Instagram de que 'irá fazer algo especial' para os fãs, à tempo do 10º aniversário do álbum".


Com a grande repercussão e sucesso de ”Bloody Mary” nas paradas músicas, em decorrência dos virais envolvendo a série ”Wandinha”, White SHadow foi às redes sociais comenta sobre o impacto e aproveitou a oportunidade de comentar sobre ”ARTPOP”.

”Também para o registro. Agora que temos depois de 12 anos uma música antiga [Bloody Mary] que eu sempre soube que seria um sucesso... Talvez possamos lançar algumas dessas outtake que vocês têm pedido e que também sei que são hits

ARTPOP #ARTPOPACT2”


Mesmo com sua boa vontade e empolgação do produtor para uma comemoração e lançamento de materiais inéditos, diversos comentários e ataques ofensivos começaram a surgir, com pessoas o chamando de oportunista e interesseiro.

Com a grande quantidade de ataques negativos, um novo stories publicado por White Shadow no Instagram veio para deixar as expectativas de alguns no nível quase zero.

”Sem mais conversas sobre o 'ARTPOP'. Oficialmente acabou para mim. Não me perguntem sobre ele. Não falem comigo sobre ele.”


Infelizmente, após o ocorrido, White Shadow removeu todas as publicações relacionadas a comemoração de 10 anos de ”ARTPOP” de seu perfil e parou de mencionar qualquer possibilidade.

Apesar da decisão, em agosto alguns fãs realizaram um vídeo em homenagem a ”ARTPOP” e o colocaram em exibição na ”Times Square”. O produtor comentou o feito em uma publicação no seu Instagram Story.


White Shadow, que possui uma tatuagem de ”ARTPOP” assim como Lady Gaga, ambas feitas na mesma época, mostrou com esses atos todo o carinho que possui pelo trabalho, mesmo já tendo colaborado com a cantora posteriormente, como na trilha sonora de ”Nasce Uma Estrela”, que foi um grande sucesso. Sua proatividade começou a ser vista por uma corrente de fãs como pedidos de atenção ou desespero, em uma tentativa de fazer uma narrativa na qual o produtor estaria implorando por este projeto, quando na verdade sua real intenção sempre foi dar aqui que muitos Little Monsters desejam: dar a "ARTPOP" sua tão merecida comemoração de 10 anos.

Até a publicação desta parte do especial, nenhuma comemoração foi citada oficialmente, mas alguns fãs têm se mostrado confiantes até novembro.


Clique aqui para ler sobre as UNRELEASEDS de "ARTPOP".


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Tradução por Bruno, DavidLuis198, Deborah Sant' Anna, Klara Gomes e Laíza Coelho.

Arte da capa por Lucas Marques.