E depois de uma pequena pausa, nós do RDT Lady Gaga trazemos de volta o especial Criações Haus of Gaga, relembrando os principais itens criados pela Haus Of Gaga - equipe criativa de Lady Gaga.

Em nossas 4 edições anteriores, apresentamos itens bem famosos da "Era The Fame" sendo eles o Disco Stick, o iPod LCD Glasses, o Disco Bra e o Crystal Glasses.

Nesta nova edição falaremos sobre duas peças bem conhecidas entre os Little Monsters: a ”Mácara Espelhada” e o ”Vestido Espelhado”.


CRIAÇÃO: MÁSCARA ESPELHADA
(MIRROR MASK)

Na edição #3 do nosso especial, falamos um pouco sobre o ”Disco Bra”, um item criado por Gaga em 2007 e que ficou bem conhecido por aparições em photoshoots, apresentações e shows. Este item foi uma grande inspiração para outras duas criações que iremos falar hoje. A primeira delas é a ”Máscara Espelhada”.

Reconheceu pelo nome? Todo Little Monster conhece bem este item. O objeto foi criado pela equipe da Haus tendo como base uma máscara comum, daquelas parecidas com as usadas no carnaval, porém revestida com ladrilhos de espelhos, muito semelhantes as ”disco balls”, de onde veio a inspiração. Para prender a máscara na cabeça, duas hastes parecidas com as de um óculos foram colocadas de cada lado com uma espécie de elástico ajustável.


A PRIMEIRA APARIÇÃO: POKER FACE

A primeira aparição da máscara ocorreu no videoclipe da canção ”Poker Face”, lançado no dia 29 de outubro de 2008. Porém, no dia anterior, Gaga utilizou a máscara em uma apresentação na festa de relançamento da versão revisada de seu primeiro álbum, "The Fame".

No clipe Gaga é vista saindo de uma piscina, já utilizando a máscara. Ela então a retira e joga em direção a câmera.

Uma das capas do single e o pôster oficial da turnê ”The Fame Ball” utilizaram fotos do clipe onde nossa Mother Monster aparece usando a ”Máscara Espelhada”.


APRESENTAÇÕES:

Após a sua primeira aparição no videoclipe em 2008, a máscara foi adicionada como item principal da ”The Fame Ball Tour” a partir de junho de 2009, no Glastonbury Festival. Gaga utilizava o acessório durante a canção de abertura, ”Paparazzi” adicionando um tom teatral, dramático e sombrio à interpretação. Antes de usar a ”Máscara Espelhada”, Gaga usava um óculos de sol Versace dos anos 90.


CRIAÇÃO: VESTIDO ESPELHADO
(MIRROR DRESS)

A primeira versão deste vestido, produzida pela Haus of Gaga em parceria com a empresa de figurinos Muto-Little Costumes foi apresentada durante o início da primeira turnê mundial de Gaga, a ”The Fame Ball”. O vestido tinha uma estrutura parecida com um espartilho e grande parte composta por um tecido preto com um formato largo nos quadris, uma espécie de “apoio para os braços”. Acoplado na frente do figurino havia uma espécie de triângulo retângulo, coberto por ladrilhos espelhados.


A PRIMEIRA APARIÇÃO:

Uma versão reformulada do vestido foi apresentada na fase de apresentações em festivais da turnê, tendo início em junho de 2009 no Glastonbury Festival. Toda a parte preta do vestido foi coberta por ladrilhos espelhados, tendo uma segunda saia de renda na parte de baixo e alças de silicone. Uma outra “variação” do ”Vestido Espelhado" foi apresentada no photoshoot realizado pela Slam Photography em 2009, no qual uma das fotos foi utilizada como promoção da ”The Fame Ball”.


APRESENTAÇÕES:

Durante a turnê ”The Fame Ball Tour”, logo após a abertura do show, Gaga começava a cantar ”Paparazzi” cercada por seis placas com relevos cobertos com papel metalizado. À medida que a música progredia, a cantora surgia em meio as "paredes" com seus dançarinos movendo cada uma das peças. Conhecidas como ”Mirror Walls” (Paredes de Espelhos), as peças foram criadas pelo Tom Talmon Studio em parceria com a Haus of Gaga e utilizadas durante todas as apresentações.


CURIOSIDADES:

Após o fim das apresentações da ”The Fame Ball”, Gaga não utilizou mais nenhum dos dois itens.

  • Uma réplica do "Vestido Espelhado” em sua primeira versão foi usado na série musical Glee pela personagem Rachel Berry (Lea Michele), em um episódio todo dedicado a nossa Mother Monster e também em algumas apresentações ao vivo do cast.


  • Para a primeira fase da "Monster Ball Tour” uma espécie de bodysuit espelhado foi criado pelo estilista filipino-americano Zaldy. A peça era acompanhada por um casaquinho com grandes ombreiras também revestidas de ladrilhos espelhados. Isso gerou grande nostalgia entre os Little Monsters que logo lembraram dos figurinos da turnê anterior.


  • Já em Enigma, sua residência em Las Vegas que teve início em dezembro de 2018, Lady Gaga surgia no início dos shows com um macacão completamente espelhado e um acessório para o olho esquerdo preso a um chapéu também cobertos por espelhos, produzidos por Lara Jensen e Tom Ford, uma clara referência ao início de sua carreira e aos acessórios "Máscara Espelhada” e ”Vestido Espelhado”.


Na próxima edição, falaremos sobre mais um item da Era The Fame repleto de curiosidades pra vocês. Quer ver a sua criação favorita aqui? Escreva sua sugestão nos comentários!

Relembre as edições anteriores:

Criações Haus Of Gaga - Edição #1: O Disco Stick
Criações Haus Of Gaga - Edição #2: iPod LCD Glasses
Criações Haus Of Gaga - Edição #3: Disco Bra
Criações Haus Of Gaga - Edição #4: Crystal Glasses

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.