Nesta quinta-feira (11), celebramos os 10 anos do lançamento de uma das músicas mais marcantes da carreira de Lady Gaga, o triunfante hino gay “Born This Way”, que rapidamente se tornou um dos maiores marcos na celebração da liberdade, igualdade e auto aceitação da sexualidade para a população de minoria política, cujos emblemáticos versos do refrão tornaram-se um slogan na luta por uma mudança política e cultural: “Estou no caminho certo, eu nasci assim.

Decorrido uma década desde o lançamento da referida música, é inegável sua contribuição e o impacto na massificação do discurso do orgulho LGBT entre jovens consumidores de música pop, de 10 anos atrás e até mesmo atualmente.

Porque como artista e como performer, como a pessoa que eles confiam para criar esse espaço de liberdade e escapismo, eu quero dar aos meus fãs nada menos que o melhor álbum da década. Não quero oferecê-los tendência. Quero oferecê-los o futuro. – Lady Gaga para a revista Vogue US.

Tanto é que a revista Billboard, em 2019, dedicou um artigo falando sobre como “Born This Way” foi uma das músicas que definiram a última década. Esta matéria você pode ler traduzida aqui no RDT clicando aqui.

A CAPA

As covers dos singles do álbum “Born This Way” foram fotografadas por Nick Knight, responsável por alguns dos ensaios mais memoráveis da época, como o de Jo Calderone. Nicola Formichetti e Frederic Aspiras também são creditados neste ensaio, respectivamente pela direção de moda, cabelo e perucas. Segundo o fotógrafo, este ensaio do álbum durou 15 horas seguidas.

Abaixo você confere a fotografia original da sessão fotográfica que se tornou a capa oficial do singleBorn This Way”:

Capa oficial do single "Born This Way"

Confira algumas das fotos do photoshoot.

Um dos elementos que mais chamou a atenção da mídia foram as próteses de látex formando chifres saindo de algumas partes de Lady Gaga, como nos lados da testa, nas maçãs do rosto e nos ombros. Estes elementos foram criados pela empresa Millennium FX, especializada em maquiagens para efeitos especiais e estiveram presentes durante uma grande parte da era “Born This Way.

Gaga comentou em diversas entrevistas, tanto ao vivo como para grandes revistas, que estes chifres sempre fizeram parte dela, são seus ossos, e aparecem quando ela está inspirada.

A capa oficial do single foi divulgada pela cantora em suas redes sociais no do dia 8 de fevereiro e prontamente recebeu diversas críticas. Algumas delas, você encontra abaixo:

ENTERTAINMENT WEEKLY

Gaga não parece quase animalística nessa foto? É — eu ouso dizer a palavra, especialmente depois que Perez a utilizou para descrever a arte, também — totalmente e completamente selvagem. E de verdade, você esperaria menos que isso? O cabelo de Gaga flutua como uma juba, e quase parece que você poderia encontrar a criatura que ela está encarnando em algum lugar da selva africana. Estou gostando muito. Agora, podemos apenas ouvir a música?

THE HOLLYWOOD REPORTER

A arte de Born This Way remonta as capas de álbum clássicas dos anos 80 (pense em Missing Persons, Roxy Music ou Duran Duran) ou até mesmo os anos 70.

O SINGLE

A faixa foi inicialmente planejada para ser lançada exclusivamente durante a performance de Gaga no Grammy em 2011, no dia 13 de fevereiro, como a cantora anunciou em suas redes sociais na madrugada do ano novo de 2011, como presente ao fãs. A publicação, feita através do Twitter, veio acompanhada da imagem que se segue abaixo: um photoshoot da Mother Monster seminua com uma jaqueta escrito Born This Way na parte de trás e o icônico símbolo de um unicórnio. Na perna da cantora está a tatuagem também de um unicórnio com o título do álbum escrito na faixa envolta do chifre.

No entanto, a cantora anunciou novamente através de sua conta no Twitter que a liberação do primeiro single de seu próximo álbum estava sendo antecipada para a sexta-feira 11 de fevereiro daquele ano, dia este que completou 1 ano do suicídio do estilista e seu amigo, Alexander McQueen.

Não consigo mais esperar, o single sairá na sexta.

PRODUÇÃO

Escrito por Lady Gaga e Jeppe Laursen, a faixa foi produzida por Fernando Garibay e Paul Blair (conhecido como Dj White Shadow), enquanto a cantora ainda estava em turnê com a “The Monster Ball Tour”, em 2010.

O lead single do álbum Born This Way nomeia o então recente trabalho de estúdio de Gaga justamente por melhor representar a ideia e a mensagem do disco: amor, liberdade e autoaceitação. Visto sua mensagem voltada para o amor próprio, em especial de pessoas "gay, straight, or bi, lesbian, transgendered life", é que Elton John diz que é a música mais gay que ele já tinha ouvido.

Esta inclinação de Lady Gaga em usar da arte para passar uma mensagem humanitária pode ser vista desde o início de sua carreira, em que a artista sempre expressou sua vontade de ajudar o outro com suas músicas. No episódio 8 do GAGAVISION, uma série de vídeos produzidos pela equipe da cantora mostrando os bastidores de alguns acontecimentos na vida da artista, ela comenta que não é sobre [ter] coisas, é sobre a mente, o coração, ser apaixonado por si mesmo, numa espécie de vaidade num sentido positivo.

Em matéria publicada, a Billboard reproduziu a fala de Fernando Garibay sobre a preocupação da artista em dar voz a seus fãs, preocupação esta que se realizou em 2011:

Ela falava sobre como eles precisavam ter uma voz, e alguma ação, qualquer coisa que pudéssemos fazer. Nós percebemos que poderíamos fazer algo através da música.

Em diversas entrevistas, Lady Gaga já falou sobre seu processo criativo para a música, como e quanto tempo ela leva para escrever uma música, além de ressaltar também que trabalha juntamente dos demais produtores em cada etapa de criação. Desta forma, não é de se estranhar quando a artista comenta em escrever músicas em questão de minutos.

No episódio 43 do GAGAVISION, Gaga comenta que as faixas de seu novo disco foram escritas numa média de 15 minutos cada, numa espécie de “vômito”, nas palavras da artista. Quanto ao lead single, a Mother Monster comentou, em entrevista ao programa Larry King Live que os versos desta música lhes foram dados por Deus:

O refrão veio a mim, eu juro, eu nem escrevi. Eu acho que Deus jogou em cima de mim.

Na elaboração da letra de "Born This Way", a intérprete de "Shallow" revelou ter levado apenas 10 minutos, como ela comenta em entrevista para a edição de março de 2011 da revista Vogue norte-americana:

Eu escrevi a música em dez minutos e é uma música com uma mensagem completamente mágica. Depois que eu a escrevi, os portões se abriram e as músicas continuaram vindo. Foi como se fosse uma gravidez imaculada.

Mas certamente uma das histórias mais comentadas pelo público geral foi uma declaração presente na edição de maio de 2011 da revista Harper's Bazaar, na qual Gaga falou que a música foi escrita pelo falecido estilista Alexander McQueen através dela, numa espécie de psicografia. Confira o que disse à artista ao jornalista de moda Derek Blasberg:

Acho que ele planejou tudo: Depois que ele morreu, eu escrevi 'Born This Way.' Acho que ele está lá no céu com cordas fashion em suas mãos, manipulando e planejando tudo isso. Quando ouvi a música, eu sabia que ele havia planejado tudo. Eu nem escrevi a música. Ele que escreveu!"

Em outros momentos, como em entrevista ao Fuse, Gaga falou sobre alguns dos significados da canção, algumas você pode ler a seguir:

Justiça social é uma das coisas mais primordiais que eu penso diariamente. E pensando agora que eu tenho essa voz o que é que eu quero dizer [...]. Eu acredito que a comunidade LGBT nasceu assim. Não acredito que seja uma escolha. Não acho que aqueles da comunidade devem ser tratados com menos valor pelo governo ou religião. Estes são problemas que eu absolutamente ataco com Born This Way, e com esta música em particular.

Mas, o mais importante ainda é que o que eu gostaria de desafiar a todos a pensarem com uma música como Born This Way é que não é apenas sobre a comunidade LGBT, é sobre todos. E nós não precisamos criar divisões quando se trata de justiça social. Vamos, todos, nos unir. Vamos lutar por igualdade. Igualdade não pode ser alcançada se for lutado de forma diversa. Born This Way é sobre isso.

Em outro momento, para a edição de fevereiro de 2011 da revista Billboard, Lady Gaga comentou:

Eu [Lady Gaga] disse: Eu quero escrever meu álbum de liberdade. Quero escrever meu hino de isso-é-quem-eu-sou”, mas eu não queria que ficasse escondido em feitiçaria poética e metáforas. Queria que fosse um ataque, uma agressão ao tópico, porque eu acho, especialmente na música atual, que tudo fica um pouco exagerado, às vezes, e a mensagem fica escondida na jogada lírica.

No vídeo abaixo, você pode conferir nossa Mother Monster falando sobre a mensagem que quis transmitir em sua música para e sobre seus fãs:

Born This Way, de muitas maneiras, é sobre como vemos o futuro. Neste momento, estamos num momento à deriva. Não temos certeza para onde devemos ir ou o que devemos entender ou replicar ou imitar, então estamos à deriva no espaço em direção à luz e Born This Way nos diz que a luz está dentro de nós e para seguir a si mesmo.

Born This Way, quando eu comecei a escrever era para ser uma música sobre revolução e liberdade e falta de preconceito e quando eu comecei a criar os visuais para ela eu pensei muito sobre meus fãs e de muitas maneiras são os monsters que criaram o imaginário e isso é porque eles são uma raça em sua própria maneira em seu próprio ser eles são raça dentro da raça da humanidade. Meus fãs não têm preconceito, eles celebram a todos, eles celebram a vida e eu pensei que este mundo que criamos juntos na Monster Ball deveria se tornar universal, deveria expandir e os monsters deveriam dominar o mundo.

Abaixo você também pode conferir a fala de alguns dos produtores bem como de pessoas que trabalharam lado a lado de Lady Gaga durante a produção do lead single de seu terceiro álbum.

Vincent Herbert:

Ela fez músicas que irão emocionar as pessoas. A música ‘Born This Way’ tira seu fôlego. É como se todas as pessoas de 3 a 103 anos conseguissem se relacionar com a música. Acho que ela fez o Thriller do século 21.

Fernando Garibay:

Ela não precisa de alguém para escrever um hit. Muitas vezes, é 100% ela. Ela é generosa o suficiente para dar aos produtores que trabalharam no álbum uma porcentagem da composição pela produção, e seja lá quais contribuições oferecemos no arranjo ou em recomendações líricas aqui e ali.

50 versões dessa música haviam sido feitas até o momento. A música significava mais que só: 'Isso pode ser um momento importante na história do pop?', foi mais para: 'Isso pode criar mudança?'. E para se criar mudança, o conteúdo precisava ser espetacular'.

Dave Russell:

Normalmente os singles aparecem no fim do projeto de um álbum, e nesse caso aqui foi 'Born This Way’ guiando como pioneira do álbum', ele diz. 'Houve um senso de valentia quando se tratou de escrever algumas dessas músicas'.

Dj White Shadow:

Um dos produtores da música, Dj White Shadow, que revelou ter à época 150 versões da faixa “Born This Way”, elogiou Gaga em entrevista para a Billboard pela criação do lead single:

Ela conseguiu. Ela surgiu com a ideia, ela escreveu. Ela é um gênio. Gravamos ao redor do mundo, na estrada, onde estivesse disponível. Soa exatamente como parece, mas não da forma que você pensa, até ouvi-la.

Para o site E! Online, o DJ falou:

Para mim, eu acho que de todas as músicas que já fiz em toda a minha vida, essa é a música mais importante que participei. Todas as vezes que a ouço, fico tipo, 'Porr*, isso é incrível.'

Elton John:

Outro grande nome da música que também elogiou bastante “Born This Way” foi o cantor Elton John, grande amigo da cantora:

Ela e eu viemos exatamente do mesmo lugar. Ela é meio que a filha bastarda de Elton John. Eu a amo, e amo sua habilidade de escrever. Há uma chance de eu fazer uma música com ela, mas ela está tão ocupada e eu estou tão ocupado que nunca conseguimos nos encontrar! Mas seu álbum – é espetacular. ‘Born This Way’, que é a música título, irá acabar completamente com 'I Will Survive’, de Gloria Gaynor. Essa é a nova 'I Will Survive.' Esse era o hino gay. Born This Way é o novo hino gay. Na verdade, não é um hino gay – pode servir para qualquer pessoa.

OS PRIMEIROS TRECHOS

Os rumores de que Lady Gaga estaria na criação do álbum Born This Way surgiram em meados de 2009. Mas foi em 2010 que os boatos foram se confirmando e logo surgiram as primeiras informações a respeito do primeiro single, que seguiria uma tendência mais política, de acordo com a mensagem do álbum.

Em 27 de janeiro de 2011, após os Littles Monsters terem colocado no trending topics mundiais do Twitter a hashtag “#bornthiswaylyrics” a artista divulgou a letra completa em sua rede social.

O link anexado ao post pela cantora redireciona para a letra completa da canção, liberada completa e exclusivamente pela primeira vez ao público.

E foi no Video Music Awards de 2010 que Lady Gaga apresentou ao mundo um trecho de seu próximo e tão aguardado single, a faixa-título “Born This Way”, ao ganhar o prêmio mais importante da noite da premiação, Video of The Year por “Bad Romance”, utilizando seu vestido mais comentando até hoje, o meat dress, e recebendo a estatueta por ninguém mais ninguém menos que Cheer. A-TEM-PO-RAL!

Prometi que se eu ganhasse este [prêmio] hoje à noite eu anunciaria o nome da minha nova música. Se chama “Born This Way”.

E às 6 horas da manhã do dia 11 de fevereiro de 2011 Lady Gaga liberava seu tão aguardado gay anthem.

Abaixo, o trailer utilizado na divulgação.


CONQUISTAS

A canção “Born This Way” estreou na posição #1 no * Billboard Hot 100*, fazendo história, mais uma vez, ao se tornar a milésima (1000) canção a atingir o topo da parada mais importante de música dos Estados Unidos, desde a criação do chart, permanecendo nesta posição por seis semanas.

Além disto, a faixa também atingiu tal marca em mais de 25 países, e também quebrou o recorde da plataforma de venda de música da Apple, o iTunes, ao se tornar a faixa digital mais vendida em pouco tempo, com mais de 1 milhão de cópias vendidas em apenas 5 dias.

Em entrevista para a edição de fevereiro de 2011 da Billboard, Gaga comentou sobre este fato:

Estou tão honrada e emocionada pela recepção de ‘Born This Way.’ Tem sido transformador para mim como artista, e entre a Billboard e os #1 internacionais e os números das rádios… Eu não poderia ser mais abençoada em ter os fãs que tenho... Em ser o 1000º no.1 da Billboard… seria bobo não dizer que é a maior honra da minha carreira.

Outras conquistas da música:

Na Radio Songs, o chart Hot 100 das rádios, “Born This Way” estreia no No. 6 com uma audiência de 78.5 milhões em sua primeira semana.

Essa é a maior reverência e a maior estreia de uma música desde que a contagem começou a incorporar todos os formatos de rádio em dezembro de 1998.

Maior debut de uma artista feminina nas vendas digitais da semana, com 448,000 vendas, quebrando o recorde anterior pertencente à cantora, Britney Spears com 411,000 de vendas por “Hold It Against Me”.

Foi a 19ª música a debutar em #1 na Hot 100

A chegada de “Born This Way” bateu o recorde anterior de estreia na Radio Songs, estabelecido quando “All for You” de Janet Jackson subiu para #9 com 70 milhões em 2001.

CRÍTICAS

A recepção crítica da faixa “Born This Way” foi, no geral, positiva. No entanto, a canção foi atacada por alguns governos, como a Malásia, que proibiram a canção de ser reproduzida por causa de sua mensagem em prol da causa LGBT e por grupos de fanáticos religiosos. Palavras como “gay, lesbian” ou até mesmo a menção da palavra “Deus” foram usados como apontamentos de uma blasfêmia ou de um tabu naquela determinada região ou comunidade.

Todavia, a crítica especializada avaliou positivamente a música. E alguns destes elogios você pode conferir a seguir:

BILLBOARD

A faixa – escrita por Gaga e produzida pelo DJ White Shadow e Fernando Garibay – é um hino instantâneo da pista de dança que casa grandes batidas com os vocais poderosos e inconfundíveis de Gaga, além da letra explícita sobre raça e sexualidade.

‘’Born This Way" é gigante em todos os aspectos: é um single gigantesco com uma batida pulsante e uma mensagem sobre amar você mesmo que é destinada a lotar as pistas de dança e explodir em carros, computadores e rádios nas próximas semanas.

THE WASHINGTON POST

O hit mais sem remorso de Lady Gaga é também uma das contribuições mais culturalmente influentes à teologia da sexualidade humana. “Born This Way” é o hino dos cristãos LGBT que estão faltando no canto da sua igreja.

THE GUARDIAN

Born This Way é um hino pulsante, quase disco que vai crescendo até o refrão cair com o peso de um vestido de carne descartado. Liricamente, é sobre amar você mesmo seja lá quem você for, e sobre "não ser uma drag, ser apenas uma rainha".

FORBES

Falando sério, Born This Way tinha que ser o maior e melhor hino já escrito — segue a fórmula com precisão. Um hino que fala com qualquer pessoa no planeta--gay, hétero, bissexual ou transgênero— e implora para que essas pessoas cantem e sejam rainhas?

DEPOIMENTOS

Depois do lançamento e do enorme sucesso, não só comercial como também em relação à mensagem transmitida tão fortemente em seus versos: “Don't hide yourself in regret, Just love yourself and you're set, I'm on the right track, baby, I was born this way”, Gaga e sua mãe, Cynthia Germanotta, criaram, em 2012, a **Born This Way Foundation, no intuito de apoiar a saúde mental dos jovens a fim de criar um mundo mais amável e corajoso.

Um dos casos de maior repercussão na fã base à época foi o suicídio do Little Monster Jamey Rodemeyer, que tirou sua própria vida porque sofria bullying por sua sexualidade. Antes do fatal acontecimento o jovem deixou uma mensagem em vídeo para os fãs e para a Mother Monster.

Lady Gaga me faz tão feliz. Ela me fez saber que eu nasci assim. Este é meu conselho dela para você: você nasceu assim. Agora o que você tem que fazer é manter sua cabeça erguida e você vai longe, porque isso é tudo o que você precisa fazer: ame-se e você ficará bem.

No iHeartRadio Gaga prestou homenagem a Jamye:

Outros Littles Monsters falaram sobre suas experiências de vida quanto ao bullying que sofriam por serem quem são e o impacto da música “Born This Way” em suas vidas. Abaixo você confere o depoimento de alguns:

TIM COX:

Eu desmoronei. Eu estava histérico de alegria, emoção — apenas me deixei levar completamente pela música. Tenho a assinatura dela ... tatuada em meu braço, em cima de uma cicatriz de uma tentativa de suicídio. Porque não é você que está dizendo mais. Alguém está te defendendo. E está em uma música que está tocando sem parar nas rádios, que todo mundo está falando sobre. De repente, a ideia de que você nasceu assim e não pode mudar quem você é não é somente algo que você sente: é algo que o mundo inteiro está sendo forçado a entender. Daqui cinquenta anos, quando ela não estiver mais cantando, eu não ficaria surpreso se a música pela qual ela será mais lembrada for 'Born This Way.'

RYAN LEE JOHNSON:

As pessoas frequentemente me perguntam “Por que Lady Gaga é sua artista preferida?” e eu encontro dificuldade em arranjar palavras para responder […]. Como Gaga, me sentia alienado por meus colegas por ser eu mesmo. Eu sabia desde muito pequeno que eu era diferente, simplesmente porque eu era homem e gostava de outros homens. Na escola eu era confuso sobre minha sexualidade. Me sentia um alien com grandes manchas roxas. O que torna Gaga significativa é a maneira habilidosa que ela passa suas mensagens dentro da sua música, particularmente em seu terceiro álbum Born This Way. O título diz tudo. Aquele álbum é minha bíblia. Quando estou pra baixo ou triste, eu coloco aquele álbum para tocar para me relembrar que a vida vale a pena. Músicas como “Hair” e “Born This Way" levantam meu espírito. Aquelas músicas são um lembrete constante de que temos alguém lutando por nós e por nossa identidade, nossos direitos e liberdade.

WILL NASCIMENTO:

Em 2014 o Little Monster brasileiro Will Nascimento publicou uma carta de despedida no Littlemonsters.com. No entanto, algo que talvez o fã não esperava fosse uma resposta da própria Lady Gaga. Confira:

WILL:

Então... Adeus! Eu não sei se consigo. Eu tento ser divertido, amigável e sorridente, mas não consigo. Passar pelo o que eu passo, ouvir o que eu ouço não é bom e eu não desejaria isso nem ao meu pior inimigo. Os últimos dois anos da minha vida têm sido um verdadeiro inferno. Desde que eu me assumi para a minha mãe, ela vem dizendo coisas horríveis para mim. Sou chamado de drogado, prostituto, promíscuo, sujo, demoníaco e sou condenado ao inferno todos os dias... Pelas pessoas que mais amo na minha vida! Minha família inteira me aceitou, mas minha mãe evangélica e extremamente religiosa não aceitou. Ela esfrega a bíblia na minha cara sempre que pode e isso faz com que eu me sinta mal.

Eu não sei se aguentarei muito mais tempo. Realmente não sei. Eu já realizei muitos de meus sonhos. Eu não vou viver completamente feliz, mas eu sei que partirei com a lembrança da Gaga cantando meu nome durante a performance de ‘Alejandro’ na ‘Born this way ball’ no Rio de Janeiro. Monsters, talvez esse seja meu último post aqui, então... adeus! Eu amo todos vocês e te amo muito, Gaga!”.

GAGA:

Não se atreva! Olhe para esse rosto lindo! E qualquer tristeza pode mudar. Mas você precisa trabalhar para isso. Converse com aqueles que te apoiam e fique conosco nesse site. Nós PRECISAMOS DE VOCÊ. Eu preciso de você. Sem você eu perderia uma parte do meu coração. Eu te amo, monster, outras pessoas às vezes podem não ter compaixão. Não se sinta mal, sinta-se mal por eles.

PERFORMANCES MEMORÁVEIS DE “BORN THIS WAY”

O videoclipe de “Born This Way” foi lançado em 27 de fevereiro. Dirigido pelo fotógrafo Nick Knight, o vídeo ficou pronto em 2 duas, e teve suas gravações iniciadas em 22 de janeiro de 2011. O RDT fez um especial sobre o vídeo e você conferir clicando aqui.

A primeira performance de “Born This Way” na Monster Ball:

No dia 13 de fevereiro Lady Gaga chegava dentro de um ovo em seu segundo ano no Grammy. Nesta noite a cantora ganhou os prêmios e Melhor Clipe, por “Bad Romance”, e Best Pop Vocal Album, com “The Fame Monster”.

Louvemos

EXTRAS

Em 25 de março Lady Gaga lançou “Born This Way (The Country Road Version)”, como agradecimento aos fãs por ser a primeira pessoa a alcançar os 9 milhões de seguidores no Twitter. Esta é uma das 50 versões que Fernando Garibay comentou.

Em abril a faixa foi disponibilizada no iTunes como single promocional, e uma parte do dinheiro arrecadado com as vendas foi destinado à GLSEN, instituição que promove a educação inclusiva de jovens LGBT.

Em 9 de fevereiro de 2011, após a disponibilização da letra completa de “Born This Way”, Justin Bieber, James Blunt juntamente da apresentadora Ellen DeGeneres fizeram sua versão da faixa, imaginando como seria a canção:

Uma outra versão de “Born This Way” também foi disponibilizada, com alterações profundas na letra, no ritmo e na musicalidade em relação à versão oficial comercializada.

O seriado Glee fez um episódio titulado “Born This Way”, em português, “Nascido Assim”, em homenagem à música:

Disco vinil do single

Born This Way” possui dois álbuns de remixes. Nas capas foram adicionados os títulos “Remixes part. 1” em cor rosa e “Remixes part. 2”, em amarelo. Confira:

Remixes pt. 1

Remixes pt. 2

Na época, em 2011, a loja online do site de Lady Gaga disponibilizou alguns produtos para a venda, servindo de marketing para o single:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Arte da capa por Lucas Marques.