Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, mundialmente no dia 21 de outubro. Por isso, convidamos um colaborador de longa data, Lucas Alvarenga, para fazer uma resenha sobre o álbum e compartilhar com os nossos leitores.

Ao longo do mês de novembro, postaremos as análises feitas por ele, de cada canção do álbum Joanne:

1- Diamond Heart
2- A-YO
3- Joanne
4- John Wayne
5- Dancin' In Circles
6- Perfect Illusion

Lembramos que essa análise não representa a opinião do RDT ou da Lady Gaga. Esta é uma opinião pessoal do Lucas e pode não condizer com as reais influências das canções. Sinta-se a vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

A-YO

A-YO é uma daquelas músicas com atributo extremamente sexual, mas que também fala sobre outra coisa. Nesse caso, é sobre sua relação com o público.

VERSO 1

I can't wait to smoke them all
(Eu mal posso esperar para fumar todos eles)
Whole pack like Marlboro
(O maço todo como um Malboro)
Blow it in your face, Blow it in your face
(Baforar na sua cara, baforar na sua cara)
Blow it in your, blow it in your face
(Baforar na sua, baforar na sua cara)

I can't wait to rev you up
(Eu mal posso esperar para te animar)
Faster than you can say "Ferrari"
(Mais rápido do que você consegue dizer "Ferrari")
Tearin' up the gravel, Watch you unravel
(Quebrando o concreto, te vendo ficar maluco)
Now it's a party
(Agora é uma festa)

Hey, I can't wait to cast my spell
(Eu mal posso esperar para jogar o meu feitiço)
Which one, you'll never tell
(Mas você nunca saberá qual é)
'Cause I got it covered
(Porque eu já tomei conta disso)
City gravy southern
(Com um molho de uma cidade do sul)
Got you drippin' like no other
(Te faço ficar pingando mais do que ninguém)

Do ponto de vista sexual, Gaga retrata, na primeira estrofe, sua vontade de estar com e de conquistar seu amante. Ela quer, bem ao pé da letra, fumar e soprar a fumaça na cara dele, fazer movimentos de rotação (rev — rotações por minuto, atributo típico de carros) mais rápido do que seu amado possa dizer Ferrari (percebe-se aqui um jogo de palavras) e sacudir o chão com esses movimentos, enfeitiçando-o com um encantamento.

Do ponto de vista em sua relação com o público, é sobre sua presença nos palcos, apresentando-se — e mais especificamente, até uma descrição de sua performance de A-YO, nos palcos — em que ela gira, faz movimentos como estivesse fumando, pula e se joga no chão.

VERSO 2

I can't wait to blaze for real
(Eu mal posso esperar para queimar)
Track burns like a road rail
(Marcas de pneu como as de um trator)
Spin it in your face, Spin it in your face
(Girá-los na sua cara, girá-los na sua cara)
Play it in your, play it in your face
(Tocá-los na sua, tocá-los na sua cara)

Can't wait to get you shook up
(Mal posso esperar para te afetar)
Faster than you can try to hate it
(Mais rápido do que você pode tentar odiar)
You can try to hate it, You can try to hate it
(Você pode tentar odiar, pode tentar fingir)
But baby, I laced it
(Mas, baby, eu já tomei providências)

A segunda estrofe, do ponto de vista sexual, fala sobre sua vontade de arder em chamas — blaze for real — e chocar seu amado na cama, ao fazer algo inusitado como "cuspir na sua cara", "mais rápido do que ele possa odiar".

Por outro lado, é uma cutucada nos haters que adoram julgá-la por suas ações, músicas, entrevistas ou performances. Ela adora e mal pode esperar pra chocá-los mais uma vez, sem dar-lhes tempo de odiá-la. Ela também realça sua auto-confiança, pois apesar deles poderem tentar odiar ou fingir que não gostaram, ela sabe que mandou bem.

REFRÃO

Get off on me
(Desconte em mim)
My body's got you pleadin'
(Meu corpo te faz implorar)
Light me up and breathe in
(Me acenda e me respire)
Mirror on the ceilin'
(Espelho do teto)

A-YO, A-YO
(A-YO, A-YO)
We smokin' 'em all
(Estamos fumando todos eles)

O refrão, por fim, fala primeiramente do prazer e êxtase da relação, comparando-se a um cigarro que provoca prazer ao fumante. "Desconte em mim, meu corpo te faz implorar, me acenda e me respire, espelho no teto" - espelhos no teto são tipicamente usados por casais para apimentar a relação, enquanto eles se veem transando, enquanto o "get off on me" faz alusão ao orgasmo eminente.

Vendo pelo lado da sua relação com o público, é preciso ter em mente que cigarros são vistos como sujos e, principalmente, únicos – após fumados, são descartados. Isso é uma alusão da relação que o púbico tem perante ela: que ela é irrelevante e sem talento, descartável como um cigarro queimado – uma "One Hit Wonder" (Artista de Apenas 1 Hit). Por isso, no refrão, ela diz pros haters se entregarem, pois apesar dela entregar algo de qualidade – "meu corpo te faz suplicar" -, eles são relutantes em se entregarem.

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa