Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, mundialmente no dia 21 de outubro. Por isso, convidamos um colaborador de longa data, Lucas Alvarenga, para fazer uma resenha sobre o álbum e compartilhar com os nossos leitores.

Ao longo do mês de novembro, postaremos as análises feitas por ele, de cada canção do álbum Joanne:

1- Diamond Heart
2- A-YO
3- Joanne
4- John Wayne
5- Dancin' In Circles
6- Perfect Illusion

Lembramos que essa análise não representa a opinião do RDT ou da Lady Gaga. Esta é uma opinião pessoal do Lucas e pode não condizer com as reais influências das canções. Sinta-se à vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

Perfect Illusion

O título da música foi explicado pela própria Gaga e esclarece muito sobre:

“Eu acredito que muitos de nós se perguntam por que há tantas coisas falsas ao redor de nós. Como nós navegamos através das redes sociais? Como nós olhamos para essas imagens que sabemos que estão com filtros e discernimos o que é realidade e o que é uma perfeita ilusão? Há muitas coisas na internet que não são reais e eu acho que as pessoas se sentem pressionadas a trazer essas ilusões pessoais para a realidade. Por isso, essa música é uma rebelião contra isso, é sobre restabelecer a conexão humana.”

Como de costume, a música pode ser interpretada de muitas formas: além do ambiente virtual, pode tratar-se de um relacionamento que não deu certo, de sua relação com a mídia após a repercussão negativa que o ARTPOP recebeu, da sua relação com seu antigo empresário, ou todos esses fatores juntos (o que é mais provável).

VERSO 1

Tryin' to get control
(Tentando manter o controle)
Pressure's takin' its toll
(A pressão começa a fazer efeito)
Stuck in the middle zone
(Presa na zona neutra)
I just want you alone
(Eu só quero você sozinho)
My guessing game is strong
(Meu jogo da adivinhação é bom)
Way too real to be wrong
(Muito real para estar errado)
Caught up in your show
(Me iludi com o seu show)
Yeah, at least now I know
(Ao menos agora eu sei)

Dito isto, a primeira estrofe pode ser vista de várias formas ("Tentando manter o controle, mas a pressão demanda um preço, parada no meio, eu só te quero sozinho"):

– Pode tratar da forma como a sociedade nos pressiona a parecer perfeitos, assim como aparentamos na internet com o uso de filtros, photoshop, e até mesmo que nos espelhemos na forma e no padrão que nos é imposto.

– Pode abordar o começo de um relacionamento no qual ela quer se aproximar da pessoa e ter um tempo sozinha com ela para poder realmente conhecê-la e saber quem ela – sem filtros, sem o anonimato de um perfil.

– Pode tratar de um relacionamento com problemas que está estagnado e pelo qual ela busca uma solução.

O final dessa estrofe é quando ela percebe que se trata de uma ilusão: a pessoa do outro lado da internet, ou a pessoa com a qual ela se relacionou, não é o que ela ou a própria pessoa idealizou de si mesma; o que se esperava não é o que a realidade mostrou-se ser. Em outras palavras, criou-se expectativa sobre algo que não se concretizou, e por isso a música também pode ser vista como que direcionada aos eventos que ocorreram durante o álbum ARTPOP.

Um aspecto que reforça essa hipótese é um trecho de outra entrevista em que Gaga falou sobre a música:

“Com Perfect Illusion, de certa forma retrata como é ser eu: tentar ser humano e ser uma estrela, por mais estranho que isso possa soar, porque algumas pessoas me veem como uma perfeita ilusão. A verdade é que é muito difícil ter uma conexão humana com pessoas que eu não conheço [fãs], porque eles sentem que estão olhando para uma imagem que pertence a outro mundo. Eles já viram tantas imagens de mim, e eu já os mostrei tantas imagens minhas, que de certa forma eu me tornei uma ilusionista. Então, o que eu tenho feito nos últimos anos é pensado em como criar um álbum que se conecte as pessoas num nível humano, fazendo-as entenderem que eu não sou um alien, que eu passo pelos mesmos problemas diários que eles.”

Como pode se ver, o álbum tem o intuito de humanizá-la, ou seja, mostrar que ela possui qualidades e defeitos, sucessos e falhas, e ARTPOP está incluso nessa jornada.

VERSO 2

I don't need eyes to see
(Eu não preciso de olhos para ver)
I felt you touchin' me
(Eu senti você me tocar)
High like amphetamine
(Como se estivesse louca de anfetamina)
Maybe you're just a dream
(Talvez você seja só um sonho)
That's what it means to crush
(É isso que significa despedaçar)
Now that I'm wakin' up
(Agora que estou acordando)
I still feel the blow
(Eu ainda sinto a pancada)
But at least now I know
(Mas ao menos agora eu sei)

O segundo verso busca descrever o gênese dessa ilusão: anfetaminas são substâncias capazes de aumentar a sensibilidade ao toque, e por isso ela diz que toda essa situação se assemelha ao uso da droga – ela não precisa enxergar porque ela pode sentir-se sendo tocada. Essa sensação do toque, entretanto, pode ser tão mal-interpretada quanto meramente uma alucinação, levando-a a se perguntar se tudo não passaria de um sonho.

Quando o êxtase e a euforia do evento passaram (mais uma vez: ou quando a euforia do amor acabou, ou quando você tem a oportunidade de conhecer a pessoa por trás do perfil online), assim como o efeito da anfetamina, ela pôde acordar pra realidade e perceber que tratava-se de uma ilusão, descrita pelo esmagamento ("That's what it means to crush") e o golpe ("I still feel the blow") que levou.

PONTE

Where are you?
(Onde está você?)
Cause I can't see you [It was a perfect illusion]
(Porque eu não consigo te ver [(Foi uma ilusão perfeita])
But I feel you watchin' me
(Mas eu sinto você me olhando)
Dilated, falling free
(Dilatada, em queda livre)
In a modern ecstasy
(Em um êxtase moderno)
Where are you?
(Onde você está?)
Cause I can't see you [It was a perfect illusion]
(Porque eu não consigo te ver [(Foi uma ilusão perfeita])
But I feel you watchin' me [Mistaken for love]
(Mas eu sinto você me olhando [Confundido com amor])
Dilated, falling free
(Dilatada, em queda livre)
In a modern ecstasy
(Em um êxase moderno)

A ponte aborda como mesmo perto/próximos e podendo sentir o toque, ela é incapaz de enxergá-lo, fazendo alusão de como a internet é capaz de nos distanciar da realidade. Por isso, ela compara essa situação a um ecstasy (tipo de anfetamina) moderno, e também diz sentir a vista dilatada, um efeito que algumas drogas podem causar à pupila.

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Milena Rodrigues