Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, mundialmente no dia 21 de outubro. Por isso, convidamos um colaborador de longa data, Lucas Alvarenga, para fazer uma resenha sobre o álbum e compartilhar com os nossos leitores.

Ao longo do mês de novembro, postaremos as análises feitas por ele, de cada canção do álbum Joanne:

1- Diamond Heart
2- A-YO
3- Joanne
4- John Wayne
5- Dancin' In Circles
6- Perfect Illusion

Lembramos que essa análise não representa a opinião do RDT ou da Lady Gaga. Esta é uma opinião pessoal do Lucas e pode não condizer com as reais influências das canções. Sinta-se à vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

John Wayne

INTRODUÇÃO

It's like, I just love a cowboy
(É que tipo, eu amo um cowboy)
You know
(Sabe)
I'm just like, I just, I know, it's bad
(Eu só, sabe, é ruim)
But I'm just like
(Mas eu só)
Can I just like, hang off the back of your horse
(Posso, tipo, andar na garupa do seu cavalo)
And can you go a little faster?
(E você poderia ir mais rápido?)

A música descreve sua fantasia e atração por homens estilo cowboys, sumarizada na introdução onde ela diz que ama cowboys, mesmo que isso seja algo ruim uma vez que eles são estereotipados como bad boys. De fato, ela está procurando por algo selvagem e perigoso.

VERSO 1

3 am, mustang speedin'
(3 da manhã, o Mustang correndo)
Two lovers, headed for a dead end
(Dois amantes em direção a uma rua sem saída)
Too fast, hold tight, he laughs
(Muito rápido, segure firme, ele ri)
Runnin' through the red lights
(Passando os sinais vermelhos)
Hollerin' over, rubber spinnin'
(Gritando alto, os pneus girando)
Big swig, toss another beer can
(Um gole grande, jogue outra latinha de cerveja)
Too lit, tonight, prayin' on the moonlight
(Muito animada, hoje à nooite, rezando à luz da lua)

No primeiro verso, ela retrata essa relação perigosa dois amantes dirigindo de madrugada em alta-velocidade, rindo e ultrapassando os sinais vermelhos enquanto bebem cerveja.

VERSO 2

Blue collar and a red-state treasure
(Coleira azul e um tesouro de estado vermelho)
Love junkie on a three-day bender
(Uma viciada em amor e chapada por 3 dias)
His grip, so hard, eyes glare
(Sua pegada, tão forte, olhos brilham)
Trouble like a mug shot
(Em apuros como em uma foto de cadeia)
Charged up, 'cause the man's on a mission
(Cheio de energia, porque ele está em uma missão)
1-2 ya, the gears are shiftin'
(1-2, ya, as marchas vão trocando)
He called, I cried, we broke
(Ele chamou, eu chorei, nós quebramos)
Racin' through the moonlight'
(Correndo à luz da lua)

O segundo verso, continua falando sobre essa relação selvagem. Gaga diz que está drogada de amor após uma bebedeira de três dias seguidos e percebe o problema brilhando nos olhos desse cowboy como os flashes das câmeras brilham durante um mug shot (foto tirada na delegacia após a prisão de um infrator).


PONTE

So here I go
(Então aqui vou eu)
To the eye
(Para o olho)
Of the storm
(Da tempestade)
Just to feel your love
(Apenas para sentir seu amor)
Knock me over
(Me derrube)
Here I go
(Aqui vou eu)
Into our love storm
(Entrando na nossa tempestade de amor)

Na ponte, ela fala sobre se entregar a esse amor e compara esse ato como ir para o ‘olho de um furacão’. Olho do furacão é uma expressão usada para designar um período em que uma tempestade se acalma, mas que não terminou, de fato pode piorar. Isso é uma referência em como o amor pendula entre períodos difíceis e conturbados e períodos de paz e calma.

Tendo essas informações em mente, agora podemos tentar entender sobre quem ela realmente fala: no começo do segundo verso, ela diz "blue collar and a red-state treasure"; blue collar é uma expressão usada pra caracterizar pessoas que fazem trabalhos manuais, como construtores, mineradores, carregadores, e bombeiros; "red-state treasure", ou seja, um tesouro vindo de um estado vermelho, é uma referência às posições políticas de cada estado norte-americano, sendo os vermelhos, republicanos, e os azuis, democratas. Essas informações são claramente mais uma alusão a Taylor Kinney, nascido na Pensilvânia – um estado vermelho – e cujo papel recente na TV é interpretar um bombeiro. Ao fim do segundo verso, Gaga diz "Ele ligou, eu chorei, nós terminamos", fazendo alusão ao término da sua relação com Taylor Kinney.

O título, por fim, é uma oposição com o nome Joanne, que apesar de serem escritas diferentes, são faladas do mesmo jeito. Conforme descrito na análise de Joanne, Gaga disse que sente como se o álbum estabelecesse o equilíbrio entre seu lado rebelde e o seu lado garota filhinha do papai. Por isso, as duas músicas estão próximas na tracklist do álbum, para contrabalancear tanto as melodias quanto o caráter lírico entre Joanne e John Wayne.

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa