Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, mundialmente no dia 21 de outubro. Por isso, convidamos um colaborador de longa data, Lucas Alvarenga, para fazer uma resenha sobre o álbum e compartilhar com os nossos leitores.

Ao longo do mês de novembro, começando por Diamond Heart, postaremos as análises feitas por ele, de cada canção do álbum Joanne:

1- Diamond Heart
2- A-YO
3- Joanne
4- John Wayne
5- Dancin' In Circles
6- Perfect Illusion

Lembramos que essa análise não representa a opinião do RDT ou da Lady Gaga. Esta é uma opinião pessoal do Lucas e pode não condizer com as reais influências das canções. Sinta-se a vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

Diamond Heart

O título da música é referência ao anel de noivado que Gaga recebeu de Taylor quando ele a propôs no dia dos namorados – um anel de diamante em formato de coração.

Young wild American
(Jovem americana selvagem)
Lookin' to be somethin'
(Procurando ser alguém)
Out of school go-go'n
(Saiu da escola e está 'go-go dancing')
For a hundred or two
(Por cem ou duzentos dólares)

A primeira estrofe da música traça um paralelo entre o sonho americano ("jovem, selvagem, americano, procurando ser alguém"), disseminado ao redor do mundo; e sua busca pela fama ao sair de casa aos 19 anos e trabalhar em bares como Go Go dancer, em troca de dinheiro.

Some asshole broke me in
(Um cuzão me quebrou)
Wrecked all my innocence
(Destruiu minha inocência)
I'll just keep go-go'n
(E eu vou continuar 'go-go dancing')
And this dance is on you
(E esta dança é por sua conta)

Este verso faz alusão aos abusos sexuais (verbais e físicos) que a cantora sofreu no começo da carreira como Go Go dancer ou no começo do contrato com a gravadora Def Jam. Apesar disso, ela afirma que continuará dançando e seguindo em frente.

One, five, ten, lay a million on me
(Um, cinco, dez, jogue um milhão em mim )
before the end of this song
(Antes do fim desta música)

O pré-refrão retrata a busca pelo sonho da fama – "Um, cinco, dez" são valores de gorjeta ofertados a artistas que tocam nas ruas e bares. Ao dizer: "Me dê um milhão’, ela revela que sonha grande em conquistar uma carreira muito maior.

Good thing I know what I'm worth
(É bom eu saber que eu valho a pena)
Want a good thing put the money down first
(Se quer algo bom, ponha o dinheiro na mesa antes)
Better get a good look baby
(Melhor dar uma boa olhada, baby)
'Cause soon I'm breaking out of here
(Porque logo, logo eu vou sair daqui)

A ponte da música traz de volta a esperança (e certeza) de conquistar algo muito maior. Ela fala com o interlocutor, que nesse caso é um cliente, que a está assistindo Go-Go-dançar, que ela quer ser paga antes se ele quiser ver alguma coisa boa (ela dançando), porque ela sabe seu valor. E finaliza dizendo para ele dar uma boa olhada, porque logo logo ela estará longe dali – saindo dos palquinhos de Go Go dance, em direção a estádios lotados mundo afora.

A cruel king made me tough
(Um rei cruel me fez durona)
Daddy's girl's never good enough
(A filhinha do papai nunca é boa o bastante)
I'll just keep go-go'n
(E eu vou continuar 'go-go dancing')
'Cause this dance is on you
(E esta dança é por sua conta)

A segunda estrofe, porém, retrata um pouco da sua relação com o pai – "Um rei cruel me fez durona, a filhinha do papai nunca é boa o bastante’. Em recente entrevista, Gaga disse que Joe Germanotta sempre foi muito protetor em relação a ela, a acusando de ser muito desafiadora, imprudente e uma garota má. Mais tarde, ela disse que percebeu que essa superproteção proveniente do pai é oriunda da perda precoce da irmã, Joanne.

Young, wild, American
(Jovem americano selvagem)
C'mon baby, do you have a girlfriend?
(Qual é, baby, você tem namorada?)

O refrão é composto de duas partes: os dois primeiros versos – "Jovem, selvagem, americano, você tem uma namorada?" – é uma referência a Taylor Kinney que tinha uma namorada quando a Gaga o conheceu. Inclusive, a ex do Taylor até declarou que esperava que ele não traísse a Gaga também.

Rain on me a million
(Jogue milhões em mim)
I'm not flawless, but I got a diamond heart
(Eu não sou perfeita, mas tenho um coração de diamante)

A segunda parte "Jogue em mim milhões, eu não sou perfeita mas tenho um coração de diamante", pode ser referência tanto a felicidade do relacionamento dos dois (a música pode ter sido composta antes do término), afirmando que apesar dela não ser perfeita, ela está em um relacionamento feliz; mas principalmente que apesar de algumas pessoas terem tentado colocar ela pra baixo (homens machistas, gravadoras que não viam seu potencial, relacionamentos passados ruins, críticos, separação/traição do seu empresário durante ARTPOP), ela conseguiu se manter forte e mesmo com as dificuldades, conquistar seu sonho.

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Kathy Vanessa