Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, mundialmente no dia 21 de outubro. Por isso, convidamos um colaborador de longa data, Lucas Alvarenga, para fazer uma resenha sobre o álbum e compartilhar com os nossos leitores.

Ao longo do mês de novembro, postaremos as análises feitas por ele, de cada canção do álbum Joanne:

1- Diamond Heart
2- A-YO
3- Joanne
4- John Wayne
5- Dancin' In Circles
6- Perfect Illusion

Lembramos que essa análise não representa a opinião do RDT ou da Lady Gaga. Esta é uma opinião pessoal do Lucas e pode não condizer com as reais influências das canções. Sinta-se à vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

Joanne

O título da música é uma referência à tia da Gaga, Joanne Stefani Germanotta, que morreu em 18 de dezembro de 1974, vítima de lúpus, com apenas 19 anos.

Gaga disse que a tia era pintora e poeta, e por isso ela sente a necessidade de continuar seu legado – de fato, Gaga inseriu um poema escrito pela tia no encarte do The Fame, e na época chegou a afirmar que sentia-se como se ela fosse a reencarnação da tia.

Recentemente, ela disse que a música é o pilar – o coração e a alma – do álbum, porque assim como Joanne é seu nome do meio, ela sente que o álbum também está bem no meio entre o seu lado rebelde e seu lado mais sereno da irmã do seu pai, mantendo-os em equilíbrio.

VERSO 1

Take my hand, stay Joanne
(Pegue minha mão, fique, Joanne)
Heaven's not ready for you
(O céu não está pronto para você)
Every part of my aching heart
(Cada pedaço do meu coração machucado)
Needs you more than the angels do
(Precisa mais de você do que os anjos)

REFRÃO

Girl, where do you think you're goin'?
(Garota, aonde você pensa que está indo?)
Where do you think you're goin'
(Aonde você pensa que está indo)
Goin', girl?
(Indo, garota?)

VERSO 2

If you could I know that you'd stay
(Se você pudesse eu sei que você ficaria)
We both know things don't work that way
(Nós duas sabemos que as coisas não funcionam assim)
I promised I wouldn't say goodbye
(Eu prometi que eu não diria adeus)
So I grin and my voice gets thin
(Então eu sorrio e minha voz afina)

Na primeira e segunda estrofe, junto ao refrão, são escritos do ponto de vista de alguém que conviveu com Joanne e não quer deixá-la partir para o céu, resistindo em aceitar sua morte, perguntando onde ela está indo e declarando que precisa dela por perto ainda mais do que os anjos precisariam.

Gaga, inclusive, disse que quando seu pai ouviu a música pela primeira vez, ele chorou e perguntou a ela como sabia exatamente como ele se sentia e o que ele tinha vontade de expressar.

PONTE

Honestly, I know where you're goin'
(Honestamente, eu sei aonde você está indo)
And baby, you're just movin' on
(E, baby, você está apenas seguindo em frente)
And I'll still love you even if I can't
(E eu ainda te amarei mesmo que não possa)
See you anymore
(Mais te ver)
Can't wait to see you soar
(Mal posso esperar para te ver voar)

A ponte, por fim, mostra o momento de aceitação da morte e partida da tia, quando Gaga declara que Joanne só está seguindo em frente e mal pode esperar pra vê-la subir ao céu, prometendo amá-la mesmo que não possa mais vê-la.

Lady Gaga lançou seu novo álbum, Joanne, que inclui as canções Perfect Illusion, Million Reasons e A-YO. Adquira nas lojas Fnac, Saraiva ou Livraria Cultura.

Acompanhe todas as notícias sobre Lady Gaga e seu novo álbum JOANNE, através do site RDT Lady Gaga e suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Milena Rodrigues