Iniciamos o mês de abril e, com ele, trazemos a segunda parte do nosso ESPECIAL #10AnosdeARTPOP.

Após percorrermos pelo início da concepção do disco, as ideias iniciais, seu conceito e todo o processo que envolveu a transição das Eras, chegamos ao ponto derradeiro com o cancelamento da “Born This Way Ball Tour” que foi um divisor de águas na carreira de Lady Gaga.

Na segunda parte do nosso grande especial, focamos na criação do disco, a participação de antigos e novos produtores e o grande e tão esperado lançamento do disco.

Preparados?

"I just love the music, not the bling."


CRIAÇÃO

Após o comunicado oficial sobre a lesão de Gaga, as incertezas sobre o que seria da nova Era tomaram conta dos fãs. A cantora se afastou imediatamente dos palcos e também das redes sociais. A cirurgia do seu quadril havia sido marcada e uma grande apreensão estava formada.

A mídia tentava a todo custo informações e imagens da cantora, que foi flagrada algumas vezes em uma cadeira de rodas a qual ela chamou de Emma. Naquele momento sua saúde e privacidade estavam em primeiro lugar.


A cirurgia para tratar uma lágrima labral do quadril direito foi realizada no dia 20 de fevereiro e foi um grande sucesso. Joe Germanotta foi até as redes sociais e confortou os fãs sobre o procedimento e o estado de Gaga.

"Loops deu seus primeiros passos. Era como se a lua caminhasse até mim."


No dia seguinte, nossa Mother Monster retornou as redes sociais e em um post, falou com os Little Monsters:

Obrigada
Monsters, vocês realmente me deram muita força hoje. Tudo aconteceu muito rápido, mas na hora de enfrentar refleti sobre as muitas histórias e experiências sobre suas vidas que vocês compartilharam comigo. Conhecer vocês nos bastidores, ler suas cartas, ver vocês se comunicarem com fãs de todo o mundo para formarem uma comunidade que se apoia - vocês me surpreenderam completamente. Enquanto eles me levavam para a cirurgia hoje, pensei em todas as suas dores e perseveranças, suas situações familiares únicas, ambientes escolares, problemas de saúde, falta de moradia, lutas de identidade - às vezes vocês são tão corajosos que me apavora. Eu me pergunto como isso é possível. Então pensei comigo mesma: estou viva, estou vivendo meu sonho, e isso é apenas um obstáculo na estrada. Sou grata porque isso é temporário e, para alguns, não é. Vocês mudaram minha vida. Eu amo vocês e tenho orgulho de fazer parte de suas vidas. Se vocês conseguem, eu também consigo, e se ficarmos juntos podemos superar qualquer coisa.
Amor, Gaga


Após sua cirurgia, um hiato de seis meses se iniciou na carreira de Lady Gaga. Neste meio tempo, todo o ocorrido impactou diretamente no processo de "ARTPOP". A cantora estudou literatura e música com sua equipe criativa.

Em entrevista para WWD em julho de 2013, Gaga falou sobre a lesão e o impacto causado no processo de criação:

"Minha lesão foi realmente muito pior do que apenas uma lágrima labral. Eu quebrei meu quadril. Ninguém sabia, e eu nem contei isso aos meus fãs ainda. Mas quando terminamos todas as ressonâncias antes de eu ir para a cirurgia, havia crateras gigantes, um buraco no meu quadril do tamanho de uma moeda, e a cartilagem estava saindo do outro lado. Eu tive uma lágrima no interior da minha articulação e uma grande ruptura. O cirurgião me disse que, se eu tivesse feito outro show, talvez precisasse de uma substituição completa do quadril. Eu teria ficado fora por pelo menos um ano, talvez mais."

"Eles liam livros, ouviam música e trocavam 'presentes criativos' que tínhamos para oferecer uns aos outros. Tive seis meses para fortalecer meu cérebro e meu corpo. Tive que colocar uma folha gigante de tinta branca ou preta sobre toda a minha tela e pude rever o ARTPOP novamente. Foi-me dado tempo para ser realmente criativo porque é um processo de contemplação, realmente é. Eu tenho que olhar para o trabalho por longos períodos de tempo para que seja bom. Eu tenho esse sentimento, esse sentimento maravilhoso, quando eu, Inez e Brandon olhamos um para o outro e dissemos: 'É tão bom. É esse.'"


Já ao The Guardian a cantora destacou o impacto causado pela lesão e como isso possibilitou uma inspiração para sua criação.

"Eu me escondi em minha casa", ela explica com naturalidade quando a encontro antes da noite de abertura do iTunes Festival no Roundhouse, em Londres. "Eu me escondi muito... para preservar minha imagem de superestrela para meus fãs. Não quero dizer que sou uma superestrela, quero dizer que eles só me veem no meu melhor. E isso realmente me deixou louca. Então eu realmente tive que me esforçar mais para sair mais. Quero dizer, você pode imaginar como é não sentir vento de verdade? Honestamente, eu não sentia vento de verdade há anos!"

Ela coloca um canudo na boca e dá um gole dramático. "Dá a eles uma sensação de prazer quando acreditam que me destruíram ou me derrubaram. É quase um entretenimento para as pessoas zombarem de Lady Gaga, mas ao mesmo tempo eles não têm ideia do álbum que eu fiz. Eles não têm ideia do que eu coloquei nisso, eles não têm ideia do trabalho que eu coloquei por trás das minhas apresentações e do que eu faço. Na verdade, as pessoas não têm ideia do que realmente foi necessário para eu chegar aqui. Não me incomoda, é apenas uma observação interessante de onde estamos como sociedade."

Gaga diz que teria tentado manter a operação em segredo – para proteger seus fãs mais uma vez – se tivesse conseguido chegar ao fim de sua turnê, mas não foi possível. "Eu estava em uma cadeira de rodas duas semanas antes disso acontecer", diz ela. "Isso eu escondi deles porque não queria parar o show. Eu sei que todo mundo estava pensando que eu estava tentando ser um pouco boba com minha cadeira de rodas dourada, mas eu estava realmente tentando manter um pouco de força para meus fãs porque isso realmente os perturbou e os assustou."

"Para ARTPOP, eu, na explicação mais metafórica, parei na frente de um espelho e tirei a peruca e tirei a maquiagem e abri o zíper da roupa e coloquei um gorro preto na cabeça e cobri meu corpo em um macacão preto e eu olhei no espelho e disse: 'OK, agora você precisa mostrar a eles que você pode ser brilhante sem isso.' E é disso que se trata a ARTPOP. Porque eu sabia que se eu quisesse crescer, se eu realmente quisesse inovar por dentro, eu tinha que fazer algo que era quase impossível para mim."


Os meses seguiram com poucas aparições de Gaga. Em raras ocasiões ela era vista ainda na cadeira de rodas, mas os registros começaram a mostrar uma Gaga mais saudável, já andando sem a ajuda de nenhum aparato. Isso animou a todos apesar de não se ter novas informações sobre o que estava por vir referente ao novo trabalho.

Em 31 de maio nossa Mother Monster postou no LittleMonsters.com sua foto com o compositor e produtor Dallas Austin. O encontro havia acontecido no dia anterior o que fez crer que a mesma estava realizando ajustes finais em "ARTPOP".


No dia 04 de julho Lady Gaga resolveu mudar sua foto de perfil nas redes sociais. Enquanto no LittleMonsters.com a foto parecia ser uma parede em branco, no Twitter ela retornou com a foto padrão da plataforma, um ovo. Uma nova bio também foi adicionada:

"Esta interface foi desligada temporariamente. Por favor, volte para atualizações."


Foi então, no dia 11 de julho que as novidades começaram a surgir. Ao lado de membros da sua equipe Gaga marcou presença no evento Inez & Vinoodh Gagosian Gallery, um jantar especial feito pelos fotógrafos holandeses Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin.

Durante o evento, nossa Mother Monster distribuiu para os convidados um bolo no formato da caveira de "Born This Way" e uma foto promocional inédita de "ARTPOP", realizando assim seu anuncio oficial de lançamento, revelando datas e mais detalhes sobre o novo projeto.


"Construído pela TechHAUS, o ramo tecnológico da HAUS OF GAGA, o aplicativo em si é um sistema de engenharia musical e visual que combina música, arte, moda e tecnologia com uma nova comunidade interativa mundial -- "as auras". Alterando a experiência humana com as mídias sociais, trazemos a ARTcultura para o POP em uma expedição warholiana reversa.

Explorando a existência de Gaga como uma interface cultural, o usuário compartilhará a 'adrenalina da fama' enquanto constrói e compartilha seus próprios projetos, conversa entre si e a assiste em tempo real em um globo virtual enquanto ARTPOP explode no mundo físico e no universo virtual de uma só vez em 11 de novembro, nosso 'BIG BANG!' Neste dia HAUS OF GAGA vinga com força para trazer a indústria da música para uma nova era; uma era em que a arte impulsiona o pop, e o artista mais uma vez está no controle do 'ícone'.

Por sua vez, o álbum ARTPOP espelha musicalmente o processo criativo de Gaga enquanto ela passa pelos meios de cada artista com quem colabora, traçando um plano de sua jornada. O resultado, uma 'fúria' de paixão e fúria eletrônica, definindo cada processo artístico do começo ao fim, ARTPOP pode significar qualquer coisa. Mas para ela, esta é uma celebração da obsessão. E em 10 de novembro, ela apresentará uma noite de artRave exibindo os projetos da Haus of Gaga, bem como colaborações com

Inez & Vinoodh, Robert Wilson, Marina Abramovic, Jeff Koons"


Estava dada a largada para o lançamento do álbum.


Lady Gaga compôs e produziu todas as músicas do álbum ao lado de DJ White Shadow, Zedd , Madeon, entre outros produtores. Ela descreveu "ARTPOP" como "uma celebração e uma jornada musical poética" que exibia uma "falta de maturidade e responsabilidade", ao contrário da natureza sombria de ”Born This Way”.

Marcado pelos ritmos EDM e synth-pop, o disco canalizou uma série de elementos musicais como R&B , techno, disco e rock. A experimentação ligada a arte, possibilitou a Gaga e aos produtores criarem literalmente uma obra de arte com pedaços diversos, como um "museu exibindo várias peças". Cada uma delas representando um momento, uma dor, uma superação.

Gaga procurou White Shadow em menos de uma semana do lançamento de ”Born This Way”, dizendo a ele que ela já tinha o nome e o conceito geral para o álbum. Em sua entrevista à Rolling Stone, ele falou sobre o processo de trabalho:

"Eu estava apenas tentando fazer algo que empurrasse um pouco a maneira de pensar das pessoas... algo um pouco fora do normal para fazer as pessoas pensarem sobre as possibilidades... Gaga e eu escrevemos este álbum enquanto viajávamos pelo mundo nos últimos dois anos, e escrevemos tantas músicas juntos."


Ele também lembrou que em uma ocasião, eles ficaram acordados por cerca de 20 horas para terminar uma música, acrescentando:

"Nunca trabalhamos em uma música, terminamos e seguimos em frente. Todas elas trabalham em rotação até literalmente o dia em que temos que transformá-lo em Interscope."

Em 17 de outubro de 2013, durante uma entrevista por telefone na estação de rádio 103.5 KISS FM, Lady Gaga contou que uma das fortes influências de "ARTPOP" veio de Chicago, lugar onde ela esteve boa parte do tempo enquanto escrevia e trabalhava com DJ White Shadow.


Trazendo grande influência do electronic dance music, electro house e influências de progressive house e dubstep, o DJ e produtor musical Zedd foi um dos escolhidos para compor o time de produtores do álbum.

"Para mim, é a maior honra, pois poucas pessoas conseguem trabalhar com uma das maiores artistas do mundo. E é ainda melhor porque eu era um grande fã de Gaga antes e era um sonho meu produzir uma música para ela. Nesse sentido, a pressão sobre isso é enorme! Dito isso, o fato de ela ter a mente tão aberta musicalmente e criativamente tornou isso mais fácil de algumas maneiras."

"Ela quer que eu faça as músicas mais loucas que posso fazer. Não estou pensando em calçar um sapato no pé direito. Estamos fazendo algo completamente único e o que pensamos ser novo. Ela não está dizendo: 'Você precisa fazer isso para agradar meus fãs, então faça as músicas soarem assim', acabamos de fazer música. Acho que Gaga fez exatamente o que queria com Born This Way e acho que essa é a única maneira de você ser um verdadeiro artista. É o mesmo com ARTPOP, ela está apenas fazendo o que ela quer fazer."

"[...] estivemos juntos durante a maior parte das sessões. Passamos alguns meses juntos em Los Angeles há algum tempo e depois saí em turnê com ela na Ásia por quase dois meses. Depois dos shows, montávamos um estúdio e trabalhávamos. Tentamos evitar trabalhar apenas por e-mail, pois é difícil trocar ideias uns com os outros dessa maneira."

"Nós preparamos as partes musicais e então eu poderia lapidar em um estúdio adequado depois. Sério, estamos trabalhando com os piores alto-falantes que você pode imaginar! Dito isso, suas letras ou vocais não soarão ruins só porque ela fez isso em um hotel."


Com Zedd as sessões renderam diversas músicas, sendo que cerca de 5 ou 6 canções eram vistas com grande potencial para o álbum. Outras músicas inacabadas foram arquivadas ou reaproveitadas em outros trabalhos do DJ.

Em 15 de junho de 2013, Zedd brincou em uma entrevista para a revista Rolling Stone, dizendo que Gaga não precisava agradar ninguém e que tudo relacionado ao álbum estava em aberto e nada era muito louco.


Outro nome de destaque nas produções foi do produtor e DJ francês, Madeon. Ganhando notoriedade através do YouTube, o produtor foi indicado para os trabalhos e chamou a atenção de Gaga.

Com apenas 19 anos de idade, o produtor também trabalhou em diversas músicas com a cantora tendo 3 em especial para o corte final.

"Ela é ótima. Ela é uma pessoa muito, muito interessante e legal. Do ponto de vista pessoal, tem sido extremamente admirável, é como, 'Uau - você está neste nível de super, fama final - e há essa aura de estrelato - e você ainda é uma pessoa envolvente e legal'. Então isso foi realmente humilhante.

"Profissionalmente, acho que ela é incrível. Ela sairia de um show depois de cantar ao vivo por três horas e dar tudo, mas apenas ir direto para o estúdio e gravar. Ela ainda daria tudo - mesmo em uma demo! Ela é realmente impressionante."


Ainda em 2013, foram feitos contatos com diversos artistas possíveis para trabalhar com Gaga. Além dos produtores já citados, "ARTPOP" recebeu as mãos talentosas de David Guetta, will.i.am., Nick Monson, Rick Rubin, Giorgio Tuinfort, Dino Zisis e Infected Mushroom.

Os rappers T.I., Too Short e Twista confirmaram que gravaram versos separadamente para uma faixa. Twista explicou ainda que Gaga queria juntar a vibração de certos artistas para capturar a essência do que ela queria fazer com a música.


Em entrevista exclusiva para a edição japonesa do cd "ARTPOP", a cantora foi questionada sobre qual era a intenção por trás do álbum e como o mesmo diferia de seus trabalhos anteriores.


Em setembro de 2013, durante uma entrevista para o Good Morning America quando questionada sobre o quanto "ARTPOP" difere de "Born This Way", Lady Gaga respondeu revelando também o significado por trás do novo disco:

"Acho que cada pessoa em sua vida passa por tantas coisas diferentes. E eu estava realmente passando por um momento difícil durante Born This Way. Eu era meio insegura. E eu me tornei uma estrela muito rapidamente e não tive tempo de realmente colocar meus pés no chão e ter uma noção de mim mesma durante tudo isso, porque é como uma máquina e você continua e há TVs e fotos e fãs adoráveis ​​em todos os lugares que eu queria abraçar e dar autógrafos. Então, havia muito de mim colocando coisas, eu acho, para esconder aquela tristeza e o disco refletia isso. Mas estou realmente-- estou me sentindo tão positiva e curada de várias maneiras e me sinto muito feliz e cheia de amor. E estou obcecada em tornar as coisas coloridas e alegres. E acho que é porque estou em um lugar feliz. Então, quando eu estou em um lugar feliz com a música e tenho que agradecer aos meus fãs por isso, porque não importa o que eu passe e não importa o quanto eu evolua, eles sempre ficam ao meu lado porque apreciam meu ponto de vista. E é disso que se trata o ARTPOP."

Na festa de audição de "ARTPOP", no dia 24 de outubro de 2013, a cantora explicou o que o álbum significa como uma ideia e o comparou a uma jornada.

"Eu sinto que, de certa forma, o ARTPOP - como uma ideia - foi uma resposta para todas as perguntas sobre minha música até este ponto. ARTPOP, é claro, como em qualquer álbum, você pode escolher ouvir as músicas que quiser, mas se quiser realmente experimentar o que compus para você, ouça do início ao fim. É uma jornada. Ele foi projetado para ser tocado como uma peça."

"Sabe, eu acho que a imortalidade está no centro de muitas criações de arte, como se isso fosse uma questão para o artista sempre: 'Como eu vou durar para sempre?' O que eu diria é que ARTPOP também trata de iconografia, mas não de iconografia em repetição como a arte pop, mas de iconografia em movimento, ARTPOP. Então, meu desejo é criar imagens icônicas que sempre se movem. É dar voz à musa, não só ao artista, mas a ambos.


Os dias que se seguiram após o anúncio do álbum revelaram Gaga bastante animada. Ela foi vista por algumas vezes saindo de estúdios de gravação e distribuindo panfletos com a foto de divulgação do disco.

Em uma publicação no LittleMonsters.com a cantora revelou que seu novo single havia sido entregue a gravadora em sua versão final.

"ARTPOP enquanto eles arrancam o single dos meus dedos sangrando. é algo assustador revisitar essas coisas, a dor em seu passado. mas tudo que encontrei foi paixão crua. Achei que estava destruída por dentro. estou pronta para lutar. comece a música."


No dia 25 de julho foi confirmado pela MTV que Gaga faria seu grande retorno no MTV Video Music Awards em 25 de agosto de 2013, apresentando seu novo single.

No mesmo dia a canção "Posh Life" vazou na internet. A própria cantora comentou sobre o vazamento no LittleMonsters.com dizendo:

"não é do artpop. é uma canção muito antiga que escrevi sobre POSH! meu amigo do brooklyn/les que se mudou para NY. ele estava na Monsterball. TLC adorou."

Posteriormente foi revelado que o encontro com o produtor Dallas Austin foi para as gravações da demo que ela coescreveu para o grupo de R&B TLC para seu 5º álbum.


No dia seguinte a data para o lançamento do primeiro single de "ARTPOP" foi anunciada junto de uma nova foto promocional do disco.

"1º SINGLE DO ARTPOP SAI 19 DE AGOSTO #24DIAS"


Logo após, em 28 de julho, junto de outra imagem promocional para "ARTPOP" o nome do single finalmente foi revelado. "Applause" foi anunciada para ser o carro chefe do disco e, mais tarde naquela noite, Gaga anunciou que a capa do single seria revelada pelo Woman's Wear Daily em seu site. Logo após capa foi postada nas redes sociais.

"Devido à expectativa do público, o ITUNES oferecerá agora a pré-venda do álbum/aplicativo ARTPOP para 19 de agosto, no mesmo dia em que você poderá comprar meu novo single 'Applause'"

"Aqui está uma imagem promocional deste emocionante lançamento do single + pré-venda 19 de agosto"


"A capa do novo single 'Applause' chega hoje à noite no site @womensweardaily e para a capa impressa nas bancas 2moro. Fotografia Inez+Vinoodh -GAGA"


"Arte do novo single 'Applause' em HQ."


O mês de agosto iniciava e junto dele a ansiedade para o primeiro single do disco. Gaga ainda se encontrava em sessões em estúdio e isso causou certa apreensão no público, faltando apenas 3 meses para o lançamento.

"Ela quer vingança."


No dia 04 de agosto a cantora agradeceu aos fãs pela movimentação em relação ao novo álbum.

"Obrigada monsters e equipes de rua por iniciar a revolução ARTPOP. Sua paixão é linda e nós amamos vocês. Mal podemos esperar para vê-los dançar!"


No dia 07 foi divulgado um vídeo da cantora utilizando o Método Abramović – uma série de exercícios criativos destinados a aumentar a consciência dos participantes de sua experiência física e mental no momento presente. Marina participou do processo criativo do disco e ajudou a Gaga em diversas técnicas criativas.

"ASSISTA @ladygaga PRATICAR O MÉTODO ABRAMOVIC NO VIMEO (NSFW)"


Durante os dias que se seguiram a cantora revelou letras do novo single assim como nomes de algumas músicas novas sendo elas "Donatella", produzida por Zedd, e "Gypsy".

Infelizmente no dia 12 de agosto, uma semana antes, "Applause" começou a ser vazada na internet. Rapidamente a cantora e sua equipe anteciparam seu lançamento e o novo e primeiro _single de "ARTPOP" finalmente via a luz do dia.

"UMA EMERGÊNCIA DA MÚSICA POP ESTÁ EM ANDAMENTO 911"


"EMERGÊNCIA Da MÚSICA POP #0DIASatéAPPLAUSE MEU NOVO SINGLE SAI HOJE. 911 ESPALHE ESSA MENSAGEM"


Um vídeo chamado Lady Gaga Is Over sobre como os críticos consideravam que ela estava "acabada" e "fracassada" foi divulgado no mesmo dia, anunciando "Applause" e seu lançamento.


Algumas semanas depois um Little Monster questionou a cantora sobre o significado do vídeo.

"Fã: O que levou você e a Haus a fazer o vídeo Lady Gaga Is Over?

"Gaga: eu queria dizer isso antes de todo mundo. eu sabia que eles iriam. ARTPOP é sobre se rebelar contra as coisas que acorrentam a música pop"


Com o planejamento de divulgação antecipado, Gaga iniciou sua participação nos programas de TV e rádio. Com o espaço, diversas informações sobre o single e novidades sobre o disco foram reveladas.

Em 16 de agosto a cantora falou sobre o lançamento do primeiro videoclipe através de suas redes sociais, mantendo a data original de lançamento.

"APPLAUSE VIDEO PREMIERE ESTREIA SEGUNDA-FEIRA 8.19 Junte-se a nós às 8h de segunda-feira na 44th+Broadway para assistir ao VÍDEO OFICIAL nas telas da TimesSquare. Assista na TV no Good Morning America ou online no VEVO. Um filme em preto+branco, colorido e pintado à mão. Dirigido pelos fotógrafos holandeses Inez+Vinoodh."


Logo após, 3 banners com imagens rabiscadas e desenhos feitos pela ex-maquiadora de Gaga, Tara Savelo, exibiam letras de uma nova música dando a entender que a mesma seria tocada no iTunes Festival, grande evento realizado pela Apple em Londres anualmente. Gaga também revelou algumas letras e chamou apresentação de "Swinefest", agendada para o dia 1º de setembro.


No dia 19 de agosto, como havia sido anunciado, Lady Gaga concedeu uma entrevista ao vivo no programa matinal de destaque da emissora norte-americana ABC, Good Morning America. O videoclipe de "Applause" estreou após a entrevista da cantora e foi transmitido simultaneamente na Times Square, uma das mais importantes e avenidas de destaque do mundo, além de um ponto turístico do país.

Confira a entrevista completa e legendada:

Parte 1

Parte 2

Confira o lançamento do videoclipe na Times Square:


O vídeo, dirigido pela dupla Inez e Vinoodh, teve grande inspiração no cinema mudo e nos primeiros filmes de terror produzidos, reproduzindo a paixão de Gaga por mudança de forma e transformação.


No dia 21 a cantora participou de uma entrevista por telefone para a rádio KISS FM Reino Unido. Durante a conversa ela confirmou que Azealia Banks não estaria mais em "ARTPOP" e que haveria uma continuação do videoclipe de "Telephone" presente no disco.


Foi então no dia 25, após 6 meses longe dos palcos, Lady Gaga retornava em sua primeira apresentação da Era com "Applause". Revistando as eras antigas, a cantora entregou no fim da apresentação um look apresentado no videoclipe do single e uma dica do que seria a estética da nova Era.


No fim do mês, em 27 de agosto Gaga postou em suas redes sociais, fotos e um primeiro vídeo dos ensaios do iTunes Festival.


O dia 1º de setembro marcou a nova Era com uma apresentação de Lady Gaga no iTunes Festival. Apresentando 8 músicas, sendo 7 delas inéditas, "Aura", "MANiCURE", "ARTPOP", "Jewels N' Drugs", "Sex Dreams", "I Wanna Be With You", e "Swine" além de "Applause", a cantora entregou figurinos e vocais incríveis. DJ White Shadow foi o ato de abertura e segundo os presentes no local, ele tocou a versão final de "Cake Like Lady Gaga".


Após o fim da apresentação a mídia se dividiu entre elogios e críticas. Já os Little Monsters estavam maravilhados com o que havia sido mostrado por Gaga.

Ainda na madrugada a cantora, trajando um vestido do qual saiam bolhas de sabão (o Anenmone Dress), junto aos seus produtores e equipe, e partiram para o Boujis Club. Lá ela festejou e ainda apresentou algumas canções, como a inédita "Ratchet", uma das parcerias com Azealia Banks.


No dia 03 de setembro Gaga pediu aos fãs que votassem em uma enquete no Twitter para escolher qual seria o próximo single de "ARTPOP".

"OK MONSTERS! Agora que vocês já viram um pouco do ARTPOP ao vivo, qual seria a SUA escolha para o segundo single? RT para MANICURE FAV para SEXDREAMS"


"Ou você é... RT para AURA FAV para SWINE"


Em 7 de setembro a cantora falou sobre a capa do disco e

"No processo de finalização da capa do álbum, minha mente explodiu em cores, emoção + sonhos selvagens. Não consigo dormir, ARTPOP está cantando."


"Fã: ArtPop é um sonho acordado e é um vício! #Amor a música#"

"Gaga: essa é uma bela descrição! Muito significativa e forte, porque você sente algo que eu sinto que é definido apenas por um momento."


"Para fazer ARTPOP deve haver uma troca entre duas auras: uma da esfera da ARTE, e outra da esfera do POP."

Esta troca deve ser de talento, não material ou egoísta, um momento de 'doação' entre 2 forças que concordaram em colocar a ARTE na frente. "


Alguns dias após a apresentação no iTunes Festival, Little Monsters questionaram a cantora sobre as versões apresentadas serem ou não as versões finais de estúdio.

"Fã: então nenhuma das músicas (exceto Applause) eram versões de estúdio? Todas elas soaram tão prontas para a versão de estúdio?"

"Gaga: NENHUMA ERA VERSÃO DE ESTÚDIO, embora alguns elementos estejam inclusos, alguns também foram removidos/substituídos :)"


"Fã: as músicas em #ARTPOP soarão completamente diferentes do iTunes festival? Existem semelhanças?"

"Gaga: haverá fortes semelhanças, mas as versões de estúdio realmente trazem esses sintetizadores arrebatadores e melodias pop para outra dimensão"


As respostas automaticamente linkaram ao fato de Lady Gaga ainda estar indo aos estúdios para fazer gravações e possíveis ajustes. A informação gerou mais ansiedade nos fãs que torciam para ver mais conteúdos inéditos. Em contra parte uma certa apreensão acabou surgindo com possíveis grandes mudanças nas músicas e o quanto isso poderia ou não ser prejudicial ao material. Afinal, a recepção havia sido boa ao que havia sido apresentado.

As idas ao estúdio se intensificaram e as dicas e mensagens de Gaga sobre o processo revelavam o quanto a mesma estava ansiosa e emocionada em ver seu processo de criação e seu projeto ganhar vida depois de tantas turbulências.


"Finalizando o álbum. Tchau, tchau, baby."


"É tão difícil abandonar a música. Ninguém pode machucá-la agora. Parecem anjos loucos. Sempre amarei ARTPOP "


"hora do estúdio dando à luz VENUS"


Em um Q&A realizado no Twitter em dia 20 de setembro, algumas curiosidades e informações sobre "ARTPOP" foram reveladas.

"Perguntas e respostas sobre ARTPOP agora. Alguma pergunta sobre meu próximo álbum? Ou o single atual 'Applause?' #ARTPOPquestion"


"Fã: Existe alguma chance de você escolher uma música [para o próximo single] que ainda não ouvimos?"

"Gaga: sim :)"


"Cada música do álbum é completamente diferente [...] eu mergulho profundamente em outros gêneros e as colaborações são realmente autênticas"


"Fã: Jewels & Drugs é a única colaboração no ARTPOP?"

"Gaga: PODE HAVER OUTRA"


"todas elas são importantes por diferentes razões, mas uma música em particular tornou-se uma confissão de minhas fraquezas. foi difícil de escrever."


"ARTPOP é uma jornada pop psicodélica, uma viagem no álbum que representa meu amor pela música pop enquanto explode e empurra seus limites 'artificiais'"


"As perguntas e respostas terminaram. agora você pode retornar aos seus foguetes (voz alienígena)"


"Fã: ARTPOP é apenas sobre uma festa pop psicodélica ou há outras músicas que tratam de coisas pessoais como Swine?"

"Gaga: eu combino essas 2 coisas. todas as músicas são pessoais. uma música brooklyn nights você pode dançar, mas é melancólica e pessoal"


"Fã: Eu sei que ARTPOP é sobre moda, música e arte, mas você dá muitas dicas tecnológicas. Como a tecnologia é inspirada neste álbum?"

"Gaga: A Haus of Gaga criou uma bela moda/tecnologia que será revelada assim que recebermos permissão para exibi-la"


Fã: Qual música teve inspiração no @TaylorKinney111?

"Gaga: TEMPLE."


"Fã: Eu tenho me perguntado qual música é a mais criativa no ARTPOP ??"

Gaga: essa é uma boa pergunta, algumas que você ainda não ouviu, e também aura e sex dreams."


"essas perguntas fizeram minha cabeça girar uau! Obrigada a todos por enviar sua pergunta e tornar a #ARTPOPquestion tendência. Mal posso esperar por 11 de novembro! "


Ainda no final de setembro, Gaga foi vista chegando ao estúdio de gravação em Los Angeles com o White Shadow.


Os dias seguiram com uma jornada intensa de idas e vindas aos estúdios e diversos ajustes na produção. Entre fotos e legendas com dicas, Gaga estava finalizando diversas músicas.

"ok, faltam exatamente 6 dias para eu entregar o ARTPOP. MÚSICAS ok CONCHAS ok MONSTERS ok INALADOR para ajudar na ansiedade de separação do álbum"


"nos últimos dias terminando ARTPOP. me sinto num atelier. refinando costuras. engomando tecidos. costurando o último fio da minha criação de alta costura"


"Foi um momento incrível hoje minha cabeça baixa olhando para a mesa de som - a música começou eu olhei para cima + sabia que era ARTPOP tudo fazia sentido"


"A haus me deixou fazer essas lindas listas. #studioart"


No dia 12 de outubro a cantora finalizou oficialmente a produção de "ARTPOP" enviando-o para sua gravadora. Em um tweet ela expressou seus sentimentos por finalmente finalizar o projeto.

"tchau tchau ARTPOP. Eu o amo, você sempre vai ser especial para mim. Eles levaram você agora. Isso me deixou triste, eu não sei o porquê."


Agora, faltava pouco para o público finalmente ouvir o disco.


Clique aqui para saber mais sobre a Criação, Produção e Lançamento de "ARTPOP".


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Arte da capa por Lucas Marques.