CAPA E TRACKLIST

No dia 30 de agosto de 2012, Gaga revelou a primeira informação sobre a capa do disco. Nos comentários de uma fan art em preto e branco publicada no Lilltemonsters.com ela contou que a capa do álbum seria colorida.

Para trabalhar na capa, a cantora recrutou o artista plástico Jeff Koons no início de 2013 para discutirem os conceitos de arte que ela havia esboçado.

Os dois se conheceram em um evento de moda do Metropolitan Museum of Art três anos antes, no qual Gaga se apresentou ao vivo. Koons contou a MTV News em novembro de 2013 sobre o primeiro contato com a cantora:

”A primeira vez que encontrei Lady Gaga foi no baile anual do Metropolitan Museum, o baile da moda. Ela se apresentou e fez uma performance fantástica. Depois eu estava com Miuccia Prada e Gaga veio dizer 'olá' para Miuccia e eu foi apresentado a ela e foi incrível. Ela meio que me agarrou e me deu um grande abraço em volta da minha cintura e apenas disse: 'Sabe, Jeff, eu sou tão sua fã, e quando eu era uma criança passeando no Central Park, eu conversava com meus amigos sobre o seu trabalho.' Fiquei emocionado. Eu tinha acabado de assistir a uma performance incrível de Gaga e sempre fui um grande fã. Foi muito significativo. Então foi a primeira vez que a encontrei. E isso foi provavelmente cerca de três anos atrás."


"Eu posso dizer que é a minha FAVORITA de todas as minhas capas de álbuns, e estou muito animada para mostrar a vocês!"


Durante sua entrevista para a revista Elle em outubro de 2013, nossa Mother Monster revelou que Koons estava criando uma escultura para a capa do disco.

Ainda em outubro ela falou mais sobre a parceria para a capa:

”Ter Jeff criando algo para ARTPOP foi um sonho que se tornou realidade e uma experiência muito emocionante. Ele me deu o maior presente e estamos ansiosos para compartilhá-lo com vocês."


Com as informações de uma escultura de Gaga na capa, as expectativas para que a mesma fosse logo revelada tomaram conta das redes sociais. O disco estava agendado para o mês seguinte e ainda não havia uma tracklist oficial e nenhuma imagem disponibilizada.

"A capa do álbum ainda está sendo aperfeiçoada e sairá em algum momento nas próximas duas semanas! não tenho permissão para dizer exatamente quando ainda"


Finalmente no dia 04 de outubro, através da campanha #iHeartARTPOP em publicação nas redes sociais de Gaga, foi anunciada uma dinâmica para a revelação oficial da capa do disco.

A revelação ocorreu por partes no dia 7 de outubro de 2013, com a hashtag #iHeartARTPOP no Twitter. A mensagem também incluía algumas seções da capa do álbum com a seguinte legenda: "O que JEFF KOONS achou de LADY GAGA?".

Para o evento, Gaga fez parceria com a Clear Channel para exibir o evento em seus outdoors em 18 cidades de 12 países. Para aqueles que não puderam assistir ao evento pessoalmente, uma transmissão ao vivo da revelação em Nova Iorque na Times Square estava disponível no site oficial da cantora. O evento levou 20 dos 30 minutos planejados, com 3 atualizações sendo feitas antes que a capa completa fosse revelada.

Algumas horas antes do evento, Jeff Koons divulgou informações e dicas sobre a capa através de sua conta no Twitter. Gaga também postou minutos antes da revelação da capa.

"Por favor, deem as boas-vindas a Jeff Koons em nossa família + dê a ele amor pelos talentos que ele compartilhou conosco. Um colaborador puro e genuíno [...] Estou nervosa e animada para compartilhar algo que é tão importante em meu coração. Algo que aprecio profundamente. Uma representação real da minha mente através dele."


"CAPA COMPLETA DO ÁLBUM DE ARTPOP.'One second I'm a Koons, then suddenly the Koons is me!' #ApplauseJeffKoons"


CAPA

A capa do álbum inclui uma versão recortada de "The Birth of Venus" de Botticelli com uma série de fotos em preto e branco de "Apollo & Daphne" de Gian Lorenzo Bernini, "Lady Gaga" escrito em rosa e "ARTPOP" escrito em branco em cima de uma Gazing Ball azul e a escultura de Gaga de Jeff Koons.

Em 11 de outubro a cantora publicou em seu Instagram a primeira imagem da capa em produção, dentro de uma case do cd.

"É impossível fotografar e fazer justiça, mas uau, o encarte é lindo! Pessoalmente é tão especial, estou tão emocionada!"


No dia 14, uma foto do disco físico finalizado foi publicada pela cantora.

"Eu só vou sentar e tirar fotos dele. Eu amo tanto ela. Olhe para o ouriço de cabelo detalhando na lateral da caixa de joias! linda menina"


O CONCEITO

Koons explicou sua intenção na capa para o MTV News:

"Com a capa, eu queria ter Gaga lá como uma escultura, como um tipo de forma tridimensional e com a bola fixa, porque a bola azul realmente se torna uma espécie de símbolo para tudo - e esse aspecto de reflexão que quando você se depara com algo como uma bola olhando, ela afirma você, afirma sua existência e, a partir dessa afirmação, você começa a querer mais. Há uma transcendência que ocorre e, eventualmente, realmente leva você a tudo. Então esse aspecto está aí."


A escultura de Gaga foi feita por Jeff Koons a partir de uma série de fotos tiradas em 20 de agosto de 2013. Para a escultura, eles usaram uma peruca loira que, segundo Gaga, foi escolhida porque todos podem reconhecê-la com aquele visual. A escultura foi feita em gesso branco e colorida digitalmente para a capa do álbum.


Gazing Ball:

Lady Gaga utilizou uma Gazing Ball de Jeff Koons na capa do álbum. Anteriormente, a cantora usou o objeto em sua apresentação no VMA de 2013 e mencionou ter um "período de contemplação" durante sua entrevista para o Good Morning America em agosto de 2013. O "período de contemplação" foi um período em que Lady Gaga anotou suas ideias criativas e ficou obcecada com sua música.

Ela explicou o significado da bola na capa do álbum em um tweet em 13 de outubro.

"A gazing ball é significativa também porque meu sânscrito é um pequeno ponto. Estou destinado a flutuar como um universo, combinando com todos os tipos de pessoas."

"O que era bonito naquele trabalho era a acessibilidade da bola - aquela bola reflexiva que muitas pessoas têm em seus quintais como um símbolo de generosidade para com seus vizinhos. Mas quando você olhava para ela, sentia essa transcendência onde a bola se tornaria tudo e seria sobre um diálogo em massa sobre as pessoas não apenas querendo a transcendência para si mesmas, mas envolvidas com a comunidade discutindo a transcendência e quais são as possibilidades para os humanos." - Jeff Koons sobre a "Gazing Ball".


Apolo e Dafne:

"Mas eu não queria Gaga meio que isolada, então no fundo há 'Apollo and Daphne' de [Gian Lorenzo] Bernini - e esse é o momento em que Apollo persegue Daphne e ela se transforma em uma árvore. E então há apenas vislumbres do rosto de Daphne e de Apolo. Apolo é o Deus da música e sempre que Apolo tocava música, ele transcendia, ele mudava; seu ser se tornava mais feminino. E essa é a transcendência que você pode experimentar através da arte e da vida. Seu ser pode mudar, suas possibilidades podem mudar, seus perímetros podem mudar." - Jeff Koons.


O Nascimento de Vênus:

"E também nessas formas triangulares que saem está 'O Nascimento de Vênus' de Botticelli, apresentando Gaga, é claro, no papel de Vênus - da natureza da continuação da energia da vida e da busca e do prazer da estética e da beleza. E do desejo de ter transcendência continuamente." - Jeff Koons.



Após a revelação a cantora também contou que a escultura presente na capa seria exibida no dia 10 de novembro de 2013 na festa de lançamento do disco, a artRAVE.

"Há também uma surpresa! A minha imagem central é uma nova escultura de Jeff Koons que será exibida no dia 10 de novembro na festa de lançamento do artRAVE ARTPOP!"


Em março de 2020 o Gaga Media Archives compartilhou informações exclusivas sobre ideias iniciais de uma outra capa, anterior a versão final de Jeff Koons.

No início de 2013, Lady Gaga procurou o artista Gianfranco Abela e pediu para que o mesmo pintasse e desenhasse a capa do álbum "ARTPOP". As obras do artista têm como características o estilo transgressor ao pintar sobre temas modernos.

Durante o outono daquele ano, pouco antes do lançamento da capa feita por Jeff Koons, Gianfranco finalizou a arte e entregou o esboço com a arte que para ele se encaixava melhor com a ideia que Gaga teve para ela.

Ele chamou a arte de Lady Gaga POP Orgasm.

A cantora não gostou muito do resultado, pois aparentemente era "muito trashy, muito transgressivo, um estilo pop muito antigo e nada parecido com ela". A obra acabou sendo descartada e o artista a submeteu para uma galeria em um concurso de arte específico.

"Aqui no GagaMediaArchives podemos compartilhar exclusivamente com vocês os primeiros rascunhos/versões que ele fez antes da que mostrou para Gaga:

(Obrigado a Gianfranco por compartilhar pessoalmente essas imagens conosco há muito tempo)."

O artista ficou bastante desapontado com o ocorrido e chegou a ameaçar Koons com um processo. Desde então Gaga e Gianfranco não tiveram mais contato.


TRACKLIST

Antes da revelação oficial das faixas, Gaga havia dito quase todos os nomes das músicas aleatoriamente através do Twitter, LittleMonster.com e Instagram entre 2012 e 2013. A única canção não revelada foi "Fashion!", que ainda era desconhecida.

No dia 20 de setembro de 2013 a cantora confirmou que a lista de faixas oficial seria divulgada em 29 de setembro de 2013 via Twitter.

"Fã: quando vocês vão lançar a lista de faixas??"

"Gaga: Vou lançar a lista de faixas no dia 29 de setembro"


No entanto, devido a uma extensão de tempo dada a ela por sua gravadora, a Interscope Records, Gaga adiou a data de lançamento. Em 30 de setembro, ela se referiu ao lançamento atrasado no Twitter:

"Lamento que a lista de faixas esteja atrasada monsters. Mas alguns esquilos se infiltraram para a árvore ARTPOP. Não se preocupe, vai valer a pena!"


A nova data do anúncio veio logo depois.

"ARTPOP TRACKLIST TWITTER 21:00 PST ESSA NOITE"


A lista de faixas foi revelada mais tarde, no dia 9 de outubro de 2013. Para o evento, Gaga pediu a alguns fãs que ela apelidou de "LA Rivington Rebels" para pintarem um mural no estacionamento da Record Plant com o nome de todas as faixas do disco.

"Para anunciar a tracklist do ARTPOP, encomendei um mural para meus fãs mais dedicados de Los Angeles."


Ela havia explicado que o atraso no anúncio decorreu devido ao fato de duas canções estarem disputando a posição da faixa 12 do álbum.

"A tracklist está atrasada porque 2 músicas estão brigando pelo 12º lugar. Vou deixar você saber qual galo ganha hoje à noite às 21:00 :) pegue o champanhe"


A outra faixa considerada foi "Brooklyn Nights", mas de acordo com a cantora, a música exigiu mais trabalho e, portanto, foi considerada para um lançamento posterior no aplicativo.

"Obrigada por tornarem o lançamento da tracklist tão memorável. Tenho que sair com os culpados e agradecê-los. Essa sou eu no meio, apenas alguns monsters."


Lançamento:

Infelizmente no dia 2 de novembro o álbum foi disponibilizado completo na internet. Um site de Hong Kong disponibilizou o disco por acidente fazendo com que todas as faixas corressem a internet em segundos.

No dia 6 o álbum foi lançado oficialmente em alguns países como Japão, Austrália, Alemanha e Nova Zelândia, no dia 8 na Irlanda, África do Sul e Holanda, e no dia 11 mundialmente.

Standard:

"Aura"
"Venus"
"G.U.Y."
"Sexxx Dreams"
"Jewels N' Drugs (feat. T.I., Too $hort, and Twista)
"MANiCURE"
"Do What U Want (feat. R. Kelly)
"ARTPOP"
"Swine"
"Donatella"
"Fashion!"
"Mary Jane Holland"
"Dope"
"Gypsy"
"Applause"


Gaga havia revelado nas redes sociais que haveria uma edição especial do álbum com um efeito exclusivo na capa.

"FUN FACT: As 500.000 primeiras cópias físicas de ARTPOP são feitas com LADY GAGA + ARTPOP recortadas em folha metálica rosa choque + folha prata."


A cantora não especificou se o número era limitado apenas aos Estados Unidos ou em todo o mundo. No entanto, após o lançamento diversos outros países também tiveram a versão metalizada disponível para venda. A declaração pode ter se referindo apenas às cópias impressas nos Estados Unidos.


Bonus Track Version

Alguns países tiveram versões especiais contendo de dois a três remixes de "Applause".

"Aura"
"Venus"
"G.U.Y."
"Sexxx Dreams"
"Jewels N' Drugs (feat. T.I., Too $hort, and Twista)
"MANiCURE"
"Do What U Want (feat. R. Kelly)
"ARTPOP"
"Swine"
"Donatella"
"Fashion!"
"Mary Jane Holland"
"Dope"
"Gypsy"
"Applause"
"Applause (DJ White Shadow Electrotech Remix)"
"Applause (Viceroy Remix)"
"Applause (Empire Of The Sun Remix)"


Deluxe Edition

A versão deluxe do álbum contou tanto com a capa normal quanto com a laminada, tendo as 15 músicas + um dvd bônus com o show realizado no iTunes Festival (no Japão, além dos 3 remixes o dvd contou com uma entrevista exclusiva com a cantora).


Curiosidades:

- Em 14 de outubro Gaga publicou uma imagem do encarte em seu Instagram revelando um design colorido. Posteriormente, na versão final, foi possível ver que a ideia foi reformulada.

"O encarte inclui fotos do dia em que eu e Jeff exploramos poses diferentes da escultura. É completamente incrível folhear isso o dia todo!"


- Jeff Koons também foi responsável pelo livreto que foi então criado por Julian People Studio. O livreto tem fundo branco com textos rosa e fotos dos ensaios realizados por Koons, além de algumas artes com ilusões de ótica.


- A versão japonesa tem o encarte diferente do resto do mundo. O layout usa um design mais colorido nas letras e bordas, e as imagens incluídas também estão em posições e ordem diferentes, porém o conteúdo é o mesmo.


- "ARTPOP" recebeu uma versão clean com diversas músicas censuradas. Além disso, os designers adicionaram balões digitalmente sobre as fotos mais explícitas de Gaga, a capa do disco apresenta uma Gazing Ball maior, "Sexxx Dreams" aparece na lista como "X Dreams" e "Jewels N 'Drugs" como "Jewels N '***"**.

- Em alguns países do Oriente Médio, o livreto tem as Gazing Balls extremamente grandes sobre o corpo de Gaga. Em uma delas a cantora está usando meias azul marinho na capa.


- A prensagem indiana do CD apresenta uma grande Gazing Ball turquesa na capa, em vez do azul escuro normal, esta é a única edição localizada conhecida do álbum a ter esta cor.


- Em 10 de janeiro de 2019, Gaga se pronunciou após o lançamento da série "Lifetime, Surviving R. Kelly", que documentou as acusações de abuso sexual contra o rapper R. Kelly. A cantora confessou seu arrependimento por trabalhar com o músico, explicando que seu pensamento era "explicitamente distorcido" e que ela tinha "mau julgamento" na época.

Com isso a faixa "Do What U Want" foi removida de todos os serviços de streaming, assim como seus remixes. A canção também foi removida das novas edições de vinil e CD, relançadas em novembro de 2019.


- Em março de 2023, uma versão em vinil com um erro de impressão foi descoberta em uma loja de discos na Holanda, tendo a capa toda branca e apenas a Gazing Ball e as letras "RTPO" em destaque.


- Uma curiosidade interessante é que no Brasil algumas das primeiras edições deluxe de capa metalizada não especificaram na parte de trás que a versão continha um dvd, apenas no adesivo.

Versão sem aviso (apenas no adesivo):

Versão com aviso:


artRAVE

”artRAVE” foi a festa de lançamento de ”ARTPOP” realizada no Navy Yard, localizado no Brooklyn no dia 10 de novembro de 2013.


A festa foi anunciada no dia 15 de julho de 2013 em uma carta publicada pela Haus. No mesmo dia, rumores de que Gaga havia tocado músicas de "ARTPOP" em seu carro enquanto distribuía convites da festa para fãs. O boato foi rapidamente confirmado quando uma foto do evento apareceu no Littlemonsters.com e chamou muita atenção. Diversos Little Monsters começaram a confirmar nas redes sociais e a notícia logo se espalhou.

O local da festa foi um mistério durante a longa espera pelo evento. O convite possuía apenas um endereço de e-mail para os fãs confirmarem presença no dia em que o evento seria realizado, para que assim pudessem obter o horário e os detalhes do local.

"Fã: você pode POR FAVOR nos dar detalhes sobre artrave ou uma DM estou tão desesperado :("

"Gaga: a artRAVE será um GRANDE EVENTO realizado na noite do lançamento do meu álbum. Com exibições e uma performance minha!"


"artRave no dia 10 de novembro em NY loc. TBA. 1800 a entrada de pessoas será permitida. A fase retrógrada final de Mercúrio ocorrerá, fazendo a transição da comunicação."


O evento teve início no dia 10 as 19 horas, com uma Sala de Imprensa. Gaga apresentou um dos grandes projetos da Era. VOLANTIS, criado pela TechHaus e Studio XO, o primeiro vestido voador. Após a apresentação e um discurso, a cantora realizou um teste de voo no vestido.


Logo após foram feitas as apresentações da escultura usada na capa do disco e do aplicativo do álbum.


Passaram pelo tapete branco do evento os principais envolvidos no projeto, além de convidados e amigos de Gaga como Jeff Koons, Richie Sambora, Kelley Bensimon, Benjamin Rollins Caldwell, Christian Siriano, Lily Donaldson, Elsa Hock, Haim, Darren Criss, Tony Bennett, Daphne Guinness, Stephen Gan, Inez e Vinoodh, Kristen Wiig, Casey Spooner e Twista.


O grande ponto da noite foi o show realizado por nossa Mother Monster marcando assim oficialmente o lançamento do disco. A apresentação foi transmitida oficialmente pela VEVO às 23h30.

Apresentando as canções "Aura", "ARTPOP", "Venus", "MANiCURE", "Sexxx Dreams", "Gypsy", "Dope", "Applause" e "Do What U Want", Lady Gaga surgiu em frente a sua escultura com um figurino pra lá de excêntrico com o rosto totalmente coberto, e caminhou pelo público até o palco principal durante a canção ”ARTPOP.

Antes da apresentação de "Dope", nossa Mother Monster expressou sua esperança de poder escrever novas canções sem consumir drogas e álcool, o que serviu de inspiração para escrever a música.

"Uma das coisas mais difíceis que já tive que enfrentar foram as drogas e o álcool. E eu ainda tenho muita dificuldade com isso. Mas eu queria dizer algo sobre isso hoje à noite porque eu vi muitos grandes artistas e muitos amigos partirem, por causa dessas duas coisas... E eu quero muito que esta noite seja uma mudança. Eu não tenho que estar chapada para ser criativa. Não preciso estar bêbada para ter uma boa ideia. Posso sentar com meus pensamentos e não me sentir louca. Eu posso fazer isso. Eu posso fazer isso sem a droga."


Além dos destaques, algumas esculturas de Koons, assim como criações da HAUSTech, espaços tecnológicos, objetos usados paras as imagens de divulgação e quadros com fotos feitas por Inez & Vinoodh para a Era foram expostos durante todo o evento.


O dia 11 de novembro de 2013 marcou uma virada importante na nova Era de Lady Gaga. O mundo finalmente conheceu ”ARTPOP”. Mas as pessoas não estavam preparadas. Elas escutaram, consumiram e reagiram. Não era o que “muitos” estavam esperando.

Mas a pergunta que permeou durante os últimos 10 anos foi: exatamente o que elas estavam esperando?


Na próxima edição vamos falar sobre cada um dos singles escolhidos para liderarem ”ARTPOP” em sua divulgação. Não percam!!!

Relembre a Parte 1 do nosso especial:

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 01: O Início de uma nova Era


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Arte da capa por Lucas Marques.