CURIOSIDADES

Em algumas apresentações de ”ARTPOP”, Lady Gaga usou uma peruca de dreads, assim como um casaco felpudo, um top com uma gazing ball, uma hot pant e um par de conchas nos ombros.


”Fashion!” foi removida da setlist a partir do dia 26 de junho e desde então não foi mais apresentada durante a turnê.


Durante o show em Barcelona, Lady Gaga se jogou no público em um momento da apresentação de ”MANiCURE”.


Outra canção removida da setlist, também a partir do dia 26 de junho, foi ”Cake Like Lady Gaga”. Desde então, a banda realizava a parte final instrumental que era encerrada sem nenhuma continuação.


Em alguns países, durante o bloco de ”Just Dance”, nossa Mother Monster usou alguns figurinos diferentes, como uma versão vermelha do figurni branco clássico do bloco, e um maior nas cores rosa e azul.


”PARTYNAUSEOUS” passou por algumas modificações durante a turnê. A primeira foi realizada durante as primeiras 3 semanas de apresentações.

A segunda versão teve uma modificação na introdução "ultra-techno, onde a parte "Hands Up!" é repetida por algumas vezes.

Já a terceira foi uma versão super modificada da música, que começou durante o show em Boston. O "Hands Up!" também é repetido por algumas vezes e o pré-refrão é repetido duas vezes, cortando uma parte do mesmo e o final desaparece em vez da buzina. A partir do show em Toronto, a música contou com a participação da banda, dando um toque rock n’ roll.


Além das modificações na música, Gaga alternou entre três tipos de figurino para essa parte do show. O Vestido de Tentáculos ganhou uma versão azul com bolinhas creme, rosa com bolinhas pretas e uma totalmente preta.


O Paws Up Throne passou por algumas mudanças. O objeto era transparente apenas com as unhas pintadas de rosa. A partir do dia 28 de junho, além de ser suspensa por um elevador, passou a ser prateado, mantendo as cores das unhas.


”Dope” foi adicionada a setlist no dia 30 de julho de 2014. Antes disso, Gaga se dirigia ao piano e apresentava ”Born This Way”. Já ”Yoü and I” foi adicionada no dia 13 de setembro.


Durante o show realizado no Madison Square Garden em 13 de maio, o rapper T.I. se juntou a Gaga para uma apresentação surpresa na música ”Jewels N Drugs”¨ cantando seu trecho durante a interlude (nesse dia a mesma foi exibida antes de ”Born This Way” para que ela se apresentasse com o rapper).


”Judas” e ”Aura” foram adicionadas a setlist partir do dia 09 de julho.


”Mary Jane Holland” ficou de fora da turnê desde o dia 07 de julho até o dia 27 de setembro.


Durante o último show da turnê de divulgação do álbum, a ”artRAVE: The ARTPOP Ball”, Gaga realizou um mashup acústico emocionante entre as canções ”Dope” e ”I Wanna Be With You”.


Em algumas cidades, Lady Gaga cantou trechos de algumas de suas canções que ficaram de fora da setlist assim como alguns covers que foram realizados.

No dia 20 de maio, em Minnesota, a cantora cantou um trechinho acapella de ”The Queen”.

No dia 25 do mesmo mês, após ler uma carta sobre a história de um Little Monster que faleceu em decorrência de um câncer, Gaga cantou um trecho da música ”Hair”, que era a favorita dele. Depois de um trechinho acapella a banda começa a acompanhar a cantora.


Já no dia 9 de outubro em Berlin, nossa Mother Monster homenageou outro Monster que veio a falecer. A canção favorita dele era ”Marry The Night”.


A música também foi apresentada anteriormente, no dia 2 de junho, em São Diego, na Califórnia.


Em Glasgow, no dia 16 de novembro Gaga cantou as canções "Dance in The Dark" e "Marry The Night" em versões curtas acapella acompanhadas por um piano.


No dia 24 de agosto, Gaga apresentou um trecho de ”Brooklyn Nights” pela primeira vez, a pedido de um fã na plateia. O trecho foi iniciado acapella e logo depois acompanhado pela banda.


Ainda sobre ”Brooklyn Nights”, a canção foi cogitada e ensaiada para fazer parte da setlist do show, assim como as inéditas ”Ratchet” e ”PARTYNAUSEOUS”. Além dos ensaios, a música recebeu um backdrop exclusivo e que acabou sendo arquivado e posteriormente vazado em novembro de 2020.


Nos dias 2 de novembro em Viena e 8 de novembro em Barcelona, Lady Gaga realizou um cover da canção ”What’s Up?” da banda 4 Non Blondes. A apresentação em Viena teve sua gravação profissional disponibilizada no canal oficial de Gaga no YouTube no dia seguinte ao show.


No dia 07 de outubro a cantora apresentou para os fãs de Cologne, na Alemanha, um cover da canção "Bell Bottom Blues" do cantor Eric Clapton.


Nos últimos 3 shows da turnê, duas backing vocals se juntaram a Lady Gaga e sua banda. Porém, em nenhum dos vídeos e gravações é possível ouvi-las claramente.


CHEEK TO CHEEK

Durante a ”artRAVE: The ARTPOP Ball”, o álbum colaborativo de Lady Gaga e Tony Bennett, ”Cheek to Cheek”, foi lançado oficialmente no dia 23 de setembro de 2014.

Após algumas apresentações de divulgação do disco entre algumas pausas dos shows, Lady Gaga incluiu uma das canções do disco, ”Bang Bang (My Baby Shot Me Down)”, logo após ”Alejandro”, com uma peruca nova e uma jaqueta de couro vermelha. A música passou a fazer parte da turnê a partir do dia 7 de outubro.


GAGAVISION e Farewell to artRAVE

Durante a ”artRAVE: The ARTPOP Ball”, Lady Gaga voltou a postar alguns vídeos de sua webserie, o GAVAISION, que havia parado suas atividades durante o episódio de nº 45.

Com a turnê na ativa, foi lançado o EP ”GAGAVISION No. 46: 'The Lady is A Gaga’” no dia 05 de outubro de 2014, com imagens de bastidores do show realizado em Hamburgo, e utilizando a música ”Cheek to Cheek” com Tony Bennett.


Outra produção que foi feita com imagens da turnê foi o vídeo ”Farewell to artRAVE”. A produção, que foi realizada na intenção de ser um videoclipe para a música ”Gypsy”, foi feita por Alex Dolan, namorado de Natali Germanotta, e que trabalhou para Gaga durante a turnê. O vídeo nunca foi lançado oficialmente, sendo publicado apenas no canal de Alex.


O retorno aos palcos pelo mundo trouxe uma Lady Gaga com fogo no olhar. E esse momento estava sendo aguardado com grande euforia pelos Little Monsters de diversos países. A ”artRAVE: The ARTPOP Ball” consegui trazer em seus 79 shows umas das fortes essências do álbum ”ARTPOP”: a necessidade de celebrar e festejar as músicas dançantes e todo o seu espírito pop.

O que era uma festa particular e única, tornou-se uma série de histórias em diversos países e que ajudou ainda mais a construir o legado dos 10 anos do álbum.


Estamos chegando nas últimas partes do nosso especial. Para a 9ª parte traremos detalhes da construção e criações da TechHaus e do aplicativo de ”ARTPOP”. Não percam!

Relembre as partes anteriores do nosso especial:

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 01: O Início de uma nova Era

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 02: Criação, Produção e Lançamento

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 03: Singles e Videoclipes

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 04: Músicas

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 05: Músicas

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 06: Act II e Unreleaseds

ESPECIAL #10AnosdeARTPOP:
- Parte 07: Divulgação



Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

Tradução por Bruno, DavidLuis198, Deborah Sant' Anna, Klara Gomes e Laíza Coelho.

Arte da capa por Lucas Marques.