Finalmente chegamos a nossa última edição do especial. Em algumas horas teremos a primeira apresentação da "Chromatica Ball" em Düsseldorf , na Alemanha. A apresentação tem a estreia prevista para amanhã (17) as 14h30 pelo horário de Brasília. A ansiedade para ver todos os visuais, palco e canções está a mil e nós realizaremos a cobertura completa do show especialmente para vocês.

Enquanto aguardamos, vamos relembrar um grande palco apresentado por Gaga durante a sua 5ª turnê, a "Joanne World Tour".


Joanne World Tour

”Joanne World Tour” foi a quinta turnê mundial de Lady Gaga, para a divulgação de seu álbum ”Joanne” lançado em 2016, e a sua 3ª turnê mais lucrativa, contabilizando um total de US$94,9 milhões de dólares, e mais de 20 shows sold outs.

Com 49 shows realizados, passando pela Europa e América do Norte, a turnê infelizmente veio a ser cancelada antes de seu término assim como a ”Born This Way Ball” devido as dores crônicas sentidas por Gaga no período de apresentações. Foram 11 datas canceladas, dentre elas a vinda da nossa Mother Monster ao Rock in Rio 2017.


O Palco:

Um dos momentos mais esperados da época era como Lady Gaga poderia surpreender depois de aparecer com um castelo como palco e diversas passarelas de acrílico interligadas no meio do público. Mas a estética deslumbrante da ”Joanne World Tour” conseguiu se superar e apresentar algo incrível e emocionante, de causar arrepios como muitos descreveram.

Neste novo desafio da TAIT a produção completa consistia em um palco principal totalmente dinâmico composto por três plataformas de pontes inclináveis que funcionavam também como telas de projeção, duas pequenas plataformas circulares e levadiças (os "Satellites Stages") que ficavam no meio da plateia e um terceiro palco chamado de "Palco B", menor e oposto ao principal. Havia também um telão gigante que descia em frente ao palco principal durante a introdução e interludes.

No palco as plataformas serviam como escadas e rampas sendo que uma delas, localizada na parte de trás, se dividia em três partes, tendo as extremidades em movimentos diagonais e a do meio como um elevador para cima e para baixo. Todas seguiam os mesmos dinamismos: plana, elevada, cruzada, diagonal e escadaria.

Além das plataformas, foram projetados três painéis de iluminação infláveis que ficavam suspensos acima da plateia e sustentavam 3 passarelas que se transformavam em telões de projeção, semelhantes a outdoors. Cada uma dessas 3 passarelas ligavam o palco principal aos "Satellites Stages" e ao “Palco B” onde ficava o piano no qual Gaga se apresentava no bloco de canções acústicas.

O piano também foi criado pela empresa, tendo a forma de um “coração abstrato” e feito com uma espécie de acrílico. Para combinar com a estética do “Palco B”, 44 lasers foram construídos pela Image Engineering e colocados dentro do instrumento, criando um arco-íris vibrante pela arena a cada tecla que era tocada.

Em apresentações a céu aberto, as plataformas suspensas foram substituídas por uma passarela em formato de “T” que ligava o palco principal ao “Palco B”.


Confira como era realizada a montagem do palco antes do show:

Em um vídeo publicado pela TAIT, o designer Matt Lotito falou um pouco sobre o processo de criação das estruturas do palco. Assista:


Bônus

Enigma

"Enigma" foi um show pop criado por Lady Gaga para compor a "Lady Gaga: The Las Vegas Residency", com uma leva de apresentações realizadas no Park Theater, Park MGM em Las Vegas. Iniciada em 28 de dezembro de 2018, a residência era composta também por um outro formato, a "Jazz & Piano" que incluía canções do Great American Songbook e versões acústicas de canções da Mother Monster.


O Palco:

O show possuía uma produção totalmente teatral, seguindo uma narrativa semelhante a de um jogo de videogame, se transformando em um mundo robótico da imaginação hiperativa de Gaga. A história se passa no Planeta Enigma, onde Gaga interagia com uma inteligência viva do planeta e levava o público a um passeio pela sua carreira.

Para criar a experiência, a TAIT desenvolveu diversos elementos do conjunto, incluindo uma plataforma, um fundo excêntrico de andaimes, e 35 guindastes de navegação ativos. A empresa também forneceu soluções de automação através do TAIT Navigator.

Foi construída também uma área adjacente ao palco que se estendia para além do palco principal conectando-se a uma passarela com um segundo palco equipado com um piano.

Uma estrutura semelhante a um olho, chamada de Halo ficava pendurada durante algumas partes do show frente ao telão principal, recebendo projeções e iluminações diversas.

Sobre o palco principal, um segundo andar fornecia um espaço multinível para Gaga e seus dançarinos se apresentarem. Em nome de uma estética futurista, o palco de dois andares ficava cercado de painéis multidimensionais usados para projeção de vídeo ou exibição de efeitos luminosos. Nos dois lados do palco de dois andares, partes móveis se movimentam manualmente para revelar escadas e andaimes que os dançarinos usavam como paredes de escalada para chegar ao topo do palco de dois andares. As paredes também serviam para revelar entradas de elementos como o robô utilizado durante a canção "Scheiße".

Além dos elementos do palco, uma parede de andaimes sob medida servia como um backdrop do palco cênico e caótico. Essa parede de andaimes foi feita com 17 colunas de tubulação de alumínio e pende de três seções de treliças no aparelhamento elevado.

Confira o vídeo de criação dos visuais e montagem no palco:


O animador e artista conceitual Kylar Loya foi um dos responsáveis pela criação de conceitos para o show. Kylar forneceu maquetes e projetos de produção final para o espaço e adereços da residência porém algumas das ideias foram descartadas.

Em maio de 2020 o artista divulgou em seu site oficial alguns dos conceitos desenhados para o show.


Assista a apresentação da "Joanne World Tour":

Veja também as versões dos shows da "Enigma":


Qual é o seu momento favorito de toda a "Joanne World Tour"? E da "Enigma"? Conta pra gente nos comentários.

Relembre as partes anteriores do nosso especial:

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
The Fame Ball Tour

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
The Monster Ball Tour

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
The Born This Way Ball Tour

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
artRAVE: The ARTPOP Ball Tour


Desde 2009 Lady Gaga entregou uma grande produção em cada turnê, além de histórias cativantes, momentos memoráveis com os fãs e emoções que ficaram marcadas para sempre.

E com a "Chromatica Ball" não será diferente. Após dois anos de lançamento do álbum "Chromatica" iremos ver mais uma história ganhar vida.


Agora contem pra gente: qual é a coisa que vocês estão mais ansiosos para ver na turnê?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

- Imagem / Divulgação: TAIT Towers

- Artes da capa por Warhol Killer