Você está assistindo ao vivo a participação de Lady Gaga no MuchMusic Video Awards em 2009, quando de repente a cantora se vira e começa a soltar faíscas de um “sutiã de metal”. Vai dizer que você não amou ver aquilo?

Lady Gaga, em sua mais pura essência, nos deu muitos momentos marcantes em apresentações, photoshoots e shows pelo mundo todo. E a criação que trazemos hoje já esteve presente em muitos desses momentos, que a gente carrega na memória com aquela nostalgia que só Little Monster tem.


CRIAÇÃO: SUTIÃ DE FAÍSCAS
(PYRO-BRA)

No auge de 2009, Lady Gaga conseguiu atrair os olhares do mundo por sua excentricidade e atitudes inigualáveis. Com raios pintados no rosto, laços feitos de cabelo, e roupas feitas de sapos de pelúcia e rendas transparentes, suas ideias sempre surgiram em momentos onde ela nunca esperava. Para a criação do "Sutiã de Faíscas", a ideia surgiu enquanto a cantora estava de férias no Havaí. Ela falou rapidamente sobre isso em uma entrevista à revista V Magazine em 2009:

”Liguei para ele do Havaí [junho de 2009] e pensei, 'Matty [Matthew Williams (Dada)], precisamos fazer meus peitos explodirem!'”.

E foi basicamente isso que aconteceu. De início Matthew Williams, mais conhecido como Dada e ex-namorado da cantora, viu a ideia como algo impossível, pois não conseguiu pensar em uma forma segura de executá-la. Com a apresentação de Gaga no MuchMusic Awards 2009 próxima de sua data, o ex-diretor da "Haus Of Gaga” começou a esboçar ideias de como fazer aquilo acontecer. Em contato com o estúdio de criação e efeitos Tom Talmon Studio, Dada repassou suas ideias e juntos criaram a estrutura da peça.

Dada explicou sobre a criação para a V Magazine:

”Na verdade, são apenas faíscas - as velhas faíscas no truque dos peitos.”

Em uma estrutura de metal com alças de base nos ombros, a peça possui duas formas semelhantes a cones posicionadas sob os seios, com uma caixa pequena na parte de trás. O efeito é criado usando miniaturas de robôs de alta velocidade equipados com rebolos de carboneto. Quando as barras de ferrocério são empurradas para dentro das rodas as faíscas são produzidas.


A PRIMEIRA APARIÇÃO

A estreia da peça ocorreu na primeira apresentação de Lady Gaga no MuchMusic Video Awards em 2009.

Ao final da apresentação da canção ”Poker Face”, segunda música apresentada na premiação, a cantora foi rodeada por seus dançarinos que, alguns segundos depois, se afastaram revelando uma das cenas mais memoráveis da noite.

Gaga estava usando um figurino bastante ousado, um body em um estilo punk (também estilizado pela "Haus Of Gaga”) e uma calcinha bastante cavada. Através de um controle remoto usado pela cantora, faíscas eram disparadas de seus seios em uma pose final.

Assista a apresentação (a cena com o "Sutiã de Faíscas" pode ser vista aos 5min42seg):


APRESENTAÇÕES

Após a premiação, ainda em junho de 2009 Gaga voltou a utilizar a peça na ”The Fame Ball Tour” no Glastonbury Festival. No início da canção ”Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)”, Dada entra no palco para colocar o acessório na cantora.


Já em 2010, durante a segunda etapa de sua segunda turnê mundial, a ”The Monster Ball Tour”, nossa Mother Monster adicionou o "Sutiã de Faíscas" como um dos figurinos do show. A peça era utilizada durante a canção ”Paparazzi” em um ato no qual Gaga lutava contra o ”The Fame Monster”. Após descer para a parte inferior do palco, como se tivesse sido capturada pelo monstro, a cantora retornava por um elevador do chão, utilizando um body verde brilhante e o sutiã. Além disso, uma nova peça foi criada e adicionada junto ao figurino. A Pyro-Underwear, uma espécie de calcinha que também soltava faíscas, fazendo par com a peça superior.

O momento também foi o escolhido para ilustrar a capa do "Lady Gaga Presents the Monster Ball Tour: At Madison Square Garden", especial gravado para a HBO e o primeiro DVD da carreira da cantora. A foto foi realizada no dia 26 de fevereiro de 2010, em Londres, pelo fotografo Josh Olins.


A cantora também realizou dois photoshoots utilizando a peça. O primeiro foi realizado em 25 de junho de 2009, pela fotógrafa Kasia Bobula, para as gravações do mini-filme da Dazed Digital, o ”Dazed Digital presents Lady Gaga”. As fotos e filmagens ocorreram durante os ensaios para o show no Glastonbury Festival.


Já o segundo ensaio foi realizado pelo fotógrafo suíço Marco Grob para o "Top 100 Most Influential People" (Top 100 Pessoas Mais Influentes) da revista TIME em 2010. Nele a cantora utilizou as duas peças: tanto a calcinha quanto o sutiã.


A peça também foi utilizada em uma das cenas finais e mais icônicas do videoclipe de ”Bad Romance”, em 2009. Gaga aparece deitada na cama ao lado de um cadáver carbonizado. Enquanto a câmera se afasta, o "Sutiã de Faíscas" é acionando.


CURIOSIDADES

Após o fim das apresentações da ”The Monster Ball”, Gaga não utilizou mais a peça.

- Uma curiosidade inusitada sobre o MuchMusic Video Awards 2009, segundo o livro especial Book of Gaga incluso no “Super Deluxe Fame Monster Pack”, é que as roupas de Gaga foram roubadas durante a premiação. Por sorte, o "Sutiã de Faíscas" não foi levado.

Foto presente no livro ”Book of Gaga”

"Quem tiver roubado o meu figurino para o MuchMusic, a Haus te amaldiçoa com um futuro de imitações de moda. Eu amo e sinto a falta dos meus fãs. Os vejo em breve em Paris. 10:32, 7 de Julho."


- A peça foi comparada pelos críticos de moda com o famoso "Sutiã de Cones" usados pela cantora Madonna em 1990. Desenhado pelo estilista Jean-Paul Gaultier para a turnê ”Blond Ambition“, se tornou um dos maiores atos fashions do mundo. Segundo Gaga o "Sutiã de Faíscas” representa como o corpo feminino pode ser usado como uma arma.


- Para a participação na 23ª temporada da série Os Simpsons, no episódio 22 denominado "Lisa Goes Gaga", Lady Gaga aparece duas vezes utilizando o "Sutiã de Faíscas", uma delas soltando pequenas labaredas.


Curtiram mais uma edição do Criações Haus Of Gaga? Então se liguem! Na próxima edição traremos mais um novo item da Era The Fame.

Quer ver a sua criação favorita aqui? Escreva sua sugestão nos comentários!

Relembre as edições anteriores:

Criações Haus Of Gaga - Edição #1:
O Disco Stick

Criações Haus Of Gaga - Edição #2:
iPod LCD Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #3:
Disco Bra

Criações Haus Of Gaga - Edição #4:
Crystal Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #5:
Máscara e Vestido Espelhados

Criações Haus Of Gaga - Edição #6:
Vestido de Origami

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Aloisio Kreischer e Laíza Coelho.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.