O início da carreira de Lady Gaga ficou marcado por apresentar diversas peças de seu guarda-roupas, que variavam entre looks criativos, excêntricos e exóticos.

E a maior parte desses looks foram produzidos ou inspirados por grandes nomes da moda. Hoje falaremos sobre uma peça que desperta grande nostalgia entre os Little Monsters. Preparados?


CRIAÇÃO: VESTIDO DE ORIGAMI
(ORIGAMI DRESS)

Em 2007, o famoso estilista Thierry Mugler apresentou a coleção primavera/verão 2008 denominada ”Ready-To-WearCollection” (em português, Coleção de Moda Casual), que foi revisitada pela marca trazendo diversas peças apresentadas da mesma coleção em 1991.

Dentre elas, em seus variados formatos, passando de detalhes abstratos a formas geométricas, uma das peças acabou chamando atenção da "Haus Of Gaga” para servir de inspiração para uma nova criação.

O vestido foi então confeccionado pela equipe criativa de Gaga, em 2008, sendo ajustável e divido em duas partes: um corpete com apenas o lado direito do ombro descendo em um "tomara que caia" para o lado esquerdo e uma saia curta destacável. E em diversas partes da roupa, peças destacáveis feitas de PVC, completavam o look, além de uma tiara contendo os objetos, e um par de luvas.

Esses mesmos objetos de PVC, conhecidos como cristais origamis, já haviam sido criados anteriormente pela equipe criativa compondo um dos looks usados pela cantora no videoclipe de ”Poker Face”, o "Black Crystal Catsuit".


A PRIMEIRA APARIÇÃO

A primeira aparição do vestido ocorreu em uma entrevista para a E! News, em outubro de 2008, na qual, enquanto nossa Mother Monster se arrumava, foi possível ver a saia de uma das versões utilizadas em um manequim.

Assista:

Logo depois, no mesmo mês, Gaga estreou como ato de abertura para a boy band americana New Kids on the Block, na turnê de retorno do grupo após 14 anos longe dos holofotes, a "New Kids on the Block: Live”.

A versão utilizada nos shows iniciais era composta por um conjunto de couro da cor branca.


APRESENTAÇÕES

Depois de estrear o vestido nos atos de abertura, outras variações da peça começaram a ser utilizadas, sendo elas em dois novos modelos: um deles com o vestido de couro na cor preta, com os origamis em amarelo e dourado e algumas lantejoulas, e o segundo em uma "versão clean", em vinil preto com os origamis feito de plástico transparentes.

Grandes partes destes figurinos foram utilizados nas apresentações em clubes noturnos para divulgação do álbum ”The Fame, atos de abertura para o grupo The Pussycat Dolls, na ”Doll Domination World Tour”, e alguns photoshoots, programas de TV e entrevistas.

Apresentações:


Photoshoots:

Em novembro de 2008, Lady Gaga realizou um photoshoot com o fotografo Lindsay Lozon, usando a versão preta e amarela do vestido.

No mês seguinte a cantora se apresentou no Z100 Jingle Ball, e realizou, antes da apresentação, um ensaio de Natal com o fotografo Andrew Coppa. Para as fotos, ela usou a versão branca do vestido com alguns acessórios natalinos.


Outros:


Após o fim da divulgação do álbum ”The Fame” e o início da ”Monster Ball Tour”, para divulgação de seu segundo álbum, ”The Fame Monster”, Gaga apresentou na segunda etapa da turnê mais uma variação do ”Vestido de Origami”, fazendo referência à sua carreira durante a performance na canção ”Paparazzi”, na qual ela lutava contra o ”The Fame Monster” (Monstro da Fama).

Diferente das primeiras versões, este modelo se assemelha mais a versão original, de Thierry Mugler, com a saia totalmente composta pelos cristais origamis em uma tonalidade verde e brilhante.

O vestido era totalmente destacável, revelando um body (também verde), sem nenhum dos objetos acoplados.


CURIOSIDADES

Após o fim das apresentações da ”The Monster Ball”, Gaga não utilizou mais nenhum dos vestidos.

Para a "Born This Way Ball Tour", Gaga utilizou um vestido que também recebeu o nome de "Vestido de Origami". A peça, produzida pelo estilista Christian Dada, era usada durante a apresentação das músicas "Fashion Of His Love" e "Just Dance".


Em 2012, durante uma conferência na Tokyo SkyTree Tower, a cantora utilizou um vestido feito pelo estilista japonês Daisuke Yoshikawa, coberto por espelhos com uma estrutura semelhante a dos ”Vestidos de Origami”.

Muitos afirmaram ser uma referência clara ao vestido, enquanto outros reviveram o famoso ”Vestido Espelhado” usado na ”The Fame Ball Tour”. Será que nossa Mother Monster pensou nisso ao usá-lo?


Fiquem ligados, pois na próxima edição traremos um novo item da Era The Fame. Quer ver a sua criação favorita aqui? Escreva sua sugestão nos comentários!

Relembre as edições anteriores:

Criações Haus Of Gaga - Edição #1: O Disco Stick

Criações Haus Of Gaga - Edição #2: iPod LCD Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #3: Disco Bra

Criações Haus Of Gaga - Edição #4: Crystal Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #5:
Máscara e Vestido Espelhados

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.