Lady Gaga sempre soube arrancar reações de surpresa por onde quer que ela fosse. E claro, isso não mudou nada nesses últimos 12 anos de carreira.

Variando entre o extravagante e o elegante, nossa Mother Monster e a Haus Of Gaga sempre entregaram criações que iam muito além do imaginável. Na edição do "Criações Haus Of Gaga" de hoje, vamos rever uma peça que vai fazer os corações nostálgicos dos Little Monsters borbulharem de tanta saudade.


CRIAÇÃO: VESTIDO DE BOLHAS
(BUBBLE DRESS)

Em 2008, a Haus Of Gaga se ligou inteiramente no mundo da moda para trazer grandes referências para a inserção e divulgação de Gaga no meio artístico. A cantora sempre deixou claro a sua admiração por diversos nomes da moda e um deles foi o escolhido para transmitir a sua essência em uma criação para a cantora.

O estilista Hussein Chalayan estreava sua coleção primavera/verão 2007 e, em dado momento de seu desfile, exibiu uma peça feita com bolhas de plástico. O vestido simulava pequena bolhas de sabão, com uma estrutura interna de fitas prateadas distribuídas em partes do corpo.

O vestido pode ser visto no vídeo a partir de 2mins e 11 segs:


Os olhos atentos da equipe criativa de Lady Gaga trouxeram então o conceito para a cantora em 2009, que acatou a ideia para uma reprodução do vestido, além da aquisição da peça original. Junto com a empresa de figurinos Muto-Little Costumes, eles projetaram uma estrutura formada por esferas de plástico de diversos tamanhos com aberturas e alças para prendê-las em um body com o tom da pele da cantora.


A PRIMEIRA APARIÇÃO

A estreia da peça aconteceu em março de 2009, durante a estreia da ”The Fame Ball Tour.”

O vestido era usado durante a parte acústica do show, na qual Gaga apresentava a versão em piano da música ”Poker Face”. A cantora entrava no palco durante a interlude musical que antecedia o ato soprando bolhas de sabão.


APRESENTAÇÕES

Ao longo dos shows, algumas variações do vestido foram apresentadas com uma redução das bolhas para melhorar a mobilidade de Gaga durante as apresentações.

Na mesma época, foi criado um piano especial para fazer par com o figurino. O “Bubble Piano” (Piano de Bolhas) foi adicionado a turnê pouco tempo depois de sua estreia, no mesmo dia em que a cantora apresentou a canção não lançada oficialmente ”Future Love” pela primeira vez.

Além dos shows, Gaga chegou a utilizar o instrumento em alguns programas de TV. O piano foi customizado e inspirado pelo vestido com ideias da Haus Of Gaga. Em uma estrutura transparente, diversas bolas de acrílico, brancas e prateadas podiam ser vistas, além de uma luz roxa que era emitida de dentro do instrumento. Um banquinho, mantendo o mesmo design fazia par com o piano.

Durante a etapa de shows da ”The Fame Ball”, na Europa, o vestido foi removido dos figurinos, dando lugar a uma jaqueta transparente com algumas “bolhas” presas em partes dela. Gaga utilizava também um top e uma hot pant com tons de sua pele. Mais tarde, a jaqueta também foi removida.

Em uma participação no programa musical The Chapel a cantora levou parte de seu show apresentando a canção ”Paparazzi”, em uma versão acústica, utilizando tanto o vestido quanto o piano.


Já a primeira participação de Lady Gaga no programa de humor americano Saturday Night Live, em outubro de 2009, contou com a sua aparição dutilizando o vestido. Em uma pequena sketch protagonizada por ela e o ator Andy Samberg, os dois se encontram por acaso e notam que estão utilizando a mesma peça.

Gaga: Fofo.
Andy: Ei Fred, aquela fruta veio?
Fred: Sim, vou buscá-la.
Andy: Ah, não.

Gaga: De jeito nenhum.
Andy: Isso é estranho.
Gaga: Eu não posso acreditar! Gastei $ 20.000 neste vestido.
Andy: Sim! E eu fiz isso com lixo.

Ambos: MODA! (Risos)
Andy: Bem, acho que vou me trocar.
Gaga: Não, espere. Andy, acho que fica ótimo em você.
Andy: Sério?
Gaga: Sério.
Andy: Acho que grandes mentes pensam da mesma forma.

Gaga: Beije-me, Andy.

Andy: Não podemos fazer isso.
Gaga: Por quê? Você é casado?
Andy: Não. Quer dizer, não posso fazer isso. Eu fisicamente não consigo te alcançar.
Gaga: Prove.

Andy: Droga, Gaga! Apenas case comigo.
Gaga: Tudo bem. Com uma condição ...
Andy: Qualquer coisa.
Gaga: Eu quero o divórcio.
Andy: Sua filha da mãe cautelosa!

Kristen Wiig: Acho que preciso encontrar outra coisa para vestir na festa.
Lorne Michaels: Sim ... eu também.


Photoshoot:

Ainda em 2009, a cantora realizou um ensaio fotográfico no mês de maio pelas lentes do fotografo estadunidense David LaChapelle. O figurino usado foi uma pequena variação do "Vestido de Bolhas", com bolhas de plástico cortadas pela metade presas a um corset transparente. A peça foi criada pelo designer Michael Schmidt, junto a Haus Of Gaga. O ensaio foi publicado na edição de junho de 2009 da revista Rolling Stone.


CURIOSIDADES

Após o fim das apresentações da ”The Fame Ball”, Gaga não utilizou mais nenhum dos dois itens.

Uma réplica do "Vestido de Bolhas” foi usado na série musical Glee pela personagem Tina (Jenna Ushkowitz), em um episódio todo dedicado a nossa Mother Monster e também em algumas apresentações ao vivo do cast.


Durante um dos episódios de "The Real Housewives of New York City", a socialite americana Dorinda Medley escolheu o "Vestido de Bolhas” para uma festa a fantasia. Em alguns trechos é possível ver a preparação da fantasia e alguns itens usados.


Em 02 de setembro de 2013, após deixar o local de sua apresentação no iTunes Festival, Lady Gaga surgiu usando um vestido altamente mecânico chamado de ”Anemone” que soltava bolhas de sabão de verdade. A criação também faz parte de uma parceria da Haus Of Gaga, com a companhia de design Studio XO e faz total referência ao vestido de bolhas usado em 2009 pela cantora. Em breve falaremos mais sobre esta criação.


E então, o que acharam dessa edição? Traremos mais um item da “Era The Fame” na edição de #9 com mais curiosidades e detalhes pra vocês.

Quer ver a sua criação favorita aqui? Escreva sua sugestão nos comentários!

Relembre as edições anteriores:

Criações Haus Of Gaga - Edição #1:
O Disco Stick

Criações Haus Of Gaga - Edição #2:
iPod LCD Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #3:
Disco Bra

Criações Haus Of Gaga - Edição #4:
Crystal Glasses

Criações Haus Of Gaga - Edição #5:
Máscara e Vestido Espelhados

Criações Haus Of Gaga - Edição #6:
Vestido de Origami

Criações Haus Of Gaga - Edição #7:
Sutiã de Faíscas

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.